Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando, será que alguma peça está com defeito?


Ir à solução Resolvido por JotaCF,

Posts recomendados

Boa tarde, galera do fórum. No dia 01 de janeiro resolvi dar uma limpada no PC e colocar o processador novo, aí começou a minha dor de cabeça. Não ligou, a placa parecia nem chegava a ser energizada, tampouco boot. Após mexer nos módulos de memória, a luz led da ventoinha traseira ligou mas o cooler no processador nem chegou a girar.

 

Pois bem, desconfiei da placa-mãe (em maio completa 4 anos de uso) e resolvi dar uma limpeza nela. Lavei com água corrente e detergente neutro e a deixei fritar no escaldante sol de fortaleza das 12h até às 16h30 e no final da tarde voltei a tentar e finalmente consegui dar boot apenas fechando curto direto na placa-mãe nos pinos do power, fiquei mega feliz e montei todo o pc novamente após toda a dor de cabeça e pensei ter me livrado de um gasto completamente fora do previsto como outra placa nova.

 

No entanto, pro meu azar mais ou menos uma semana depois literalmente do nada o pc desliga e após alguns segundos religa novamente sem ter tido nenhuma queda de energia na casa. Esse problema aconteceu duas vezes, uma a noite e outra a tarde de dias diferentes (domingo e quarta). Antes de dar esses problemas, eu apertava o botão power e o pc ligava minutos depois "sozinho" - note, isso não ocorreu jamais antes de 01 de janeiro deste ano. Comecei a pesquisar e vi aqui na comu um tópico parecido condenando a fonte e pra mim fez sentido, uma fonte meia-boca dando sinais de instabilidade. Não quis arriscar meu pc que já gastei tanto e comprei ontem a noite uma Corsair RMx Series RM550x 550W 80 Plus Gold Full Modular (estava nos planos pro futuro, resolvi adiantar pela oferta que peguei na K*bum e menos cabos enchendo o saco no gabinete tenebroso de apertado) e estou no aguardo da chegada dela.

 

A grande pergunta: me precipitei ou faz sentido a compra? Desde já, agradeço a contribuição dos colegas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov valeu! tentei fazer o teste, mas infelizmente não tinha outra fonte ou placa-mãe disponível. estou deixando o pc em modo suspensão desde então pra não ter dor de cabeça. o que mais me chocou é que a fonte é simples mas não imaginei ser tão vagaba se tratando de uma marca conhecida no mercado. nunca usei sequer 50% da capacidade dela, uso filtro de linha e nada de estabilizador... enfim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@josecaiof Bom dia.

 

Qual era o processador antigo e qual é o novo?

O Ryzen 5 3600 é o novo ou o velho processador?

Você sabe que dependendo do upgrade é necessário atualizar a BIOS.

As vezes isso resolve.

Com o antigo ainda funciona?

A fonte mesmo sendo não muito boa, se antes do upgrade o PC ligava normal, após o upgrade também era pra fazer o PC pelo menos ligar e aparecer a tela da BIOS.

Uma fonte ruim vai mostrar quando é boa só quando quando o PC é exigido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Usava o 1600AF e coloquei o 3600, o BIOS já estava atualizado pro mais recente que contemplava todos da série 3000. O antigo ainda funciona sim.

 

5 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

A fonte mesmo sendo não muito boa, se antes do upgrade o PC ligava normal, após o upgrade também era pra fazer o PC pelo menos ligar e aparecer a tela da BIOS.

Uma fonte ruim vai mostrar quando é boa só quando quando o PC é exigido.

sim, por isso meu estranhamento, daí "condenei" a placa-mãe e foquei e fazer a limpeza nela. show, ligou tudo normalmente, depois que os problemas de energia começaram a aparecer e a suspeita partiu pra fonte que começou a desarmar aleatoriamente, além do ruído alto da fan mesmo em tarefa básica de navegação. ademais, como falei, eu apertava o power e dava boot apenas minutos depois após desligar o pc e ligar no outro dia. quando o pc desligava do nada, ligava logo em seguida, como se fosse queda de energia geral.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando sobre meu caso. Funcionou bem até ontem com a medida de colocar o PC apenas em suspensão (desde quarta decidi fazer isso após desligar do nada pouco antes das 15h).

No entanto, ontem por volta de 11h desligou sozinho novamente e religou em seguida, assim também aconteceu a tarde e a noite.

Desde então, segue com problema intermitente. Às vezes liga minutos depois de pressionar power no gabinete, dá boot, entro no BIOS pra fazer load de um perfil (bateria da placa tá sem carga pra segurar configurações após eu desplugar a fonte) e desliga logo em seguida e o led do Power se mantém aceso no gabinete sem responder aos comando de reboot ou segurar o Power pra desligar a força.

Chatice sem fim, sigo esperando a fonte a qual paguei Sedex pela Kabum e ainda sequer foi enviada (paguei no pix às 23h de quinta).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Solução

Passando pra atualizar sobre meu caso. Enviei para o RMA no início de fevereiro e chegou em numa cidade do interior de SC por volta de 16 de fevereiro.

 

Demorou duas semanas pra coletarem a fonte na agência dos correios da cidade e UM MÊS pra me enviarem uma resposta sobre a fonte.

 

Enfim, de forma resumida, enviaram uma fonte nova e não falaram qual foi o problema da antiga. O que achei estranho foi enviarem a fonte Thermaltake Smart Series 500W, 80 Plus White sendo que a que deu foi o modelo Thermaltake Smart Series RGB 600W, 80 Plus White. Isso tá dentro dos termos legais do RMA? Eu reparei apenas no valor, e foi próximo do que paguei em 2020 nessa que deu defeito.

 

PS: desde que comprei a Corsair RM550x, NUNCA MAIS deu o mesmo problema no pc. reafirmo meu ponto de evitar fontes da Thermaltake, modelos básicos com preços absurdos e com qualidade questionável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!