Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade & Duplex pode causar quedas de internet?


MouraFox
Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

 

Seguinte, possui 500MB da Claro Net e vi em algum lugar, acredito ter sido no facebook, sobre o Velocidade & Duplex, fiz a configuração e reparei que tenho tido lentidões em todos os sites, o teste está  dando até mais que a minha internet contratada, já troquei cabo, só tenho cabo CAT5E e mesmo assim, agora o que pode ser?

 

image.png.1b611d14257e93dd2ad43d9410176b05.png

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@TheCortines Boa tarde

 

Você possui mais algum dispositivo conectado no modem da net?

Desinstale a placa de rede e mantenha o padrão como é?

Se não funcionar, coloque o DNS manualmente.

Teste o do Google

8.8.8.8 e 8.8.4.4.

A net já foi uma excelente provedor de internet agora só dor de cabeça, sei disso porque usei por quase 20 anos o serviço de internet da net.

Depois que junto a net e a claro ficou muito instável.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, TheCortines disse:

@Edvaldo J. Frederico Sim, fica meu computador e da minha noiva diretos no modem, 1 switch que divide para os meus 3 tios a internet no segundo andar, cada um com seu próprio roteador.

 

Vou fazer a alteração para esse DNS.

Só o do seu PC que fica com esse lentidão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Então no da minha noiva ela reparou que estava sendo desconectada varias vezes no Overwatch 2, no meu caso também estava sendo desconectado mas o que eu mais sentia é no trabalho mesmo, ai deixei em auto negociação, mas to pensando em voltar a colocar full duplex e deixar o dns do google

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, TheCortines disse:

@Edvaldo J. Frederico Então no da minha noiva ela reparou que estava sendo desconectada varias vezes no Overwatch 2, no meu caso também estava sendo desconectado mas o que eu mais sentia é no trabalho mesmo, ai deixei em auto negociação, mas to pensando em voltar a colocar full duplex e deixar o dns do google

 

Usando o DNS do Google teve alguma melhora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução


Como é uma "queda de internet"? O que percebe? Em que serviços?
 

Velocidade e status de duplex na configuração de rede são coisas da conexão de rede e nada tem a ver com a internet.

Seu computador não está conectado com a internet.

E esses parâmetros não devem ser definidos pelo usuário ou por um visionário que escreve um "tutorial" e publica recomendando usar 1000 mbps e full duplex. Esses valores são negociados pelos drivers de cada lado no cabo no momento da conexão. Se especifica isso manualmente em casos em que se precisa conectar a uma velocidade INFERIOR à provável do link, ou desabilitar FD, para testar um periférico por exemplo.

 

Cabos Cat5E são os adequados para essas conexões desde os anos 90. Mas mesmo cabos cat5, se achar algum, em curtas distâncias conectam a 1000 mbps.

 

Medidores de performance com a internet só medem isso, e entre uns servidores e seu dispositivo. Não garantem nenhum resultado em outros usos. E nem esse, já que pode testar em seguida e conseguir bem menos ou bem mais 🙂

 

Servidores DNS só vão mudar a latência e o tempo de resposta até conseguir um endereço IP correspondente ao nome. Isso é DNS. E provavelmente os do Google não vão ser os melhores em nenhum caso. Em geral os mais rápidos são os do provedor, pela simples questão de menor latência. Se tiver tempo para isso use  DNSBench por exemplo e faça uma medida em sua rede. E use os dois primeiros da lista. É o que todo mundo faz: mede. E meça novamente de tempos em tempos ou claro se mudar de provedor.

 

Como estão ligados esses roteadores adicionais? Não estariam ligados via porta WAN deles estariam? Se for o caso pode ser onde está indo boa parte de sua banda contratada. Desligue isso pra ver e meça de novo...

 

Deixe todos os parâmetros de rede no automático se não tem uma coisa objetiva para mudar lá.


 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto 

Citação

Como é uma "queda de internet"? O que percebe? Em que serviços?

O principal problema era a lentidão, no trabalho acesso um CRM da empresa, junto com gmail e outras coisas, na hora de realizar as tarefas estão levando quase 1 minuto para saltar de uma pagina para outra e mais ou menos o mesmo tempo para abrir um novo site, isso era o que mais me incomodava, agora sobre as quedas, acredito que sejam "micro quedas" pois somente o jogo sente isso ao ponto de me desconectar do mesmo, pois durante a navegação eu não percebo isso.

 

Citação

Servidores DNS só vão mudar a latência e o tempo de resposta até conseguir um endereço IP correspondente ao nome. Isso é DNS. E provavelmente os do Google não vão ser os melhores em nenhum caso.

Então, eu mudei para o DNS do google e tive uma mudança considerável, as situações de lentidão mencionadas pelo visto pararam por completo até o momento.

