Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pendrive Não formata, particiona ou abre


Ir à solução Resolvido por W46n3r,

Posts recomendados

Olá, preciso de ajuda em relação a um Pendrive que tentei usar para instalar Linux um bom tempo atrás(não sei se isso tem relevância).

Atualmente, quando tento utiliza-lo no explorer, ele dá a seguinte mensagem:

image.png.6c27e8adecdd4458ec31fda05c45e862.png

então fui tentar formata-lo no gerenciador de partições e ele não deixa

image.png.d5d76bcc78f0ea4040ecc641de55dd33.png

Tentei usar o Diskpart, e ele diz o seguinte:

 

"O DiskPart encontrou um erro: A solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S.
Consulte o Log de Eventos do Sistema para obter mais informações."

 

Tentei ver se ele estava marcado como readonly usando o diskpart

image.png.eef06cb1f9573bf24c55eebdae6a8de0.png

E nada.

 

Também usei o Wondershare Recoverit, o EaseUs Partition Master, o HP USB Disk Storage Format Tool e o HDD Low Level Format, todos sem sucesso

 

Então, assim venho pedir ajuda aqui no fórum, desde já, agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 horas atrás, Gabakira disse:

Estranho que foi tudo por software, me parece estranho software danificar permanentemente um pendrive

 

Já perdi vários assim. É por software mas tem um problema de hardware por trás. Normalmente o firmware do pendrive detecta falhas de escritas e bloqueia o pendrive para novas escritas na tentativa de salvar os dados que já estão lá.

 

O que é estranho no seu caso é o firmware não ter flagado o "read only". Deveria aparecer o status no diskpart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabakira

 

Isso talvez seja partição Linux no pendrive que esses programas e até o Windows estranham.

 

Tenta usar o Gparted que costuma vir nas distros Linux para excluir e criar nova partição em NTFS ou FAT32 e formatar.

 

Usa a distro que você escolher em modo live isto é sem instalar ela no HD só para usar o Gparted nesses pendrives.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Olha, atualmente eu não consigo bootar de um pendrive ou dispositivo parecido (não pergunte por que), mas a sua sugestão me fez muito sentido e tentei ela com uma máquina virtual do virtualbox, o pendrive nem apareceu nela, tentei com um outro pendrive que tenho e funcionou, apareceu lá direitinho, mas este pendrive em específico não apareceu.

Agradeço a sugestão, quando puder vou tentar numa máquina de verdade, mas por enquanto, não funcionou.

 

Update: Tirei um dump do pendrive usando o programa Autopsy e subi ele pro Google Drive: https://drive.google.com/file/d/1jacYFb2PRudcoKLpaso8bMcTE0mKE-3b/view?usp=sharing (cuidado, o zip é ~11Mb, mas o arquivo é 16Gb), reparei que em algumas partes ele é formatado como 0000 e em outras como FFFF, imagino que um seja padrão do linux e outro do windows? bem, se ajudar, está aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, W46n3r disse:

Não deve ser problema de partição Linux... Eu uso direto Linux/FreeBSD/Debian e de fato windows se perde com as partições deles... mas o diskpart clean ignora tudo isso quando seleciona um volume inteiro. Ele literalmente "passa o rodo" em tudo não importa o que tenha no drive.

Bem, obrigado por toda a ajuda @W46n3r, uma pena o pendrive ter quebrado mesmo, bem, espero que não aconteça de novo. Novamente, obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gabakira disse:

@Henrique - RJ Consegui um ambiente live boot e usei o gparted, mas dá um erro parecido (não tenho uma screenshot nem nada parecido), ele diz que o dispositivo está no modo de apenas leitura (ou algo parecido)

 

Mas tentou excluir a partição desse pendrive com o GParted ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!