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Amigos, estou criando uma fonte variável, de 0 a 24 volts para minha bancada. Não será para uso profissional, apenas para aprendizado. Montei o circuito básico, mas agora preciso dar uma melhorada. Quero colocar um mini voltímetro/amperímetro desses que a gente compra na internet, e também quero colocar um cooler, de 12 volts, desses de computador para refrigerar o circuito. 

 

O problema é que não sei como extrair 12 volts constantes, para alimentar o voltímetro e o cooler, já que a fonte é variável. Poderiam me dar uma dica?

esquema fonte.png

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Duas maneiras, dependendo de como é seu projeto. 

Se for idêntico ao dono do esquema, ali no center tap do trafo você tem 12V (é um pouco mais, o cooler aceita. O voltímetro não tenho certeza). 

Como já tem a ponte retificando o resto, ali já sai CC basta colocar um capacitor de 1000uF/25V pra filtrar. 

 

Se o seu trafo for diferente, sem o center tap com somente os 24V. Aí a solução é um regulador 7812, é um CI barato da mesma família do LM317. 

Puxe a alimentação pra ele ali, no capacitor de 2200uF.

 

Em ambos os casos, compartilhe o mesmo terra. 

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Eu montei uma fonte exatamente como essa em 1982 como trabalho da escola  técnica e tenho ela até hoje. Até coloquei na época um voltimetro analógico que custou mais caro que a fonte inteira kkk. Tinha transformador de 24 volts também, depois de retificado sobe pra uns 30V.

O Lm317 era marca "JRC" e aguentou mais de 30 anos curtos na saída  e sobre aquecimento, o dissipador era pequeno e ele ativou a proteção térmica e de sobre corrente centenas de vezes. Infelizmente, assim como no esquema que você postou, não tinha diodo de proteção contra corrente reversa e eu fui testar um capacitor de 15.000 uF por 63V e quando abaixei a tensão de saída ele queimou. Comprei 2 Lm317 numa cidade vizinha, falsificados, não abaixavam de 10 V. Comprei mais 2 em duas lojas distantes 150 km uma da outra, 4 no total marca "ST", mesmo  na internet só achei dessa marca. Até funciona bem, eu geralmente coloco a chave de tensão da fonte em 220 para limitar a tensão antes do CI pra 15 volts assim não esquenta tanto. Mas passando  a chave pra 110 o que, como mencionei sobe a entrada pros 30 volts, tanto o de uma loja como da outra no segundo ou terceiro curto rápido na saída queimaram. Eles fecham curto nos 3 terminais enviando os 30 V pro potenciometro que também vira "churrasco".  Acabei colocando um transistor NPN com encapsulamento TO3  (o certo é por um PNP ligado num resistor entre os diodos e a entrada do LM) que estava na minha sucata e um dissipador bem maior, e já aproveitei pra colocar pelo menos um voltímetro digital desses de 3 fios, eles aguentam até 30 volts no fio amarelo que é de alimentação e, o que você quer que tem amperímetro eu me lembro que também, os anúncios no M. Livre costumam ter as especificações, nesse caso  pode alimentar ele direto do +Vcc dos diodos. 

 

image.png.b4f5b1c55f341ee75983639af307cfa5.png

Nesse esquema tem todos os reforços, dois diodos de proteção e um capacitor de 10uF que melhora a filtragem além de mais um capacitor extra de 1uF na saída , eu colocaria mais um poliester de 100nF na saída também. Só estranhei o potenciômetro ser de 20K ao invés do tradicional 5K. Funciona mas só vai atuar só no começo a não ser que aumente  o valor do resistor de 240R. O transistor é opcional mas evita que um Lm de 2a linha como os meus queime com curtos na saída. Outra dica é colocar um potenciômetro de baixo valor em série com o de 5K, seria bom de 500 ohms ou até menos, mas é difícil achar menor que 1k. Funciona como ajuste fino de tensão, quando você quer uma tensão precisa tipo 4,2 ou exatos 9 volts é chato e dá bastante trabalho ajustar certinho com um potenciômetro só. Esse circuito não protege contra curtos diretamente mas em caso de curto tanto o brilho de um LED indicador de funcionamento como o display do voltimetro / amperímetro cai bastante. Só vai queimar alguma coisa se o curto for mantido por muito  tempo.

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