Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Queria montar um pc com as melhores peças porém as placas de vídeo e processadores estão um absurdo.

Com isso em mente, pensei em montar um pc que fosse top porém eu pegaria uma placa de vídeo "suficiente" para os dias atuais e que com o decorrer dos anos eu atualizasse apenas ela.

Meu foco é programação e jogos (Tibia, DayZ, World of Warcraft, COD Warzone, Battlefield, LoL). Sim, jogos nada demais para os dias de hoje (creio eu).

Exemplo do setup:

Processador: i5 12ª/13ª geração;

placa-mãe: Z ou B, ambas LGA1700;

Memória: 32gb;

Fonte: 850w gold;

Placa de vídeo: Começam as duvidas!

Dúvida 1. É possível misturar as marcas de placa de vídeo com placa-mãe e processador?

• Exemplo: Placa de vídeo AMD com processador Intel e Placa de vídeo Nvidia com processador AMD? (ou tem q combinar as marcas Nvidia com Intel e AMD com AMD?)

E como estou querendo montar um pc atualizado, me disseram para aproveitar e pegar uma placa-mãe que daria suporte para as RTX serie 40 já, pois caso eu queria fazer um upgrade futuramente, eu não precisaria mudar mais NADA no pc como mexer no processador (uma vez que estou pegando um bom na teoria), mudaria apenas a placa de vídeo com o decorrer dos anos. Achei válida a informação pois dessa forma eu poderia pegar uma placa-mãe e processadores top e uma placa de vídeo boa o suficiente para os jogos que citei e no futuro eu faria upgrade SÓ da placa de vídeo, tendo menos gastos e dor de cabeça.

Dúvida 2. É possível eu pegar uma placa-mãe LGA1700 que suporte placas de vídeo NVIDIA ou AMD antigas E atuais? exemplo desde as RTX 4090 até as antigas como RX 580 ou GTX 1060TI? Se é possível, o que eu devo analisar nas placas mães? Pois seria excelente poder comprar um pc TOP e com o decorrer dos anos ir atualizando APENAS a placa de vídeo conforme necessidade.

Dúvida 3. Para essa configuração e considerando uma placa de vídeo desde 1060TI/RX580 até uma RTX4090, uma fonte 850 é suficiente?

Peço por favor a paciencia de todos pois não quero fazer besteira e qualquer coisa que puderem me ajudar nesse assunto loco eu agradeceria demais!

Obrigado!

Postado
8 minutos atrás, snip_hardware disse:

Dúvida 1. É possível misturar as marcas de placa de vídeo com placa-mãe e processador?

Sim, pode misturar sem problemas.

9 minutos atrás, snip_hardware disse:

Dúvida 2. É possível eu pegar uma placa-mãe LGA1700 que suporte placas de vídeo NVIDIA ou AMD antigas E atuais? exemplo desde as RTX 4090 até as antigas como RX 580 ou GTX 1060TI? Se é possível, o que eu devo analisar nas placas mães? Pois seria excelente poder comprar um pc TOP e com o decorrer dos anos ir atualizando APENAS a placa de vídeo conforme necessidade.

O soquete LGA1700 só diz respeito ao processador.

As placas de vídeo são conectadas no slot PCIe x16, que é o mesmo desde a RX 580 e continua o mesmo com a RTX 4090. O que pode mudar com o tempo é a geração do PCIe (maior geração, maior a banda, mais velocidade), no entanto, as versões são retrocompatíveis. Mesmo que no futuro você compre uma placa de vídeo com PCIe 5.0, ela ainda vai funcionar no PCIe 4.0.

18 minutos atrás, snip_hardware disse:

Dúvida 3. Para essa configuração e considerando uma placa de vídeo desde 1060TI/RX580 até uma RTX4090, uma fonte 850 é suficiente?

A potencia recomendada pela NVidia para a RTX 4090 é 850W (https://www.nvidia.com/pt-br/GeForce/graphics-cards/40-series/RTX-4090/), considerando como processador um Ryzen 9 5900X que tem um consumo de 105W. Talvez uma fonte de 1000W seja mais segura e tenha margem para mais carga no futuro.

