Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro após atualizar a BIOS de Placa-mãe MSI B450M Pro-vdh


randomguy
Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Bom dia, senhores.

 

Comprei um Ryzen 5 5600 recentemente e me falaram que seria necessário atualizar a BIOS para ele funcionar, pois atualmente uso um Ryzen 5 2600 que é compatível com a placa-mãe. 

Pois bem, vi vários vídeos no YouTube de como fazer a atualização de BIOS, e achei o processo bem simples e difícil de ter erros, até mesmo quando entrei no site da fabricante lá tinha o mesmo passo-a-passo que vi no YT. A placa em questão é essa: https://br.msi.com/Motherboard/B450M-PRO-VDH/Specification .

Peguei um pendrive novo que tinha aqui, exclui todos os arquivos que tinham nele, só por garantia, entrei no link que postei acima, e fui na versão mais recente de BIOS:

 

Citação

Título: AMI BIOS

Versão: 7A38vMH

Data de lançamento: 2022-08-08

Descrição:

- Update to AGESA ComboAm4v2PI 1.2.0.7.

- Change the default setting of Secure Boot.

 

E até então eu usava a versão nativa da placa-mãe, nunca vi necessidade de atualizar a BIOS antes, então eu usava essa versão aqui:

 

Citação

Título: AMI BIOS

Versão: 7A38vM0

Data de lançamento: 2018-06-22

 

Baixei o arquivo, extrai para o pendrive, pluguei na porta mais em cima da placa-mãe (a minha placa-mãe não tem aquela porta USB-MFlash), reiniciei o computador entrei na BIOS, a interface é bem simples, fui em BIOS Mflash, encontrei o pendrive, e o arquivo de atualização, ao qual mostrava na tela a versão de BIOS atual com data de 2018, e em baixo a versão que estava no pendrive, com data de 2022, selecionei. Esperei a barra de porcentagem chegar aos 100%, que demorou uns 5 minutos. Quando chegou a 100%, o computador reiniciou sem aviso nenhum, não foi queda de energia nem nada.

Após reiniciar ao fazer o boot, começou a tentar fazer reparos no Windows 10 e falhou, aparecendo o erro "sytem32/logfiles/srt/strtrail.txt", algo do tipo, então logo eu tentei todas as opções de reparo que tinham possíveis ali na hora, mas quando eu reiniciei e entrei na BIOS novamente, eu vi que a interface tinha mudado COMPLETAMENTE, ficou uma interface muito pior do que era antes, eu não entendi o porque, isso é algo normal? Por que a MSI atualizaria para algo pior, menos intuitivo?

Antes a interface da BIOS era igual a esse da imagem que peguei na internet (Preto e vermelho, de fácil visualização). 

WhatsApp Image 2022-12-10 at 09.16.48.jpeg

 

E após a atualização ele mudou para esse que tirei foto (preto com cinzar, com menus mais escondidos).

WhatsApp Image 2022-12-10 at 09.22.59.jpeg

 

E por fim, eu vi que algo tinha dado errado, tive que reinstalar o Windows, perdi tudo que tinha salvo, não conseguia reparar o sistema operacional nem com um pendrive com a imagem do Windows10, simplesmente não conseguia fazer os reparos, voltava pra mesma tela daquele erro.

 

Bom, agora eu gostaria de saber de vocês se eu fiz algo errado no processo, e se vou conseguir colocar meu processador novo pra rodar nessa BIOS? é possível eu voltar o menu da BIOS como era antes? Fico no aguardo da ajuda de vocês. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente o processo foi OK.

 

Depois da atualização o BIOS deve ter carregado configuração padrão ou de segurança por questão de compatibidade.

 

Entre em avançado e veja se tem opção da interface. Ou você pode ter pulado alguma versão intermediária do BIOS que atualizou a interface, como ocorre com a Gigabyte.

 

O  Wndows não carregar era mais ou menos esperado, pois entre as versões houve muitas mudanças nos drivers AMD AGESA.

Por exemplo, na segunda atualizaçao de BIOS tem este aviso.

 

Nota:

MSI strongly recommend to update AMD chipset driver 18.10xxxxxxx or latest version before update BIOS.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, 1lokos disse:

Aparentemente o processo foi OK.

 

Depois da atualização o BIOS deve ter carregado configuração padrão ou de segurança por questão de compatibidade.

 

Entre em avançado e veja se tem opção da interface. Ou você pode ter pulado alguma versão intermediária do BIOS que atualizou a interface, como ocorre com a Gigabyte.

 

O  Wndows não carregar era mais ou menos esperado, pois entre as versões houve muitas mudanças nos drivers AMD AGESA.

