Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Na madrugada do último sábado sofri uma tentativa de furto dos cabos da alimentação de energia da minha casa. A vítima da sociedade desligou o disjuntor do padrão de entrada e cortou uma das "pernas" de cabo, não levou embora pois o cabo é de alumínio e não tem "nenhum" valor comparado ao de cobre.
Estou pesquisando uma forma de tentar dificultar esse ato novamente.

A base do que estou querendo fazer é esse vídeo.
Estou ciente que o alarme irá disparar sempre que a energia cair, sendo por falha na rede geral, manutenção da companhia, ou tentativa de furto novamente.

Quero fazer um upgrade no projeto apresentado no vídeo e tenho várias dúvidas, e é provável que eu esteja fazendo alguma coisa muito errada.

Upgrade = Quero incorporar no sistema um refletor de LED, especificamente, um farol auxiliar off-road usado em carros de 48W.
A ideia é que quando a sirene disparar o refletor acenda.

Pergunta 1: Essa forma de ligar está correta ?

esquema1.jpg.4e368a3d354212796477302b1825e7a8.jpg

A ideia é usar uma bateria estacionária, a mesma que é usada em central de alarme e cerca elétrica.

Pergunta 2: Na teoria, a bateria estacionária de 12V 7A/h seguraria o sistema por cerca de 100 minutos (obviamente, ao verificar que não se trata de tentativa de furto eu desligaria através do interruptor). Seria interessante utilizar um bateria de nobreak recarregável ?
No caso de eu optar por uma recarregável o que eu teria que acrescentar ao sistema ? Somente uma fonte dessa é suficiente para que a bateria recarregue ou é preciso algum tipo de módulo eletrônico que controle esse carregamento ? 

Pergunta 3: Falta algum dispositivo para proteção desse sistema contra curto circuito ou contra algum problema na bateria ?

Se possível me expliquem como se eu fosse uma criança de 5 anos, não tenho muita ideia do que eu estou fazendo.

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

não tenho muita ideia do que eu estou fazendo.

Neste caso aquele vídeo que você mesmo se auto indicou lhe é uma boa opção. .. sim dei uma olhadela nele.

Apenas troque a bateria 9V por uma de 12 + um carregador, ou melhor um carregador flutuador .. pode ser de baixa potência.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 07/12/2022 às 09:09, Thiago Miotto disse:

O carregador não deveria ter a potência da capacidade da bateria?

Apesar de um carregador flutuador ter a missão de apenas manter a bateria viva, ele chega sim a carregar uma descarregada depois de um tempo maior. Ele é bem bobo: apenas uma fonte 13.8V 1A com proteção contra sobrecorrente.

Postado
52 minutos atrás, .if disse:

Apesar de um carregador flutuador ter a missão de apenas manter a bateria viva, ele chega sim a carregar uma descarregada depois de um tempo maior. Ele é bem bobo: apenas uma fonte 13.8V 1A com proteção contra sobrecorrente.

Ahh tá. Viajei, o carregador vai carregar a bateria até os 13.8V. O fato dele ter 1 A, vai fazer a carga ser lenta, mas vai carregar 100% da bateria sim. (As baterias 100% carregadas tem mais tensão que sua "tensão nominal" (não sei se este é o termo correto)

Postado

Atualização:

O alarme está funcionando de forma provisória, pois o LED ainda não chegou.

1379947038_WhatsAppImage2022-12-18at08_16_55.thumb.jpeg.263cc96ffd2130abcf30eafe7e1bc958.jpeg

Além disso, decidi incorporar uma câmera e o roteador nesse processo.
É aí que surgem mais dúvidas.
A câmera e o roteador estarão alimentados pela rede elétrica, diferente do LED e da sirene que só são alimentados pela bateria, quando a energia cai.

Alguém poderia me dar uma ajuda, de como fazer a ligação, para que quando a energia caia, a câmera e o roteador, passem a ser alimentados pela bateria do sistema ?

• Membro VIP
Postado

Uma alternativa muito lôca é um conversor 12 para 127Vac (clique). Certa vez comprei 1 deste só porque tava barato demais (uns U$8,00). A ideia era carregar o note no carro em viagem

shopping?q=tbn:ANd9GcToi4G9_b4KlQrJ1Qs9d

Nunca usei.. tá no plástico até hoje

47 minutos atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

quando a energia caia, a câmera e o roteador, passem a ser alimentados pela bateria do sistema

+1

maxresdefault.jpg

5V=12V

A=fonte da camera/roteador

B=bateria

R=camera/roteador

Assim sendo sua camera/roteador vai ser alimentada OU pela rede OU pela bateria🤪

• Curtir 1
Postado

@.if No meu caso, tanto o roteador quanto a câmera já são 12V (são ligados na tomada 110V através de uma fonte), basicamente, na minha plena ignorância sobre o assunto, eu imagino que eu preciso de uma "chave", que na hora que o 12V que vem da fonte ligada na tomada 110V cair, o equipamento passe a ser alimentado pelo 12V da bateria.

• Membro VIP
Postado

Editei enquanto você publicava 😁. No 2o caso nem precisa da

3 minutos atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

"chave"

🙃

Mas antes... verifique se seu roteador/camera pode ser alimentado com 12V.. ops... vi agora que sim 😉

• Curtir 1
Postado

Um nobreak pequeno aí, de uns 700W resolve perfeitamente sem muita traquina para dar BO, todas essas situações.

• 2 meses depois...
Postado
Em 18/12/2022 às 08:21, Gustavo Ceron Lombardi disse:

Alguém poderia me dar uma ajuda, de como fazer a ligação, para que quando a energia caia, a câmera e o roteador, passem a ser alimentados pela bateria do sistema ?

me disseram que esta fonte (que usa uma bateria dentro) faz este tipo de serviço, mas verifique se é isto mesmo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1924925636-fonte-multifuncoes-12v-4a-com-tx-timer-tektop-_JM#position=3&search_layout=stack&type=item&tracking_id=e853aa1c-f0be-4497-8978-1bae2a386684

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...