 

Citação

Em geral os mais rápidos são os do provedor, pela simples questão de menor latência. Se tiver tempo para isso use  DNSBench por exemplo e faça uma medida em sua rede. E use os dois primeiros da lista. É o que todo mundo faz: mede. E meça novamente de tempos em tempos ou claro se mudar de provedor.

Quando você diz DNS do provedor, você diz deixar em "automático"?

 

Eu usei o programa e deu isso aqui, coloco o primário como DNS primário e o de baixo como secundário é isso?

image.png.b11d1868877e21a04a0666ce683066bd.png

 

 

Citação

Como estão ligados esses roteadores adicionais? Não estariam ligados via porta WAN deles estariam? Se for o caso pode ser onde está indo boa parte de sua banda contratada. Desligue isso pra ver e meça de novo..

Vamos lá,

 

MODEM divide para minha noiva (PC), eu (PC)  e um Switch.

 

Switch divide para 3 roteadores WIFI cada um na porta WAN para eles terem suas próprias redes WIFI.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, TheCortines disse:

Quando você diz DNS do provedor, você diz deixar em "automático"?

 

Aí precisaria ver com o provedor 🙂 se os endereços de DNS que ele fornecer são de servidores internos à rede dele. Tem todo tipo de provedor.

 

1 hora atrás, TheCortines disse:

Eu usei o programa e deu isso aqui, coloco o primário como DNS primário e o de baixo como secundário é isso?

 

Como você deixou marcado para mostrar os mais rápidos primeiro... Sim.

 

Só que parece que não leu a documentação: essa lista de servidores inicial é adequada para os EUA. Para o mundo todo, inclusive os EUA, o programa recomenda recriar a lista de servidores usando uma lista que ele tem de quase 5000 servidores. Isso não é feito automaticamente porque leva uns 40min e a hora melhor de fazer é o usuário que sabe. Faça isso.

 

image.png.3c1092aa6f5debad4dc2bc4cacc0fda0.png

 

Aqui do lado esquerdo em uma lista mais ou mens atualizada para minha cidade --- São Paulo --- num computador conectado pelo provedor VIVO e sem surpresas: os 5 servidores mais rápidos são da operadora mesmo.

 

Os servidores DNS do Google estavam em torno de 5X mais lentos, por exemplo

 

Os do Google podem ser mais estáveis talvez, mas se o do provedor parar pode ser que não tenha mesmo acesso nenhum 😄 e de nada adiantaria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça algum teste com essas redes adicionais desconectadas. Seu problema pode estar lá.

 

1 hora atrás, TheCortines disse:

Switch divide para 3 roteadores WIFI cada um na porta WAN para eles terem suas próprias redes WIFI.

 

Está errado. E isso é um problema que pode ser grande. Pode perder até metade da banda por isso. E muitas coisas não vão funcionar de jeito nenhum. Espelhamento de tela, compartilhamento de arquivos e impressoras por exemplo. Dispositivos smart. Um inferno.

 

Sugiro rever isso. Eu postei as razões, números, desenhos e detalhes disso em outros posts e não estou mais repetindo. Pode ver em:

 

Tem roteiros de como fazer e leva minutos. A diferença é grande.

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os tempos parecem muito altos. A criação da lista nova leva 37 minutos. Foi algo assim que demorou? 

 

Veja em tabular data  no programa quanto está em Cached AVG por exemplo para os que está usando e para os melhores da lista. Aqui estava por exemplo em  0.031 para 8.8.8.8

 

Não acho que seu problema esteja com DNS e como eu disse você tem problemas com a topologia das coisas, o jeito como ligou os pontos de acesso está errado. Nunca use as portas WAN em roteadores secundários a menos que só tenha roteadores ligados ao primário (do provedor) e possa desabilitar NAT no primário. E não é seu caso.

 

 

Na lista que eu te mostrei os primeiros 10 ou 15 servidores tem a barra vermelha tão pequena que mal dá pra ver. E a escala é a mesma. Qual seu provedor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, TheCortines disse:

Eu tenho um roteador antigo que posso colocar no lugar do switch sem problemas, só vou precisar desabilitar o NAT dentro do roteador

 

Não precisa disso. O switch é mais conveniente. Um switch gigabit.

3 horas atrás, TheCortines disse:

Isso levou mais ou menos 35 minutos

 

O que levou 35 minutos? A varredura dos 4.854 servidores DNS ou a reprogramação dos pontos de acesso wifi que estão com multiplo NAT? 🙂 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines Não funciona assim. De todo modo ainda vai estar com duplo NAT antes dos 3 roteadores.

 

E se entendeu o que eu expliquei nos posts isso leva minutos pra fazer certo. E nem precisa fazer com todos ao mesmo tempo.

 

Basta trazer todos ou 1 a 1 perto do seu PC e mudar dois ou 3 parâmetros.  E depois ligar de volta onde estavam. Nada mais.

