Ir ao conteúdo

Não consigo fazer a BIOS encontrar o pendrive bootavel.

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! Pessoal, estou com um problema que não consigo encontrar a solução. Tenho em minhas mãos um Lenovo ThinkCentre M58P e não consigo fazer ele enxergar e bootar o pendrive com windows 10. 

Eu compreendo que há o lance do UEFI e Legacy, mas o problema é que eu não encontro a opção de trocar o modo de boot pra UEFI ou Legacy e também não consigo dar disable no secure boot. Simplesmente não encontro essas opções na BIOS da placa-mãe.

O que posso fazer para essa BIOS enxergar esse pendrive bootavel para que eu possa formatar esse computador?

• Membro VIP
Postado

@pedro.moura Ok, esse seu kit é muito antigo e não suporta UEFI. Baixe a ISO com o software da Microsoft. Abra o software Rufus, selecione a ISO e escolha a configuração BIOS/MBR por lá. Na BIOS da sua placa-mãe, vá em hard disk drives e escolha o pendrive como primeira opção. A partir daí, ele deve aparecer no menu de boot, no lugar do HD.

Postado

@pedro.moura Se você criou o pendrive nesse mesmo computador, com Windows 7 por exemplo, já está no formato BIOS correto.

Quais são as opções de boot no BIOS? Pode mandar uma foto?

Postado

@Math.Pi Fiz o que você falou e ainda sim não aparece na BIOS...

16 minutos atrás, Catelan disse:

@pedro.moura Se você criou o pendrive nesse mesmo computador, com Windows 7 por exemplo, já está no formato BIOS correto.

Quais são as opções de boot no BIOS? Pode mandar uma foto?

Imagem do WhatsApp de 2022-11-18 à(s) 11.20.33.jpg

Imagem do WhatsApp de 2022-11-18 à(s) 11.20.34.jpg

Postado
1 hora atrás, pedro.moura disse:

o problema é que eu não encontro a opção de trocar o modo de boot pra UEFI ou Legacy e também não consigo dar disable no secure boot.

Via de regra, se não encontra as opções.. é porque a maquina só suporta legacy.

Eu usaria o Rufus para fazer o pendrive fornecendo a ISO do Windows e selecionando tudo que há de mais antigo nas opções... MBR, Legacy e etc.

Vale dizer que nos tempos desde notebook, boot por USB estava em sua "infância" e vários equipamentos são simplesmente incompatíveis com isso.

Postado
10 minutos atrás, W46n3r disse:

Vale dizer que nos tempos desde notebook, boot por USB estava em sua "infância" e vários equipamentos são simplesmente incompatíveis com isso.

Nada disso, é perfeitamente normal. O correto é USB-HDD.

Postado
7 minutos atrás, Catelan disse:

Nada disso, é perfeitamente normal. O correto é USB-HDD.

Neste note talvez... cansei de ver BIOS podre dos idos de 2007 que não bootavam por USB por nada. Em servidores a situação era ainda pior.

Postado
1 minuto atrás, pedro.moura disse:

E como faço pra colocar o bootável como Legacy?

48 minutos atrás, Catelan disse:

Se não, coloque-o computador e use o diskpart com o comando list disk. Se tiver um asterisco ao lado dele, precisa recriar segundo @Math.Pi

Postado
1 minuto atrás, W46n3r disse:

@pedro.moura Em sistema de arquivos ele aceita FAT? Vale tentar...

Não! Somente BIOS.

1 minuto atrás, Catelan disse:

Já???

Testeou outra porta USB?

Sim! Sem sucesso, de toda forma não reconhece o pen-drive.

Postado
1 minuto atrás, pedro.moura disse:

Não! Somente BIOS.

Sim! Sem sucesso, de toda forma não reconhece o pen-drive.

Ele quis dizer sobre NTFS, mas se a sua ISO for maior que 4 GB não cabe.

Se já testou todas as portas e configurações da BIOS, tá difícil, mas ainda pode tentar colocar o HD em outro computador para instalar depois voltar para esse.

Depois disso tem o detalhe que pouca gente comenta aqui, e a licença?

• Membro VIP
Postado
45 minutos atrás, pedro.moura disse:

E como faço pra colocar o bootável como Legacy?

Esquece isso. Computador antigo É LEGACY.

34 minutos atrás, pedro.moura disse:

@Catelan Eu fiz o que ele falou. Peguei a ISO do Windows e deixei em MBR - BIOS.

Mas não deu certo.

image.png.dd93ce6208644882ebac45bd880bc063.png

Tem um botão ali "opções de compatibilidade para BIOSs antigos". Tente marcar ele.

Postado

2 horas atrás, Math.Pi disse:

Esquece isso. Computador antigo É LEGACY.

Tem um botão ali "opções de compatibilidade para BIOSs antigos". Tente marcar ele.

Tentei agora! Também não deu certo, continua sem aparecer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!