Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, boa noite!

Gostaria de pedir-lhes uma ajuda para definir o resistor comercial mais adequado as necessidades de meu circuito.

Trata-se de uma luminária com 10 leds de 3w para um aquário.

Utilizarei a controladora TC420 de 5 canais para dimerizar os leds e acioná-los automaticamente com base na configuração que eu fizer na mesma.

Minha maior dificuldade é definir qual resistor usar em cada série.

Estou com uma fonte chaveada 12v 20a e farei as seguintes séries de leds em cada canal:

• Ch1: série com 4 leds vermelhos(2.2-2.4v, 700mA)  -  Segundo minhas especulações, eu deveria usar um resistor de 4.7ohms e 3W nesta série

• Ch2: série com 3 leds azuis royal(3.2-3.4v, 700mA)  -  Segundo minhas especulações, eu deveria usar um resistor de 3.6ohms e 2W nesta série

• Ch3: série com 3 brancos(3.2-3.4v, 700mA)  -  Segundo minhas especulações, eu deveria usar um resistor de 3.6ohms e 2W nesta série

• Ch4: ventoinha/cooler 12v  -  Aqui não seriam utilizados resistores

O quê acham dessa minha configuração, lhes parece adequada?

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

boa noite!

Bd & F.A.N. 🌄 ... a partir de amanhã 🤪

A propósito.. hoje :wiggle:= 🍰 obrigado 😁

Isso daqui te ajuda a especular melhor: https://ledcalculator.net/pt#p=12&v=2.3&c=700&n=4&o=w

Origem:

Dica: confira de fato os valores de corrente e tensão pois me parece exagerado, ok?

8 horas atrás, marcusviniciusufsj disse:

leds vermelhos(2.2-2.4v, 700mA) 

Assim sendo vai descobrir que o led não precisa disso tudo pra dar uma boa iluminada. Tampouco precisará de 12Vx20A a não ser que seu aquário seja de fato bem grande

• 2 semanas depois...
Postado

@.if

Muito obrigado pela disposição em ajudar!

Eu estava utilizando essa calculadora para definir os resistores mas voltei minha atenção para manter constante a corrente, visto que dificilmente os leds sofreriam avarias em virtude da tensão se a corrente for constante.

Assim como este rapaz demonstra no experimento em vídeo

Ou neste circuito:

image.png.5f9c5adcb77a082d65f589e75be430c8.png

Por isso mudei de estratégia e pretendo utilizar o LM317.
Refiz os cálculos e os expús neste outro tópico para que colegas mais experientes pudessem opinar

Postado
7 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Não entendi uma coisa. Essa controladora que dimeriza, não poderia colocar a tensão adequada s/ resistor? Só calcular quantos volts precisa em cada canal?

Sim, Thiago, poderia. É o que pretendo fazer... alimentar com 13,6V.

Porém, descobri em minhas pesquisas que se mantivermos uma corrente adequada constantemente não haverá a necessidade de se preocupar com a tensão, mesmo que bem dimensionada

Tenho 3  cores e 2 tipos de leds disponíveis

700mA, 3,2-3,4V, 3W - Azul e Branco

700mA, 2,2-2,4V, 3W - Vermelho

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!