Ir ao conteúdo

Como fazer dual boot entre o Linux Lite e o Win7? E eles compartilharem arquivos

Ir à solução Resolvido por Pepse,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Sim, tem.

Quando você instala o Linux Lite via dual-boot, as partições do Windows 7 podem ser acessadas pelo Linux sem problema nenhum, afinal, o Linux recebeu suporte completo do NTFS ano passado acho eu.

Só de exemplo, veja o meu Arch (o Kernel é o mesmo, então vai funcionar da mesma forma), eu tenho duas partições no Linux e duas partições no Windows, uma que é o meu NVMe que tem o Arch, e outra partição no meu HD de 750 GB que reparti em duas, uma de 500 GB e outra de 225 GB, além do meu BX500 de 120 GB que é onde fica o Windows.

image.thumb.png.5acd35b287351fa6199898f15d03878d.png

No meu caso eu uso o Windows 10, então, se eu não desativar o Fast boot do Windows 10, o sistema fica sempre ligado e eu nunca conseguirei acessar meus arquivos porque o Windows 10 trava por questões de segurança, mas o Windows 7 não tem isso, então você não vai precisar se preocupar.

Mas, tirando isso do Fast boot, tenho acesso sem problema nenhum dos meus arquivos de Windows, passo arquivos como vídeos e jogos do meu Windows pro meu Linux e vice-versa, não tenho problema em fazer isso.

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Pepse disse:

o Linux recebeu suporte completo do NTFS ano passado acho eu.

NTFS passou a ser plenamente suportado, em leitura e escrita, em 2007 com o NTFS-3G 1.0, que é o driver padrão até hoje. No entanto, o NTFS-3G é um código que roda no espaço de usuário, algo similar a um serviço, e que troca dados com o kernel através de uma interface chamada FUSE. Essa troca é a principal razão do baixo desempenho do NTFS-3G. É confiável, porém lento.

Foi adicionado ao kernel 5.15, do ano passado, um novo driver, este embutido no kernel, sem usar o FUSE. Tem desempenho muito melhor, porém não é estável e não é usado por padrão por nenhuma distribuição por isso. Depois que o código entrou, o desenvolvedor principal da Paragon Software sumiu e só foi aparecer de novo no ciclo de desenvolvimento da versão 5.19. Desde de então, o código está sendo lentamente azeitado, numa velocidade muito abaixo do que seria ideal. 😥 Pelo que tenho acompanhado, talvez só no kernel 6.1 esteja mais ou menos usável e, mesmo assim, as distribuições serão conservadoras e não configurarão o udisks para usá-lo antes de mais alguns lançamentos...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@justicebalatensa Boa noite, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Instalação em dual-boot não tem mistério, basta instalar um sistema depois do outro, em partições diferentes. Instaladores de Linux já fornecem essa opção de forma bem simplificada durante a instalação, caso instale o Linux depois do Windows (e recomendo que faça isso, pois se instalar Windows depois, talvez o Linux fique inacessível e tenha que atualizar o GRUB para resolver).
Como foi dito, Linux reconhece não só partições NTFS como também reconhece partições FAT16, FAT32 e EXFAT. Então além do Linux poder acessar as pastas do Windows normalmente, ainda será possível de ler os mesmos pen-drives, cartões, CDs e demais mídias lidas pelo Windows. Mas tenha em mente que o Windows não lê as partições próprias do Linux.
Se quiser manter a organização, podes criar uma partição independente para as tuas "bibliotecas", acessada tanto pelo Windows quanto pelo Linux. Recomendo que use EXFAT nesse caso pois tem desempenho melhor que NTFS.

Em 23/10/2022 às 19:20, Pepse disse:

mas o Windows 7 não tem isso, então você não vai precisar se preocupar.

Pode ocorrer se usar o modo de hibernação ao invés de desligar.
A inicialização rápida dos Windows a partir do 8 é nada mais nada menos que um modo hibernação, mas que não deixa nenhum programa aberto.

Postado
3 horas atrás, Ferox Graxaim disse:

@justicebalatensa Boa noite, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Instalação em dual-boot não tem mistério, basta instalar um sistema depois do outro, em partições diferentes. Instaladores de Linux já fornecem essa opção de forma bem simplificada durante a instalação, caso instale o Linux depois do Windows (e recomendo que faça isso, pois se instalar Windows depois, talvez o Linux fique inacessível e tenha que atualizar o GRUB para resolver).
Como foi dito, Linux reconhece não só partições NTFS como também reconhece partições FAT16, FAT32 e EXFAT. Então além do Linux poder acessar as pastas do Windows normalmente, ainda será possível de ler os mesmos pen-drives, cartões, CDs e demais mídias lidas pelo Windows. Mas tenha em mente que o Windows não lê as partições próprias do Linux.
Se quiser manter a organização, podes criar uma partição independente para as tuas "bibliotecas", acessada tanto pelo Windows quanto pelo Linux. Recomendo que use EXFAT nesse caso pois tem desempenho melhor que NTFS.

Pode ocorrer se usar o modo de hibernação ao invés de desligar.
A inicialização rápida dos Windows a partir do 8 é nada mais nada menos que um modo hibernação, mas que não deixa nenhum programa aberto.

Se ta doido, o cérebro só falta fritar, negócio complicadokkkkk, você poderia me responder se o Ubuntu 15.04 funciona certinho com win 7 basic? eu queria usar a versão 22, mas a miserável da amd parou as atualizações na versão 15

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...