Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Definição de resistores para série de leds


Posts recomendados

Olá pessoal, boa noite!

Gostaria de pedir-lhes uma ajuda para definir o resistor comercial mais adequado as necessidades de meu circuito.

Trata-se de uma luminária com 10 leds de 3w para um aquário.
 

Utilizarei a controladora TC420 de 5 canais para dimerizar os leds e acioná-los automaticamente com base na configuração que eu fizer na mesma.

Minha maior dificuldade é definir qual resistor usar em cada série.

 

Estou com uma fonte chaveada 12v 20a e farei as seguintes séries de leds em cada canal:

  • Ch1: série com 4 leds vermelhos(2.2-2.4v, 700mA)  -  Segundo minhas especulações, eu deveria usar um resistor de 4.7ohms e 3W nesta série

 

  • Ch2: série com 3 leds azuis royal(3.2-3.4v, 700mA)  -  Segundo minhas especulações, eu deveria usar um resistor de 3.6ohms e 2W nesta série

 

  • Ch3: série com 3 brancos(3.2-3.4v, 700mA)  -  Segundo minhas especulações, eu deveria usar um resistor de 3.6ohms e 2W nesta série

 

  • Ch4: ventoinha/cooler 12v  -  Aqui não seriam utilizados resistores

 

O quê acham dessa minha configuração, lhes parece adequada?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

boa noite!

Bd & F.A.N. 🌄 ... a partir de amanhã 🤪

A propósito.. hoje :wiggle:= 🍰 obrigado 😁

 

Isso daqui te ajuda a especular melhor: https://ledcalculator.net/pt#p=12&v=2.3&c=700&n=4&o=w

Origem:

 

Dica: confira de fato os valores de corrente e tensão pois me parece exagerado, ok?

8 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

leds vermelhos(2.2-2.4v, 700mA) 

 

Assim sendo vai descobrir que o led não precisa disso tudo pra dar uma boa iluminada. Tampouco precisará de 12Vx20A a não ser que seu aquário seja de fato bem grande

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@.if

Muito obrigado pela disposição em ajudar!
 

Eu estava utilizando essa calculadora para definir os resistores mas voltei minha atenção para manter constante a corrente, visto que dificilmente os leds sofreriam avarias em virtude da tensão se a corrente for constante.

Assim como este rapaz demonstra no experimento em vídeo

 

Ou neste circuito:

image.png.5f9c5adcb77a082d65f589e75be430c8.png

Por isso mudei de estratégia e pretendo utilizar o LM317.
Refiz os cálculos e os expús neste outro tópico para que colegas mais experientes pudessem opinar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Não entendi uma coisa. Essa controladora que dimeriza, não poderia colocar a tensão adequada s/ resistor? Só calcular quantos volts precisa em cada canal?

Sim, Thiago, poderia. É o que pretendo fazer... alimentar com 13,6V.

Porém, descobri em minhas pesquisas que se mantivermos uma corrente adequada constantemente não haverá a necessidade de se preocupar com a tensão, mesmo que bem dimensionada

Tenho 3  cores e 2 tipos de leds disponíveis

700mA, 3,2-3,4V, 3W - Azul e Branco

700mA, 2,2-2,4V, 3W - Vermelho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!