Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alarme para indicar falta de energia.


Posts recomendados

Boa noite a todos.

Na madrugada do último sábado sofri uma tentativa de furto dos cabos da alimentação de energia da minha casa. A vítima da sociedade desligou o disjuntor do padrão de entrada e cortou uma das "pernas" de cabo, não levou embora pois o cabo é de alumínio e não tem "nenhum" valor comparado ao de cobre.
Estou pesquisando uma forma de tentar dificultar esse ato novamente.

A base do que estou querendo fazer é esse vídeo.
Estou ciente que o alarme irá disparar sempre que a energia cair, sendo por falha na rede geral, manutenção da companhia, ou tentativa de furto novamente.

Quero fazer um upgrade no projeto apresentado no vídeo e tenho várias dúvidas, e é provável que eu esteja fazendo alguma coisa muito errada.

Upgrade = Quero incorporar no sistema um refletor de LED, especificamente, um farol auxiliar off-road usado em carros de 48W.
A ideia é que quando a sirene disparar o refletor acenda.

Pergunta 1: Essa forma de ligar está correta ?

 

esquema1.jpg.4e368a3d354212796477302b1825e7a8.jpg

A ideia é usar uma bateria estacionária, a mesma que é usada em central de alarme e cerca elétrica.

Pergunta 2: Na teoria, a bateria estacionária de 12V 7A/h seguraria o sistema por cerca de 100 minutos (obviamente, ao verificar que não se trata de tentativa de furto eu desligaria através do interruptor). Seria interessante utilizar um bateria de nobreak recarregável ?
No caso de eu optar por uma recarregável o que eu teria que acrescentar ao sistema ? Somente uma fonte dessa é suficiente para que a bateria recarregue ou é preciso algum tipo de módulo eletrônico que controle esse carregamento ? 

 

Pergunta 3: Falta algum dispositivo para proteção desse sistema contra curto circuito ou contra algum problema na bateria ?

Se possível me expliquem como se eu fosse uma criança de 5 anos, não tenho muita ideia do que eu estou fazendo.




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li alguma coisa sobre assunto e vi este artigo que pode lhe servir de base https://ensinandoeletrica.blogspot.com/2017/11/como-instalar-central-de-alarme-de.html?m=1

De uma olhada espero ter ajudado no seu projeto.

PS lembre se sempre do aterramento ele não pode ser o mesmo da sua rede.

Espero ter ajudado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

não tenho muita ideia do que eu estou fazendo.

Neste caso aquele vídeo que você mesmo se auto indicou lhe é uma boa opção. .. sim dei uma olhadela nele.

Apenas troque a bateria 9V por uma de 12 + um carregador, ou melhor um carregador flutuador .. pode ser de baixa potência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 07/12/2022 às 09:09, Thiago Miotto disse:

O carregador não deveria ter a potência da capacidade da bateria?

Apesar de um carregador flutuador ter a missão de apenas manter a bateria viva, ele chega sim a carregar uma descarregada depois de um tempo maior. Ele é bem bobo: apenas uma fonte 13.8V 1A com proteção contra sobrecorrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, .if disse:

Apesar de um carregador flutuador ter a missão de apenas manter a bateria viva, ele chega sim a carregar uma descarregada depois de um tempo maior. Ele é bem bobo: apenas uma fonte 13.8V 1A com proteção contra sobrecorrente.

Ahh tá. Viajei, o carregador vai carregar a bateria até os 13.8V. O fato dele ter 1 A, vai fazer a carga ser lenta, mas vai carregar 100% da bateria sim. (As baterias 100% carregadas tem mais tensão que sua "tensão nominal" (não sei se este é o termo correto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização:

 

O alarme está funcionando de forma provisória, pois o LED ainda não chegou.

1379947038_WhatsAppImage2022-12-18at08_16_55.thumb.jpeg.263cc96ffd2130abcf30eafe7e1bc958.jpeg

Além disso, decidi incorporar uma câmera e o roteador nesse processo.
É aí que surgem mais dúvidas.
A câmera e o roteador estarão alimentados pela rede elétrica, diferente do LED e da sirene que só são alimentados pela bateria, quando a energia cai.

Alguém poderia me dar uma ajuda, de como fazer a ligação, para que quando a energia caia, a câmera e o roteador, passem a ser alimentados pela bateria do sistema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma alternativa muito lôca é um conversor 12 para 127Vac (clique). Certa vez comprei 1 deste só porque tava barato demais (uns U$8,00). A ideia era carregar o note no carro em viagem

shopping?q=tbn:ANd9GcToi4G9_b4KlQrJ1Qs9d

Nunca usei.. tá no plástico até hoje

47 minutos atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

quando a energia caia, a câmera e o roteador, passem a ser alimentados pela bateria do sistema

 

+1

maxresdefault.jpg

5V=12V

A=fonte da camera/roteador

B=bateria

R=camera/roteador

Assim sendo sua camera/roteador vai ser alimentada OU pela rede OU pela bateria🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if No meu caso, tanto o roteador quanto a câmera já são 12V (são ligados na tomada 110V através de uma fonte), basicamente, na minha plena ignorância sobre o assunto, eu imagino que eu preciso de uma "chave", que na hora que o 12V que vem da fonte ligada na tomada 110V cair, o equipamento passe a ser alimentado pelo 12V da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 18/12/2022 às 08:21, Gustavo Ceron Lombardi disse:

Alguém poderia me dar uma ajuda, de como fazer a ligação, para que quando a energia caia, a câmera e o roteador, passem a ser alimentados pela bateria do sistema ?

me disseram que esta fonte (que usa uma bateria dentro) faz este tipo de serviço, mas verifique se é isto mesmo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1924925636-fonte-multifuncoes-12v-4a-com-tx-timer-tektop-_JM#position=3&search_layout=stack&type=item&tracking_id=e853aa1c-f0be-4497-8978-1bae2a386684

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!