Você pode utilizar essa calculadora: https://outervision.com/power-supply-calculator

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, snip_hardware disse:

• Exemplo: Placa de vídeo AMD com processador Intel e Placa de vídeo Nvidia com processador AMD? (ou tem q combinar as marcas Nvidia com Intel e AMD com AMD?)

Tu é livre pra fazer, o que bem entender..

12 minutos atrás, snip_hardware disse:

Te passaram um pouco de desinformação.. O slot PCI-Express, que tanto a RX 580, como a RTX 4090 usam, praticamente não mudou em 20 ANOS de uso.. Fisicamente, ele não mudou mesmo, mas mudou a tecnologia no entono dele, que permite um maior tráfego de dados pelo slot, mesmo nenhuma alteração física..

Em TESE, uma placa de vídeo de 2008, poderia ser usada numa placa-mãe LGA1700 de 2022/2023.. Na PRÁTICA, terão outras questões, como BIOS/UEFI que vão interferir na compatibilidade.. MAS, em resumo: qualquer placa de vídeo dos últimos 10 anos, deve funcionar nessa placa LGA 1700 que pensa em comprar..

Sobre a fonte, depende da marca e modelo dela mas, se for uma BOA, sim, é suficiente pra qualquer placa, hoje em dia.. Pra RTX 4090 em específico, talvez seja bom um pouco mais, pois ela puxa mais de 450 Watts, sozinha..

• Curtir 1
Postado

Obrigado @Benzeno e @RS Faria ambos me ajudaram demais!

Se puderem me tirar uma ultima duvida eu agradeceria demais:

-O que eu devo me preocupar com questão de compatibilidade entre placa de vídeo e placa-mãe/processador. Sei que muitos falam que tem q ver se a placa é compatível com a placa-mãe e o Faria comentou também quanto a BIOS/UEFI, podem me explicar sobre isso, o que exatamente eu tenho que ver/fazer/me preocupar para não ter risco de fazer algo errado?

Obrigado desde ja!

Postado
1 hora atrás, snip_hardware disse:

Obrigado @Benzeno e @RS Faria ambos me ajudaram demais!

Se puderem me tirar uma ultima duvida eu agradeceria demais:

-O que eu devo me preocupar com questão de compatibilidade entre placa de vídeo e placa-mãe/processador. Sei que muitos falam que tem q ver se a placa é compatível com a placa-mãe e o Faria comentou também quanto a BIOS/UEFI, podem me explicar sobre isso, o que exatamente eu tenho que ver/fazer/me preocupar para não ter risco de fazer algo errado?

Obrigado desde ja!

Placa-mãe/processador é o mais crítico.

• Primeiro fator é o soquete, que pode ser impeditivo por questões físicas (você não vai conseguir encaixar o processador para um LGA1700 em um LGA1200 e vice-versa). LGA1700 é compatível com os processadores da Intel de 12 e 13ª geração, enquanto o LGA1200 é compatível com os processadores da 10ª geração.
  • Segundo ponto é a BIOS da placa-mãe. Os processadores são compatíveis a partir de uma determinada versão e elas são atualizadas pelas fabricantes conforme novos componentes são lançados.

Você não vai mudar o soquete, mas é BIOS é passível de ser alterada (tanto para uma versão mais recente quanto para uma versão anterior). 

Aqui você consegue consultar as compatibilidades dos processadores Intel: https://compatibleproducts.intel.com/.

Você também pode consultar as especificações de uma placa-mãe específica, onde são mostrados quais processadores são suportados (https://www.msi.com/Motherboard/MAG-B660M-MORTAR-WIFI/support#cpu)

Em relação à placa de vídeo/placa-mãe/UEFEI/BIOS, você não vai ter problema de compatibilidade se estiver lidando com componentes atuais. O maior problema seria utilizar componentes mais novos com placas-mãe antigas.

No máximo você vai ter gargalo entre processador e placa de vídeo se os componentes não tiverem desempenhos compatíveis. Isso não vai impedir o funcionamento, só acarretaria na subutilização dos recursos de um deles (aqui vai mais uma ferramenta para você https://pc-builds.com/bottleneck-calculator/).

