Ir ao conteúdo

placa-mãe H61 suporta Radeon RX 580 8G?

Ir à solução Resolvido por gutopereira,

Posts recomendados

Postado

Olá à todos.
Estou pensando em substituir a minha atual placa de vídeo NVIDIA GT 730 2GB, por uma AMD Radeon RX 580 8G, mas estou na dúvida se a minha motherboard comporta essa placa nova em função das diferenças de interface, dimensões, barramentos e etc...
Agradeço desde já.

Compatibilidade e dimensões (RX580 / GT 730):
Interface: PCIe 3.0 x16  /  PCIe 2.0 x16

Comprimento: 241 mm  /  145 mm

Espessura: 2-slot  /  1-slot

Conectores de energia adicionais: 1x 6-pin / não

Memória (RX580 / GT 730):

Tipo de memória: GDDR5  /  DDR3

Capacidade máxima de memória RAM: 8 GB  /  2 GB

Largura do barramento de memória: 256 Bit  /  128 Bit

Frequência de memória: 7000 MHz  / 1800 MHz

Largura de banda de memória: 224.0 GB/s  / 25.6 GB/s

Configurações da minha CPU:

Marca    ‎Fácil Computadores
Tipo de processador    ‎Intel Core i5
Número de processadores    ‎4
Tamanho da memória    ‎8 GB
Tecnologia da memória    ‎DDR3
Tipo de Memória    ‎DDR3 SDRAM
Máximo de memória compatível    ‎2 GB
Tecnologia do HD    ‎SSD
Modelo de placa de vídeo    ‎NVIDIA GeForce GT 730
Marca do chipset de vídeo    ‎NVIDIA
Memória de vídeo    ‎2 GB
Tipo de conexão    ‎Bluetooth
Tecnologia de conexão    ‎USB, Ethernet, HDMI, Mini Display Port
Sistema operacional    ‎Windows 10 Pro

20221126_113957.jpg

20221126_113915.jpg

Postado

@RS Faria primeiramente, muito obrigado pela rápida resposta.
Então não preciso me preocupar com relação ao espaço/dimensões, sendo essa placa RX 580 perfeitamente compatível com o slot da motherboard, certo?
Quanto à fonte, existe algum comando que eu possa usar para obter as características da mesma? Ela está isolada no gabinete e eu não consigo um acesso que permita ver a marca ou qualquer especificação.

Postado

@RS Faria eu tentei aqui mas parece que a parte onde fica a fonte é "lacrada"... tem uns parafusos fixando a fonte, mas tive medo de soltar e depois não conseguir reencaixar... vou levar pra um técnico e pedir pra dar uma olhada. Mais uma vez, muito obrigado.

Postado

@Décio Martins

Vai precisar trocar essa fonte visto que é um modelo genérico de baixa qualidade.

Precisamos saber tambem o modelo exato da sua placa-mãe, pois vários modelos H61 são incompatíveis com essa placa de vídeo, se não tiver UEFI não vai funcionar...

Postado
12 minutos atrás, Décio Martins disse:

Tem como obtê-lo via SW ou só abrindo o PC?

Usa o CPU-z.

Aba mainboard diz informações sobre a placa-mãe.

No programa vai mostrar também qual é o processador, e tem a aba Memory e SPD que é da memória RAM.

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, Décio Martins disse:

@RS Faria Consegui obter as informações sobre a fonte. Você saberia dizer se essa fonte suporta a placa de vídeo que eu pretendo colocar no PC?

20221127_145302.jpg

Não dá pra confiar numa fonte desse naipe, fica muito complicado quando o fabricante não sabe nem multiplicar, veja que na linha de +12V consta 28A, multiplicando daria 336 Watts, não sei de onde tiraram esses 500w.

• Curtir 1
Postado

@gutopereira
Seguem abaixo as informações sobre a mainboard
image.png.4628749f11c46fcedb00b47573b8e82e.png

Descobri também que a minha placa de vídeo é uma AMD RX550, e não uma NVIDIA GT 730 2GB como dizia no anúncio.
image.png.4b8524fc1cb1a95c750f39a287292f1c.png

Sobre a CPU:
image.png.504e318026ccdfd04b8a8f1591153cd0.png

A questão toda é que estamos tentando melhorar a performance do computador porque o meu filho não consegue jogar alguns jogos, tais como Fortnite por exemplo

• Solução
Postado
14 horas atrás, Décio Martins disse:

@gutopereira
Seguem abaixo as informações sobre a mainboard
image.png.4628749f11c46fcedb00b47573b8e82e.png

Descobri também que a minha placa de vídeo é uma AMD RX550, e não uma NVIDIA GT 730 2GB como dizia no anúncio.
image.png.4b8524fc1cb1a95c750f39a287292f1c.png

Sobre a CPU:
image.png.504e318026ccdfd04b8a8f1591153cd0.png

A questão toda é que estamos tentando melhorar a performance do computador porque o meu filho não consegue jogar alguns jogos, tais como Fortnite por exemplo

Se voce ja utiliza uma placa RX 550, então fica tranquilo porque a RX 580 tambem irá funcionar mesmo que voce não consiga atualizar a sua BIOS.
As placas da AMD de arquitetura Polaris como a RX550, RX470, RX580, etc, possuem problemas de compatibilidade com placa-mãe antiga que não possui UEFI como muitas H61, e pelo fato da sua placa-mãe ser genérica a chance de voce conseguir atualizar a BIOS com uma versão nova que implementasse o UEFI era bem pequena, por isso que eu falei que tinha grandes chances de não funcionar. Mas o fato da sua placa de vídeo atual ser a RX550 mostra que com certeza a sua placa-mãe já possui o UEFI, então voce tambem não terá problemas com a RX580...

Postado

Ufa. Enfim me sinto mais confiante em seguir com esse upgrade. Vou trocar a placa RX 550 4GB por uma RX 580 8GB e adicionar mais um pente de memória RAM de 8GB, passando para 16GB de RAM. Mais pra frente eu vou trocar o HDD de 1TB por um SDD de 512GB (acho que compensa).
Muito obrigado à todos que contribuíram prontamente para este tópico. @gutopereira @GusGraf @Tiberio @Elder Nauvirth @RS Faria , vocês são 1000%.

• Curtir 2
Postado

@Décio Martins cara tá tendo Black Friday no Aliexpress, eu tenho um PC igual o seu, só não coloquei fogo porque não vale nem o fósforo q vou gastar pra queimar, como você disse seu filho gosta de jogos e tal então melhor mesmo é pega um kit xeon 2666v3, e por essa rx 580 nela, não vai se arrepender.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...