Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar BRTFS ou EXT4?


k0lor

Posts recomendados

Olá a todos!

 

 

Gostaria de saber a opinião de vocês neste assunto. Estava querendo reinstalar meu sistema (atualmente em EXT4) para limpar "restos" de quando eu estava explorando o Linux.

 

Me deparei com o BRTFS, que parece ser uma maravilha: snapshots, compressão de arquivos, copy-on-write, extensibilidade de armazenamento e mais.

Mas também li contrapontos como: compressão não é lá grande coisa, instabilidade (por ser uma tecnologia "nova"), dificuldade em lidar com arquivos de tamanho dinâmico (.vdi, .qcow2).

 

Parece ser uma batalha justa para ambos os lados, alguém tem experiência com esse sistema de arquivos?

 

Utilizo o FFmpeg para trabalhar com múltiplos arquivos de vídeo, raramente uso uma KVM e jogo casualmente, tenho um SSD sata como / e HDD como extensão, onde guardo os vídeos do FFmpeg e jogos da Steam. Acham válido eu utilizar o BRTFS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em termos de recursos, sem pensar duas vezes Btrfs. Sobre a estabilidade, é um sistema de arquivos com 15 anos, já está maduro, com exceção da funcionalidade RAID embutida, que é deficiente (porém está melhorando). É o sistema de arquivos padrão do (open)SUSE e do Fedora.

 

Para evitar copy-on-write seletivamente em imagens de disco, configure o atributo "C" no diretório, antes dos arquivos serem criados:

 

https://man.archlinux.org/man/chattr.1.en

https://man.archlinux.org/man/btrfs.5#FILE_ATTRIBUTES

 

Em arquivos existentes é mais chato: https://wiki.archlinux.org/title/btrfs#Disabling_CoW.

 

A principal funcionalidade, para mim, são as somas de verificação dos dados. Versões recentes do kernel suportam algoritmos mais robustos que CRC32C (XXHASH tem pouco impacto no uso de CPU):

 

https://man.archlinux.org/man/btrfs.5#CHECKSUM_ALGORITHMS

 

Outra opção, se snapshots, compressão, checksums de dados[*], ..., não forem importantes, é o XFS, que é robusto (com limites máximos muito superiores aos do EXT4) e suporta reflinks desde o kernel 4.9, como no Btrfs (https://wiki.archlinux.org/title/XFS#Reflink_copies). Tem desenvolvimento ativo desde que a Red Hat (e posteriormente a Oracle) delegou engenheiros para trabalharem nele em tempo integral, há uma década atrás mais ou menos -- parte do time da finada Silicon Graphics migrou para a Red Hat.

 

[*] Dos metadados ambos suportam, EXT4 (kernel 3.18, e2fsprogs 1.43) e XFS (kernel 3.15, xfsprogs 3.2.0).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcos, obrigado por sua contribuição.

Quando você menciona os recursos, você quer dizer em geral ou apenas no tamanho do armazenamento? Imagino que a compressão irá colocar uma carga extra na CPU e o copy no I/O do armazenamento que no final irá diminuir a velocidade total.

 

O XPS possui características bem interessantes, mas essas features do btrfs são o que realmente me atraíram.

 

Estava lendo sobre a verificação de checksum dos arquivos, mas acho que ela não pode ser aproveitada sem um RAID, já que no final não vai ter de onde corrigir o erro. Devo dedicar uma partição do meu HDD para um RAID1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...