Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AggregatorHost.exe é vírus? que processo é esse?


Posts recomendados

Abri o gerenciador de tarefas para ver porque o pc estava lento, e reparei no processo AggregatorHost.exe, um processo que eu não me recordo de ter visto antes.

A lentidão no caso era por causa do antivirus, fui pesquisar sobre esse processo na internet e não achei muita coisa, alguns dizem que é processo do windows e outros dizem que é vírus. Gostaria de saber afinal de contas que processo é esse.

Sem título.jpg

Uma coisa que reparei é que na descrição do atalho do processo, que fica na pasta system32, vem poucas informações e não consta que é da Microsoft, como a descrição do outro atalho que coloquei do lado pra comparar.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daniel gentil  Olá daniel, como vai?

 

Provavelmente é o software oficial da Microsoft, porém, se estiver com dúvida, te dou algumas dicas;

 

1º Abra o Gerenciador de Tarefas, vá em AggregatorHost.exe e em seguida clique para abrir a pasta do processo, se estiver no caminho abaixo, grande probabilidade de ser legítimo:

 

C:\Windows\System32

 

2º Quando você entrar na pasta do processo AggregatorHost.exe, verifique o tamanho do software, geralmente é pequeno, se for grande aguardo redarguir.

 

3º Algumas pessoas falam de Copyright da Microsoft, quando você entrar na pasta e estiver na System32, vá nas propriedades e verifique o Copyright para ver se é da Microsoft, eu digo isso, pois os processos oficiais da Microsoft nas versões anteriores tinham o Copyright, agora no Windows 11 eu não tenho esse conhecimento, mas já vi relatos de programas legítimos sem Copyright, ok? Sim, isso é estranho.

 

4º Da para se notar na imagem que está consumindo pouco do seu hardware, ou seja, provavelmente não é um Malware.

 

5º Uma maneira empírica que eu descobrir se um Malware está rodando no computador, é que você vai perceber que a seta do seu mouse fica carregando algo que não abre, o computador pode está com consumo recrudescente sem nenhum software em execução, enfim, provavelmente este não é o seu caso.

 

Resumo:

 

Se você verificar o caminho do processo e estiver na pasta System32, provavelmente está tudo certo, outro fator é que não está consumindo muito do seu hardware. Se ainda estiver na dúvida e quiser fazer um scan, eu recomendo bastante o MalwareBytes.

 

Se ainda persistir a dúvida, aí eu recomendo passar na área de Remoção de Malware, ou seja, onde os Analistas de Segurança aqui do forum irão lhe direcionar para uma análise mais minuciosa, minha função aqui é argumentativa, afim de te convencer se é ou não um Malware e quando possível dou alguma dica.

 

Espero ter ajudado,

 

Até.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, ZTM disse:

@daniel gentil  Olá daniel, como vai?

 

Provavelmente é o software oficial da Microsoft, porém, se estiver com dúvida, te dou algumas dicas;

 

1º Abra o Gerenciador de Tarefas, vá em AggregatorHost.exe e em seguida clique para abrir a pasta do processo, se estiver no caminho abaixo, grande probabilidade de ser legítimo:

 

C:\Windows\System32

 

2º Quando você entrar na pasta do processo AggregatorHost.exe, verifique o tamanho do software, geralmente é pequeno, se for grande aguardo redarguir.

 

3º Algumas pessoas falam de Copyright da Microsoft, quando você entrar na pasta e estiver na System32, vá nas propriedades e verifique o Copyright para ver se é da Microsoft, eu digo isso, pois os processos oficiais da Microsoft nas versões anteriores tinham o Copyright, agora no Windows 11 eu não tenho esse conhecimento, mas já vi relatos de programas legítimos sem Copyright, ok? Sim, isso é estranho.

 

4º Da para se notar na imagem que está consumindo pouco do seu hardware, ou seja, provavelmente não é um Malware.

 

5º Uma maneira empírica que eu descobrir se um Malware está rodando no computador, é que você vai perceber que a seta do seu mouse fica carregando algo que não abre, o computador pode está com consumo recrudescente sem nenhum software em execução, enfim, provavelmente este não é o seu caso.

 

Resumo:

 

Se você verificar o caminho do processo e estiver na pasta System32, provavelmente está tudo certo, outro fator é que não está consumindo muito do seu hardware. Se ainda estiver na dúvida e quiser fazer um scan, eu recomendo bastante o MalwareBytes.

 

Se ainda persistir a dúvida, aí eu recomendo passar na área de Remoção de Malware, ou seja, onde os Analistas de Segurança aqui do forum irão lhe direcionar para uma análise mais minuciosa, minha função aqui é argumentativa, afim de te convencer se é ou não um Malware e quando possível dou alguma dica.

 

Espero ter ajudado,

 

Até.

O arquivo tem 280kb e não tem assinatura nenhuma. Está na pasta System32.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá usando algum programa ou jogo pirata? Clique com o botão direito em cima desse processo e clique em "Abrir local do arquivo". Depois envie esse arquivo pra ser analisado nos links abaixo.

 

https://www.virustotal.com/#/home/upload

https://virusscan.jotti.org

https://www.virscan.org

Ps.: o último link aparentemente agora só tem versão em chinês, desconhecia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mick 07 disse:

Tá usando algum programa ou jogo pirata? Clique com o botão direito em cima desse processo e clique em "Abrir local do arquivo". Depois envie esse arquivo pra ser analisado nos links abaixo.

 

https://www.virustotal.com/#/home/upload

https://virusscan.jotti.org

https://www.virscan.org

Ps.: o último link aparentemente agora só tem versão em chinês, desconhecia. 

Nada de pirataria. Só uso software opensource, os jogos todos da steam. Fora isso uso pc pra estudar, assistir vídeo no youtube, filme na netflix.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!