@TheCortines Como expliquei, se quer usar roteadores ligados via WAN deve desabilitar NAT nos roteadores "acima" e ter apenas roteadores ligados nele. Só que no seu caso não dá porque já tem dois computadores ligados no primeiro. E aí --- isso se puder desabilitar isso no roteador do provedor porque nem sempre dá --- não vai funcionar com esses PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto Eu ainda não tive tempo de ler os 3 tópicos que você me enviou, depois eu vou ler e fazer as configurações.

 

Citação

Como expliquei, se quer usar roteadores ligados via WAN deve desabilitar NAT nos roteadores "acima" e ter apenas roteadores ligados nele. Só que no seu caso não dá porque já tem dois computadores ligados no primeiro. E aí --- isso se puder desabilitar isso no roteador do provedor porque nem sempre dá --- não vai funcionar com esses PC

Mas eu não entendi essa parte no final, tenho como ligar os roteadores de outra forma sem prejudicar minha internet??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, TheCortines disse:

Mas eu não entendi essa parte no final, tenho como ligar os roteadores de outra forma sem prejudicar minha internet??

 

juntando isso com isso:

 

Em 12/12/2022 às 15:47, arfneto disse:

Como estão ligados esses roteadores adicionais? Não estariam ligados via porta WAN deles estariam? Se for o caso pode ser onde está indo boa parte de sua banda contratada. Desligue isso pra ver e meça de novo...

 

Em 13/12/2022 às 09:54, TheCortines disse:

Switch divide para 3 roteadores WIFI cada um na porta WAN para eles terem suas próprias redes WIFI

 

Ligar por portas WAN nada tem a ver com redes wifi distintas ou não.

 

Acho que entendeu ao contrário. O modo como ligou é que está errado e "prejudicando sua internet"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, TheCortines disse:

Então, ai você falou que tenho q mexer no parâmetro NAT, no caso, desativar, em cada roteador certo?

não, não falei isso. Disse o contrário na verdade. E expliquei também que no seu caso não daria certo porque tem 2 computadores ligados ao roteador do provedor.

 

Sobre isso

 

23 minutos atrás, TheCortines disse:

Não tem como fazer isso somente em um ponto que vai modificar em todos?

 

11 horas atrás, arfneto disse:

E se entendeu o que eu expliquei nos posts isso leva minutos pra fazer certo. E nem precisa fazer com todos ao mesmo tempo.

 

Basta trazer todos ou 1 a 1 perto do seu PC e mudar dois ou 3 parâmetros.  E depois ligar de volta onde estavam. Nada mais.

 

Como vê é o contrário. Mas leva minutos e pode fazer isso juntando todos os roteadores na mesa onde está seu PC, mudando os parâmetros e levando de volta ao local original

 

25 minutos atrás, TheCortines disse:

Tem mais alguma coisa que preciso mexer?

 

Como sabe eu te listei 3 tópicos onde isso está explicado e eu disse que eu tinha parado de reescrever essas coisas.

 

Tem que rever no roteador do provedor a faixa de DHCP e se estiver usando todos os endereços separam uns para uso com os roteadores WIFI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines O objetivo é

  • ter uma LAN com todos os seus dispositivos, sem stress. Assim pode usar coisas como espelhar a tela de celulares ou transmitir NetFlix ou Youtube ou qualquer coisa para qualquer dispositivo na rede.
  • Não ter múltiplo NAT porque se tiver pode perder até metade da banda que chega a esses roteadores ligados via WAN

Leia os posts que mostrei. Lá tem desenhos e números e detalhes.

 

Se seu roteador estiver em 192.168.1.1 então quer dizer que sua rede é 192.168.1.0. Sua máscara de rede comum será 255.255.255.0 e assim terá 256 endereços possíveis. Não pode usar o 0 porque é o endereço da rede. Não pode usar o 255 porque é o endereço de broadcast. Não pode mais usar o 1 porque é o endereço do roteador. Restam 253 que pode usar com o DHCP. Se deixar o DHCP entre 10 e 254 tem 8 endereços para usar como quiser. Separe .2 para o tio A, .3 para o tio B e .3 para o tio C. Pronto. Salve isso.

 

Então nos roteadores A B e C defina os endereços de rede LAN como sendo esses aí. Desative o serviço DHCP. Ligue via LAN ao roteador do provedor. Instale de volta.


Nada tem a ver com WIFI, que é outra camada da LAN

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@arfneto Bom dia

 

Aproveitando o assunto, já faz anos que trabalho no ramo de TI e até hoje não entendo como que funciona mascara de rede 🙈.

Se o IP do meu roteador for 172.16.0.1, qual diferença de eu usar uma máscara de rede 255.255.255.0 ou 255.255.0.0 ou 255.0.0.0?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!