Por exemplo, na segunda atualizaçao de BIOS tem este aviso.

 

Nota:

MSI strongly recommend to update AMD chipset driver 18.10xxxxxxx or latest version before update BIOS.

Obrigado pela resposta.

 

Mas então eu deveria ir atualizando as versões uma a uma até chegar na mais recente para evitar incompatibilidades? 

 

Não tem nenhuma opção de interface na BIOS. Aparentemente a MSI reverteu mesmo a versão para uma pior, não faz sentido nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tinha uma edição personalizada da BIOS e passou para uma versão sem personalização. Isso acontece porque quem cria a BIOS (American Megatrends) não é a mesma fabricante da sua placa-mãe. Quando você compra ela, ela está personalizada porque a fabricante teve acesso antecipadamente a ela e a personalizou. 

 

Quando você atualiza uma BIOS e ela dá problema de BOOT logo após tem a ver com a configuração referente ao boot, justamente. Na opção de boot, existe alguma opção chamada SATA boot (ou alguma variante do tipo) ou Storage boot devices (ou algo do tipo). Normalmente ele volta para "Legacy Only" e você precisa alterar para UEFI first (ou algo do tipo). 

 

Espero ter explicado e ajudado! abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, BuckJones disse:

Você tinha uma edição personalizada da BIOS e passou para uma versão sem personalização. Isso acontece porque quem cria a BIOS (American Megatrends) não é a mesma fabricante da sua placa-mãe. Quando você compra ela, ela está personalizada porque a fabricante teve acesso antecipadamente a ela e a personalizou. 

 

Quando você atualiza uma BIOS e ela dá problema de BOOT logo após tem a ver com a configuração referente ao boot, justamente. Na opção de boot, existe alguma opção chamada SATA boot (ou alguma variante do tipo) ou Storage boot devices (ou algo do tipo). Normalmente ele volta para "Legacy Only" e você precisa alterar para UEFI first (ou algo do tipo). 

 

Espero ter explicado e ajudado! abraços!

 

O meu problema em si não foi o boot, após a atualização bootou normal, o que houve foi que corrompeu o SO. 

 

Fui em opções de boot aqui e está pre-settado LEGACY+UEFI.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@randomguy O sistema UEFI interage com o S.O instalado. Após a atualização da BIOS, o sistema tentou dar boot no modo errado. Esse boot incorreto foi inscrito no famoso "srttrail", mas corrompeu o arquivo ("normal"). Quando esse arquivo está corrompido, o Windows não dá boot. A correção é fácil, tem vários vídeos no Youtube. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
4 horas atrás, randomguy disse:

Bom, agora eu gostaria de saber de vocês se eu fiz algo errado no processo

 

Nada errado provavelmente.

 

4 horas atrás, randomguy disse:

se vou conseguir colocar meu processador novo pra rodar nessa BIOS?

 

Está com a versão nova. Portanto, vai.

 

4 horas atrás, randomguy disse:

possível eu voltar o menu da BIOS como era antes?

 

Se tiver alguma configuração para isso na nova versão, sim, como dito pelo @1lokos .

 

3 horas atrás, randomguy disse:

Mas então eu deveria ir atualizando as versões uma a uma até chegar na mais recente para evitar incompatibilidades? 

 

Apenas se estivesse documentado na página de downloads da MSI. Não havendo nada explicitamente dizendo o contrário, pode ir direto para a última versão.

 

O motivo do Windows ter dado problema é misterioso (entra na conta das bruxarias da informática). Eu chuto algo relacionado a drivers, seguindo o @1lokos .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera,

 

Troquei o processador e quando liguei ele não deu vídeo, não aparece nem opção de entrar na BIOS.

Na placa-mãe tem um "EZ Debut" e a luz do CPU fica acesa direto.

 

Podem me ajudar?

Atualizando.

 

Troquei os slots de memória, e deu vídeo, porém foi direto pra BIOS e não aparece informações do processador. Também não sai da BIOS

 

Agora está acesa a luz do boot no Ez DEBUT

Obs: antes de trocar os processadores eu tirei a pilha da placa-mãe.

Não está aparecendo a opção de eu por o NVMe para dar boot, só está com a opção de boot "UEFI" e não tenho opção para mudar para Legacy que é onde reconhece o SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A explicação da MSI para a interface "black & white" do BIOS foi que para adicionar suporte para novos CPUs - na época os novos Ryzen 3000, precisaram remover firulas estéticas do BIOS para liberar espaço na memória do chip, mas não houve perda de funcionalidade. Na época  ~2019-2020 houve vários tópicos em forums, Reddit... "Where's my colors". 🌈 😛 

 

https://www.msi.com/page/mb-beta-BIOS

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!