Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Barbeador: qual a utilidade de um diodo no carregamento de uma bateria de NiMH?


Browds

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Produto: barbeador QG3340/16 (4.3V / 0.5W) (https://pt.ifixit.com/Guide/Philips+Norelco+MultiGroom+3100+Battery++Replacement/97262)

Fonte: 4.3V / 70mA

 

A bateria do barbeador viciou, então substitui por uma de maior capacidade (mAh). A composição dela é NiMH. Porém não resolveu meu problema, pior, piorou.

 

Após a substituição, demorava para carregar, e havia um grande delay (coisa de minutos, ou horas) na lâmpada piloto da fonte, mas dava para usar.

 

Com o passar do tempo piorou, e hoje nem a lâmpada piloto acende e, por mais que eu deixe 2 dias carregando, a bateria não ultrapassa de 1 minuto.

 

Não sei o que fiz de errado. Não tenho experiência com solda, e lembro que tinha um diodo junto a bateria. Na substituição da bateria tentei montar sem o diodo, mas não ligava o motor então resolvi montar com ele e funcionou.

 

O que há de errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde@Browds . No outro tópico você  tinha mencionado que era uma bateria NiMh inclusive idêntica à do meu barbeador. Mas a bateria das fotos desse link parece ser uma de lítio modelo modelo 14500. Mas considerando que a "parte preta" do diodo tem em média 5 mm bate com a medida das  AA tambem, 500 mm kkk. São bem diferentes, a de lítio é especificada como 3,7 volts e a AA recarregável 1,2. Enfim a AA do meu barbeador tambem tem esse chanfro no positivo, vamos considerar ser uma AA NIMH que totalmente carregada vai ter entre 1,35 e 1,4 volts.

 

mm image.png.60fbf1b91cbc15bf705f3e30a40cdba0.png

O diodo ligado desse jeito normalmente tem a única função de evitar que o carregador seja ligado invertido. O traço indica o lado do catodo do diodo que para um leigo seria o negativo, repare que ele está ligado no positivo da pilha/bateria. Existe a possibilidade do carregador ser de corrente alternada com um resistor na saida e aí vem uma explicação meio técnica: a corrente alternada tem ciclos positivos e negativos, ligando o diodo desse jeito o ciclo negativo passa pelo diodo e o positivo carrega a bateria o que seria um desperdício de energia mas aí sim sem o diodo a bateria não seria carregada e poderia até estragar. 

Me adiantando ao @Renato88 não existe exatamente um cálculo para qual fonte usar.  Essa baterias recarregáveis tem uma tensão baixa mas uma capacidade de corrente alta, há uns 20 anos atrás eu liguei um multímetro na função amperes  numa delas (o que seria praticamente um curto circuito) e mediu 10 amperes. Fiz o mesmo com uma AA alcalina Duracell não recarregável e não chegou nem perto de 2 amperes.  Portanto esse motor deve consumir acredito entre 3 e 5 amperes, teria que medir pra ter certeza. 

Fazer uma fonte de, digamos 5 amperes e algo como 1,5 volts é meio chato, dificilmente se acha uma fonte pronta ou um transformador com menos de 5 volts. E com uma capacidade de 5 amperes não vai sair muito barato. Uma opção é  pegar uma fonte ATX genérica de computador que custa uns R$ 50 e às vezes conseguir uma de sucata que funcione e usar a saida de 3,3 volts que são os fios laranja e preto respectivamente positivo e negativo. Elas ligam juntando o fio verde com um dos pretos. Com um fio não muito grosso e comprido tipo 2 metros (tipo um fio desses polarizados preto e vermelho pra ligar alto falantes de carro) vai dar uma queda de tensão adequada pro motor. O certo é medir mas pela velocidade do motor já vai dar pra ter uma ideia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bateria li-ion, ni-mh e afins tem frescura pra carregar. Pra assunto sério geralmente é usado um controlador de carga bms

shopping?q=tbn:ANd9GcQUrwn0WGi31GVjOcMhp

Eu (eu hein!) carrego uma com 1 carregador xing ling + 1 led em série 😉

 

So seu caso, caro autor, seu carregador pode estar com defeito

3 horas atrás, Browds disse:

Fonte: 4.3V / 70mA

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Eu carrego o meu barbeador com a fonte de bancada, já tem um resistor de fio de uns 10 ohms pendurado nele kkk. As baterias de lítio realmente são perigosas sem BMS, se passarem de 4,2 volts começam a esquentar bastante, estragam  e eventualmente, como você bem sabe, podem  explodir jogando material em chamas pra todo lado . E tem a questão da tensão mínima também, baixando muito de 3 volts não pegam mais carga. Mas as de NIMH e NICD não são tão chatas, eu uso elas desde 94. Os carregadores mais simples pra elas limitam a corrente com resistores a uns 300mA e não tem nenhum limite de sobre tensão. Enquanto as baterias estão convertendo energia elétrica em energia química ficam frias. Quando atingem carga maxima começam a ficar mornas, lei da física, energia não armazenada vira calor, é um jeito de saber que estão carregadas sem medir. Elas também não são tão sensiveis à grandes descargas, se chegarem a zerar vão perder capacidade de carga mas não vão estragar de imediato.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!