Ir ao conteúdo

Por quê fontes lineares parecem ignorar a questão do fator de potência

Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde senhores, gostaria de saber por que fontes lineares parecem ignorar a questão do fator de potência a dimensionar o transformador de entrada, por exemplo, muitos montam uma fonte com um transformador de 12V x 1A e entendem que podem exigir 1A na saída desta, porém acho que já vi em algum lugar que o fator de potência de um circuito retificador tradicional de onda completa com um capacitor de filtragem é aproximadamente FP= 0,6. Então nesse caso do exemplo em questão, a corrente máxima de saída não seria então 0,6A?

Porque não consigo ver esses picos de corrente de carga do capacitor no meu amperímetro, dando impressão de que o fator de potência é 0,99 mesmo sabendo que isso muito provavelmente está errado, a impressão é que a corrente após a retificação x tensão no mesmo ponto dá praticamente a mesma potência em VA que a tensão AC x corrente AC mas sei que essa medida deve estar errada.

Postado

A questão com os retificadores é que são elementos não-lineares, então a medição do fator de potência não pode ser feita usando o cos fi como em cargas lineares, pois as formas de onda não são senoidais.

Essas medidas tem que ser feitas com aparelhos true RMS, que levam em conta a distorção harmônica na forma de onda.

Em fontes pequenas o fator de potência não era muito levado em conta, mas foi um dos motivos para adoção de fontes chaveadas que tem melhor rendimento e desperdiçam menos energia.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Danrley_Silva disse:

ver esses picos de corrente de carga do capacitor no meu amperímetro,

Ver a corrente ou a tensão num shunt com um osciloscopio pode te iluminar ou um medidor de energia que meça fator de potência

• Curtir 2
  • Solução
Postado
11 horas atrás, Danrley_Silva disse:

Boa tarde senhores, gostaria de saber por que fontes lineares parecem ignorar a questão do fator de potência a dimensionar o transformador de entrada, por exemplo, muitos montam uma fonte com um transformador de 12V x 1A e entendem que podem exigir 1A na saída desta, porém acho que já vi em algum lugar que o fator de potência de um circuito retificador tradicional de onda completa com um capacitor de filtragem é aproximadamente FP= 0,6. Então nesse caso do exemplo em questão, a corrente máxima de saída não seria então 0,6A?

Porque não consigo ver esses picos de corrente de carga do capacitor no meu amperímetro, dando impressão de que o fator de potência é 0,99 mesmo sabendo que isso muito provavelmente está errado, a impressão é que a corrente após a retificação x tensão no mesmo ponto dá praticamente a mesma potência em VA que a tensão AC x corrente AC mas sei que essa medida deve estar errada.

https://youtu.be/uI1EhCE2ZOM

O vídeo tira todas as dúvidas

• Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!