Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Smart switch e Interruptor paralelo "alternativo"


taciosdiogo
Ir à solução Resolvido por Thiago Miotto,

Posts recomendados

Oi pessoal,

 

Na minha sala tem um esquema de interruptor paralelo (3-way) que não me parece muito convencional (olhem a imagem). E não é convencional porque os dois interruptores recebem fase e neutro, e os retornos (verde) fazem função dupla, as vezes de fase e as vezes de neutro.

 

Esses interruptores controlam duas lâmpadas e eu quero instalar um smart switch mini de um jeito que os interruptores físicos continuem funcionando.

 

Acho que as imagens vão explicar melhor (desculpem o desenho tosco), mas qualquer ideia é bem vinda.

IMG-20221217-WA0010.jpg

IMG_20221217_140258942.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Interruptores vão cumprir sua missão se você mantiver o smart ligado. Desligado, apenas o da esquerda vai cumprir meiabocamente. Pra incorporar mais controles paralelos, queira googlar interruptor four way (clique)

Desconheço smart interruptor com duas fases, reversível e isolado. Dá pra adaptar mas ... 🙃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

você teria que fazer refazer boa parte da ligação, numa ideia mais parecia c/ o "modelo tradicional". Supondo que seus interruptores são aqueles de 1 entrada e 2 saídas (que pode ser usado ao contrário), liga o S1 na entrada de um interruptor, fios entre as 2 saídas e que seria a entrada comum do 2º interruptor você usa como saída e liga no S2, como no desenho abaixo
image.png.0a1e4166a3fd1855def0092e22901b45.png
Sim, você terá 3 fios passando na canaleta p/ fazer isso.

OBS: C/ o sonoff mini, há relatos de problema de luz piscar usando esse tipo de ligação, pois o fio longo vira uma antena e capta ondas que o aparelho interpreta c/ movimento da chave. Se isso acontecer ali também, a solução é colocar um capacitor entre S1 e S2. Já que tem que passar um fio novo pra isso, eu já passaria um fio blindado p/ não me incomodar.
Fase e neutro, creio que você sabe como será a ligação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/12/2022 às 00:03, Renato.88 disse:

Esse tipo de instalação, com fase e neutro no mesmo interruptor apesar de funcionar não é recomendado fazer. 

Impressão minha ou quando a lâmpada está desligada neste método, ele forma uma ligação de lâmpada em série? Tipo, se você ligar uma chaleira elétrica ou um chuveiro na mesma rede desta ligação a lâmpada vai acender sozinha e tirar energia deste aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Impressão minha ou quando a lâmpada está desligada neste método, ele forma uma ligação de lâmpada em série? Tipo, se você ligar uma chaleira elétrica ou um chuveiro na mesma rede desta ligação a lâmpada vai acender sozinha e tirar energia deste aparelho.

Quando a lâmpada está desligada, ela fica com seus fios juntos na fase ou no neutro. 

Não há como ela acender. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!