Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phishing no Iphone? E-mail falso


Posts recomendados

Boa noite, esta semana minha mae recebeu um email fraudulento alegando ser da Receita Federal, como o remetente tinha email [email protected], acreditei e cliquei no link para fazer download dos arquivo, fui redirecionado a um outro website e um arquivo como um print foi salvo em forma de pdf no aparelho (não abri, só vi a imagem).

Em seguida, baixei Avast e o McAfee no aparelho, e não foram detectadas ameaças durante o scan.

o Link para qual fui redirecionado é este: [LINK REMOVIDO PELA MODERAÇÃO] 

Imediatamente alterei senhas de email e apps bancários, realizei o scan dos antivírus e dizem iphone sem um aparelho relativamente seguro..

vocês poderiam me dizer se há possibilidade de algum dado ter sido roubado, e como detectar isso?

 

Agradeço a ajuda.

Mateus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MateusFrade até onde sei, os app de antivírus no iphone não fazem muita coisa, a maioria só serve como localizador de aparelho perdido/roubado, analisar a rede wifi, e alguns possuem função e analisar o site que você abrir, mas não fazem scan dos aplicativos instalados.

Até pela forma que o iOS funciona, onde na maioria dos casos os aplicativos não podem ler o que o outro está rodando (posso estar enganado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MateusFrade exploits no iPhone e iOS, apesar de existirem (ex1, ex2, ex3) são mais raros e bem difíceis de conseguir, tanto que custam caro em fóruns especializados na venda de malwares e normalmente são vendidos pra governos ou órgãos que queiram explorar isso de alguma forma política – são casos em que os exploits normalmente são usados de forma direcionada, pra roubar dados ou espionar pessoas (ex.: políticos), entidades (ex.: grandes empresas de tecnologia) ou Estados bem específicos. Não creio que você tenha tido os dados vazados de alguma forma. 

 

Como aqui não temos setor pra remover malware em smartphones, sugiro que dê uma passada no fórum da Malwarebytes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MateusFrade Olá Mateus, como vai?

 

O iPhone e dispositivos da App são realmente um pouco mais complexo de invadir, pois para realizar a instalação de aplicativos de joga da App Store você teria que autorizar isso acontecer, provavelmente esse não foi o caso.

 

Com relação ao e-mail do governo, confesso que já vi técnicas de Spoof de e-mail, ou seja, fazer um clone idêntico e se passar pelo mesmo, só que através de algumas configurações do próprio provedor de e-mail da para verificar se ele passou por todas as etapas de autenticação, porém, grande parte das pessoas não fazem isso.

 

Outra coisa que eu gostaria de deixar bem claro é que: sim, os sites do governo são bem estranhos, inclusive alguns nem temo HTTPS com Security no final para criptografar as informações que trafegam pela rede, podendo ocorrer interceptação por pessoas acintosas.

 

Ademais, o iOS roda em cima de um linux, provavelmente numa VM que nem o Android para proteger o usuário comum de fazer algo que supostamente poderia afetar o sistema operacional, por que eu estou explicando isso? Para o sujeito te infectar, ele precisaria criar um malware em Swift que é a linguagem dos Apps iOS, bindar com um pdf, apesar de os pdfs atuais não terem as vulnerabilidades como antigamente, você teria que dar permissão para um aplicativo externo instalar no seu dispositivo, pois o iOS só permite os App da App Store, depois disso ele ainda teria que seu iPhone tivesse destravado no famoso(JailBreak) para o sujeito mal-intenciosado ter acesso total e prosseguir com o ataque.

 

Percebeu que provavelmente não foi nada? Mas se mesmo assim persistir com a dúvida pode redarguir.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...