Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Descarga profunda faz estrago de primeira?


Posts recomendados

  • Membro VIP

2.6V caiu d+. Praticamente dentro do túmulo mas...

 

Se selada há dificuldade em ressuscitar e acessar seu interior. Mas caso consiga, uma alternativa é remover o eletrólito, filtrar e reservar. Em seguida lave com água mineral + bicarbonato de sódio. Dá uma chacoalhadinha básica. Depois recoloque a solução e complete com solução. Bem esta solução é pra bateria pb automotiva 'normal' a qual acabo de ter informação de um sucesso literalmente agora há pouco.

Devido a tua idade avançada, permito-me não mencionar o óbvio: riscos & perigos eletroquímicos envolvidos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o vídeo. Já tinha visto outros semelhantes. Uma informação que não está certa é que seria fácil tirar a tampa grande retangular das baterias seladas o que não é verdade, eu já tentei sem sucesso e cheguei a começar a cortar o plástico da carcaça da bateria. Mas ela não era da marca "Moura" que o autor do vídeo mencionou. De qualquer forma outros vídeos sobre recuperação de bateria mostraram que é necessario fazer furos na tal tampa retangular sobre os 6 "elementos", onde antes ficavam as 6  tampas de rosca das não seladas. e após a recuperação tampá-los, não lembro agora como, talvez cola quente ou outro cola.

Outra coisa, no final o autor faz várias lavagens com água da torneira. Sabendo como qualquer mineral ou substância estranha na solução ácida é prejudicial para a bateria eu faria as últimas lavagens com água destilada. Na época que tentei abrir a bateria que mencionei encontrei (talvez por sorte) numa farmácia agua destilada em garrafa plástica de 5 litros e não foi caro. Nos outros vídeos que assisti há um bom tempo foi colocado no final apenas a solução pronta, sem misturar com água bi desmineralizada. 

Na década de 80 eu comprei para alimentar aparelhos portáteis a pilha 2 baterias chumbo acidas transparentes para uso em flash fotográficos. Cada uma tinha 3  elementos e cada elemento tinha um densímetro com 3 bolinhas coloridas. A solução vinha em uma embalagem a parte e ao colocá-la nas baterias as três bolinhas ficaram no fundo e ao receber carga foram subindo até as 3 boiarem e iam afundando conforme a descarga. Isso indica que a solução tinha uma densidade maior ao ser colocada na bateria descarregada e menor quando a mesma estava carregada. Inclusive, antes da popularização das baterias seladas, os auto elétricos tinham um densímetro com bolinhas e uma espécie de bola de borracha oca em cima para criar vácuo e sugar uma amostra da solução para determinar a carga. 

Adicionar água à solução imagino que diminuiria a densidade a não ser que o ácido sulfúrico seja menos denso que a água (é questão de química e eu sou eletrônico kkk). Enfim a densidade da solução numa bateria nova deve ser padrão. Agora como determinar a densidade certa para uma bateria recuperada ? Talvez dar carga e corrigir a densidade com a bateria carregada o que não deve ser fácil. De qualquer maneira uma bateria funcionando "meia boca" com uma densidade de solução um pouco inadequada é melhor do que nada. 

 

Tem também a questão das baterias estacionárias cuja solução não é líquida, é um gel.

E tem os dessulfatadores eletrônicos também:

https://blog.novaeletronica.com.br/circuito-desulfatador-de-bateria/

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O tópico reuniu muito conhecimento. Mas concluo ser um assunto muito especializado, devido aos perigos que o circundam. Não é à toa que o mercado decidiu selar as baterias de ácido. Existe um mercado de reciclagem para esses descartáveis. Raramente eu solicito fechar um tópico. Dessa vez o farei, pois não quero incentivar aventuras nesses caminhos que estão interditados com avisos de perigo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que seja necessário fechar o tópico. As informações reunidas nele, fechado ou não, podem eventualmente incentivar algumas pessoas a tentar recuperar suas baterias (assim como a quantidade enorme de vídeos no Youtube sobre isso que sugerem lavagem até com gasolina) e estão devidamente avisadas até porque o perigo do ácido sulfúrico costuma ser de domínio público. Selar as baterias ácidas está mais para um argumento de venda alegando serem de “baixa” ou “nenhuma” manutenção.

E nem são tão seladas assim, me interessei pelo tópico porque na ocasião do arrombamento da minha casa comprei uma bateria automotiva de 60 Ah nova, selada e estraguei ela logo de início experimentando quanto tempo o alarme aguentaria funcionando sem carregar a bateria já que os “nóias” cortaram a energia da casa na ocasião. A bateria caiu para uns 8 volts e apesar de ter recuperado a tensão de 12,5 volts com carga lenta a resistência interna foi para as alturas, uma lâmpada de 1 ampere já provoca uma queda de 0,5 volts e foram necessários 17 volts para conseguir passar uma corrente de carga de 4 amperes por ela que aliás não acrescentaram nenhuma carga.

 

Quando chacoalhei bem a bateria para eventualmente tentar mover depósitos e precipitados levei um belo susto quando pingaram em mim generosas gotas de solução por algum tipo de respiro. É selada mas tombou, vazou kkk.  Graças a Deus nada de grave aconteceu, eu imediatamente lavei a minha perna, não senti absolutamente nada, minha pele cor "branco escritório" nem vermelha ficou, diferente da minha bermuda jeans na qual no dia seguinte notei um buraco de uns 5 cm!8.thumb.jpg.416d5911ce032220aaec74ab4bf2a58b.jpg

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!