Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler pro Ryzen 5800X


Ir à solução Resolvido por Simuroc,

Posts recomendados

  • Membro VIP

O que me recomendam de um excelente Water Cooler pro meu Ryzen 5800X?

 

Gostaria de 1 WC de 240mm pra colocar na parte de cima do meu gabinete. O air cooler que comprei não segura a temperatura do Ryzen. Chega a 80ºC com facilidade em alto stress do processador.

 

Configuração do meu pc:  ASUS ROG Strix B550-E Gaming

                                          Ryzen 7 5800x

                                          Air Cooler Fuma 2 SCFM-2000

                                          2x DDR 4 Corsair 1600Mhz 8GB

                                          RTX 3060 Gigabyte Gaming OC

                                          SSD 512GB Adata Legend 840

                                          Fonte Cooler Master G700 Gold

                                          Gabinete Lian Li Lancool II Mesh

                                           

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Andersonrj30 Boa noite.

 

Antes de adquirir um Water Cooler, é interessante você saber que TODOS tem um risco de vazamento, apesar de pequeno. E um vazamento desse pode danificar todo o seu PC.

 

Agora ciente dos riscos: 

 

Recomendo os WC da DeepCool, eles tem um sistema patenteado de liberação de pressão https://pt.deepcool.com/antileak/2021/12431.shtml 

 

Isso vai diminuir bastante a probabilidade de vazamento. Sem falar que as bombas deles tem maior poder de vazão.

 

Um dos que eu recomendo no seu caso:

 

https://www.kabum.com.br/produto/129665/water-cooler-deepcool-castle-240ex-240mm-argb-white-dp-gs-h12w-csl240exw?gclid=Cj0KCQiAj4ecBhD3ARIsAM4Q_jHLGpyXj7FQldrmlN4yyxu57Ue3RrlfStFrfbwvs35uZfFi7yE7cBcaArspEALw_wcB

 

Lembre-se também que a pasta térmica é um componente muito importante para a correta troca de calor. Não adianta colocar um Water cooler desse e colocar uma pasta térmica de 5 reais. Compre uma boa pasta térmica, como uma Mastergel Maker ou uma Cryofuse.

 

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

80º renderizando é normal para estes processadores com TDP alto (105w), o processador não vai derreter. 🙂 

 

Como já comprou um Fuma 2 e não ficou satisfeito, os Air Cooler acima vão custar o dobro ou triplo.

Deepcool AK620 - 520,00

Deepcool Assassin III - 600,00

Noctua - NH-D15 - 800,00

 

Como ocupam muito espaço, tem caso que o fan traseiro "conflita" com o dissipador do VRM, o dianteiro com memórias de perfil alto, como as com "frufru".

 

Agora uma curiosidade, nesse review do Gammaxx 400 V2 (TDP>180w) note que a temperatura do WC AIO CoolerMaster ML240 Illusion (240mm)  - custa R$ 650,00; no Cinebench R23 ficou acima do 400 V2, e veja também a performance dos Air Cooler NH-D15 e DeepCool AK 620.

 

As temperaturas não são as finais, mas o delta sobre uma temperatura ambiente de 22 graus, ou seja com Air Cooler e Water Cooler de 240mm CPU i9-10900K TDP 95w ficou próximo do limite - TJUNCTION 100°C. O 5800X é DP 105w.

 

Aqui, com as médias da temperatura ambiente bem maiores, vai precisar de um WC de 360, 380mm para deixar o 5800X abaixo dos 80º em estresse.

 

image.png.f3d3dd2b7d9340bae78953e0868fe28e.png

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive um 5800X os mais recentes revisão B2 são pouco mais frio mas, os primeiros eram quentes mesmo. Utilizava um Deep cool Capitain e controlava ele, atingindo no máximo 77 graus.

 

Recomendo, caso escolha um water. O Sangue Frio 2 também controla ele bem, tanto que mantive para o 5900X.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!