Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa para criar imagem e aplicar imagens de SSD/NVMe via boot


Posts recomendados

Prezados,

Primeiramente não sei se estou postando no tópico correto, mas gostaria de uma sugestão para resolução da seguinte questão:

Atualmente meu PC está com a placa b450m Steel Legend e, apesar de ter duas entradas M.2, apenas uma aceita o NVMe (eu não tinha me ligado nisso ate comprar o segundo SSD). Eu ja tinha um SSD de 512 na entrada M.2 ultra e acabei comprando um novo de 2 tera, que não poderei usar nessa placa. Até que eu compre uma nova, gostaria de saber:

  • uma maneira de realizar a cópia do SSD atual (um programa para criar a imagem), utilizando um HD externo, já que via windows o segundo ssds NVMe não é reconhecido quando encaixado no segundo slot. E como eu faria para realizar esse espelhamento no SSD quando estiver iniciando, visto que ele ainda está sem nenhum dado; ou
  • Se eu teria que realizar uma nova instalação do windows no novo SSD e só após isso realizar a cópia através desse programa?

Aliás, em resumo: com qual programa eu conseguiria realizar esse processo? se não, aceito dicas de como proceder.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Adalberto França disse:

Eu ja tinha um SSD de 512 na entrada M.2 ultra e acabei comprando um novo de 2 tera, que não poderei usar nessa placa.

 

em tese.. eu tenho essa mesma placa-mãe e ontem coincidentemente estava aqui pensando numa forma de driblar essa impossibilidade e me lembrei dos adaptadores para slot pci-e q podem transformar qualquer slot pcie para NVMe..

 

pesquisei no aliexpress uns modelos, comprei pra fazer um teste pois estou pensando em aproveitar o ultimo slot x16 q tem nela mas que é x4 na verdade pra colocar um SSD NVMe de 1tb tb q ja vai ser bem mais rápido q o meu atual de 1tb sata

 

fiz a compra hj, esperar chegar pra fazer os testes.. se der tudo certo, é o q vou fazer mais pro fim do ano.. e usar esse slot q no meu caso sobra ja q eu uso o primeiro pra placa de vídeo e o x1 pra placa wifi

 

o unico porém nesse arranjo feito é q aparentemente não dará boot, pelo q pesquisei no site da ASRock.. mas não sei se procede e é por isso q eu comprei o adaptador pra fazer os testes.. entretanto o meu intuito em adicionar outro NVMe nesse contexto é usar ele apenas como armazenamento em substituicao ao meu SSD de 1tb sata q uso e que apesar de sata, as vezes a velocidade é bem aquem, principalmente quando você se acostuma com o padrão NVMe e usa pra manejar muitos arquivos diariamente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adalberto França Existem 3 bons programas para se fazer isso, recomendo o Aomei Backupper, mas irá precisar de uma HDD para salvar a imagem do sistema, feito isso terá que efetuar a troca do SSD, precisará também de um disco inicializavel do Aomei Backupper, basta fazer o download na opção de ferramentas dentro do programa, depois é só inicializar ele com um pendrive para restaurar a imagem do sistema que fez inicialmente e que foi salva no HDD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Tiberio disse:

@Adalberto França Existem 3 bons programas para se fazer isso, recomendo o Aomei Backupper, mas irá precisar de uma HDD para salvar a imagem do sistema, feito isso terá que efetuar a troca do SSD, precisará também de um disco inicializavel do Aomei Backupper, basta fazer o download na opção de ferramentas dentro do programa, depois é só inicializar ele com um pendrive para restaurar a imagem do sistema que fez inicialmente e que foi salva no HDD.

 

e tb outra opcao q inclusive uso aqui pra fazer backups semanais do meu S.O é o O&O diskimage professional.. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Obrigado pelas dicas repassadas aqui! Irei baixar os programas em um pc onde trabalho para ver qual interface acho mais intuitiva. @rodrigo.dcvieira em relação a este adaptador, eu nem sabia da existência de tal produto, mas ainda creio que poderia ser uma solução viável para pelo menos fazer o atual SSD de 512 como secundário, e deixar o de 2 tb como principal.
 

Inclusive, o NVMe que comprei é gen4 e possuí algumas velocidades bem superiores a esse de 512 que já possuo, mas lembro de ter visto em algum local (que não me recordo) que a placa aceitaria SSD dessa geração, mas lendo o manual presente na caixa, parece que o slot M.2 ultra só teria suporte para gen3. Saberia me dizer se alguma atualização da placa-mãe poderia atualizar também essa compatibilidade entre gerações? ou seria algo vinculado ao hardware?

 

Por final, alguém poderia sugerir alguma placa-mãe com ótimo custo benéficio que aceitaria os dois SSDs, sendo o último dessa geração 4? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!