Outro ponto é o chipset da placa-mãe. Ele vai definir as funções e componentes da placa-mãe, como quantidade de pentes de memória, geração do PCIe, possibilidade de overclocking.... (você pode ver as tabelas aqui https://en.wikipedia.org/wiki/LGA_1700).

Se você pretende fazer overclocking, por exemplo, uma placa-mãe com chipset H670 ou H770 não vai te atender e você teria que comprar uma Z690/Z790/W680.

• Curtir 2
Postado

@snip_hardware ,

Como já mencionado anteriormente, as placas de vídeo funcionam com os processadores atuais (AMD ou Intel).

O ideal é você escolher primeiro o processador, depois a placa-mãe com o soquete adequado (Ex: LGA1700 - Intel de 12 e 13ª geração, AM4 para ADM Ryzen 5000, AM5 para Ryzen 7000, etc).

Cada processador possui os chipsets compatíveis, como a série Ryzen 5000 da AMD, é compatível com os chipsets X570, X470, B550, B450, A520, sendo que cada placa-mãe possui um chipset.

Outro ponto é a memória RAM, sendo que a série Ryzen 5000 da AMD possui suporte oficial até a DDR4 3200Mhz, embora trabalhe bem em clocks maiores, como 3600MHz, 4000MHz, etc.

As placas-mãe modernas, costumam possuir BIOS atualizadas, que você pode fazer o download do site da fabricante, como a ASUS por exemplo, e atualizar utilizando um pendrive, sendo o processo bem simples.

Os processadores possuem conexão com as placas de vídeo utilizando o PCI Express (PCIe), como explicado acima.

Quanto maior o PCIe  melhor, como por exemplo, PCIe 4.0 é mais rápido e mais eficiente que o PCIe 3.0.

Desta forma, o ideal é você escolher um processador, uma placa-mãe e uma placa de vídeo, todos trabalhando com o mesmo PCIe.

Um exemplo prático utilizando um processador Ryzen 5000 (https://www.amd.com/pt/processors/Ryzen-5000-series), todos com PCIe 4.0:

Processador: AMD Ryzen 7 5700X

Placa-mãe com WiFi: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II

Placa de vídeo: GeForce RTX 3060 ou GeForce RTX 3070

Veja que no exemplo acima utilizei uma placa de vídeo PCIe 4.0, mas você poderia utilizar uma com PCIe 3.0, como a RTX 2060 SUPER, que é uma boa placa de vídeo, e fazer o upgrade no futuro.

Como a placa-mãe ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II possui PCIe 4.0, ela suporta placas de vídeo com PCIe 3.0, 2.0 e assim por diante.

Dependendo do processador que você utilizar, deve decidir se irá utilizar um Air Cooler ou um Water Cooler.

No meu computador, tenho um AMD Ryzen 9 5900X com o Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L, para que ele fique em uma boa temperatura, junto com 64GB de memória RAM DDR4 em 3600MHz.

Para pensar na sua fonte, você precisa pensar no TDP/Consumo dos componentes. O site https://pc-builds.com/bottleneck-calculator/ realmente te ajuda com isso.

Veja um exemplo:

AMD Ryzen 9 5900X (12/24) - Consumo 105W

ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II - Consumo 70W

Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L - Consumo 105W

FURY HyperX - 64 GB 3600MHz (4 * 16 GB) - Consumo 24W

RTX 3070 8GB – ZOTAC - Consumo 220W

Ventoinha Scythe Kaze Flex 1500RPM, 120mm, Preto, KF1225FD15B-P - Consumo 15W

Crucial P3 Plus – 2TB – 5000MB/s - Consumo 5W

Outros (Teclado, mouse, etc) - Consumo 20W 

Consumo total: 564W

Potência mínima da fonte: 564/0,8= 705W

Fonte recomendada: 750W ou 850W, sendo que a com 850W deve trabalhar melhor que a de 750W.

Escolha fonte com 80 Plus Gold, preferencialmente modular, como por exemplo: Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular XPG.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Diego

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...