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Como saber a corrente e tensão do motor de passo?


GustavoH93

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Boa noite a todos, estou montando projetos para usar no carro e um deles vou precisar abrir uma válvula borboleta é uma tarefa simples pensei em usar motor DC com ponte H ou servo motor para esta função, mas lembrei que tenho um motor de passo que peguei de sucata dando sopa aqui então usarei ele.

 

O problema é que mesmo pesquisando sobre ele não encontrei nada só sei que era de uma impressora EPSON, é um motor de 6 fios então são duas bobinas com a derivação no meio, identifiquei as bobinas e fiz este esquema com a resistência que medi:

 

image.png.828c45da1728f8dc38152510d7c8073e.png

 

Eu tenho um driver A4988 que poderia usar para ligar este motor, mas como saber qual a tensão que este motor aceita?  Pensei em ligar em 12v mas imagino que teria que ajustar o driver para limitar a corrente e também não sei qual a corrente máxima do motor...

 

Usando a lei de ohm com a resistência de 13 ohms e uma tensão de 12v deu  0.923 Ampères, essa seria a corrente que o motor suporta ou não é bem assim que se calcula a corrente do motor?

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Geralmente a tensão vem marcada no motor. 

A corrente e a potência vem marcadas também, mas a importância delas é com relação aos componentes usados para acionar o motor.

Não precisa limitar a corrente pra fazê-los funcionar bem. 

55 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Usando a lei de ohm com a resistência de 13 ohms e uma tensão de 12v deu  0.923 Ampères, essa seria a corrente que o motor suporta ou não é bem assim que se calcula a corrente do motor?

Não é bem assim que se calcula, o cálculo é complexo. Pois o magnetismo do motor faz a corrente diminuir quando ele está funcionando. 

Por este valor de resistência, é bem mais que 12V. Essas impressoras tem alimentação na casa dos 30V. 

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12 minutos atrás, Renato.88 disse:

Geralmente a tensão vem marcada no motor. 

pior que esse não veio escrito a tensão e ainda está começando a ser consumido pela ferrugem kkkk vou passar algo ali pra proteger.

 

image.thumb.png.f1b72ba2f8b6f8d6207330f2c7de74c1.png

 

13 minutos atrás, Renato.88 disse:

A corrente e a potência vem marcadas também, mas a importância delas é com relação aos componentes usados para acionar o motor.

Não precisa limitar a corrente pra fazê-los funcionar bem. 

 

O motor parece grande na foto mas na verdade é até pequeno, já que não precisa limitar a corrente para fazer funcionar será que poderia usar o ULN2003A para acionar o motor? Assim eu poderia usar o A4988 para outra aplicação.

 

19 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não é bem assim que se calcula, o cálculo é complexo. Pois o magnetismo do motor faz a corrente diminuir quando ele está funcionando. 

Por este valor de resistência, é bem mais que 12V. Essas impressoras tem alimentação na casa dos 30V. 

 

Me lembrou aquele motor das ventoinhas de radiador, tem uma resistência baixíssima e quando ligam consome bastante corrente, mas quando estão na velocidade de trabalho a corrente diminui.

Então se a impressora tem alimentação de uns 30v  alimentar este motor com 5v ou 12v deve funcionar tranquilamente mesmo sem limitar a corrente certo?

 

 Por curiosidade liguei duas pilhas em série em uma bobina desse motor e ela funcionou, imaginei que com 3v nem iria conseguir fazer o motor dar algum sinal de vida.

 

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5 horas atrás, GustavoH93 disse:

O motor parece grande na foto mas na verdade é até pequeno, já que não precisa limitar a corrente para fazer funcionar será que poderia usar o ULN2003A para acionar o motor? Assim eu poderia usar o A4988 para outra aplicação.

No passado já desmontei muitas impressoras dessas (e de outras também) cálculo eu que o motor deva ter uns 5 cm de diâmetro. 

O ULN2003 serve sim, mas há de saber que ele sozinho não faz o motor girar. Os velhos CIs CMOS que conversamos sobre eles no outro tópico vão ajudar. 4060 que os diga, e outros também! 

5 horas atrás, GustavoH93 disse:

Me lembrou aquele motor das ventoinhas de radiador, tem uma resistência baixíssima e quando ligam consome bastante corrente, mas quando estão na velocidade de trabalho a corrente diminui.

Isso vale pra qualquer tipo de motor desde os minúsculos até os enormes usados em indústrias. 

5 horas atrás, GustavoH93 disse:

Então se a impressora tem alimentação de uns 30v  alimentar este motor com 5v ou 12v deve funcionar tranquilamente mesmo sem limitar a corrente certo?

Funciona, só que fraquinho. Até mesmo com a tensão correta (que não temos certeza qual é) é fraquinho também. 

Pela "cara" parece o motor de enrolar o papel, lá na impressora ia bem por que tinha as engrenagens e convenhamos que papel é leve, né. 

E esquece isso de limitar corrente, não estamos falando de led e nem sobre recarga de baterias. 

Pra motores precisamos de toda corrente disponível. 

5 horas atrás, GustavoH93 disse:

Por curiosidade liguei duas pilhas em série em uma bobina desse motor e ela funcionou, imaginei que com 3v nem iria conseguir fazer o motor dar algum sinal de vida.

Sim, funciona. É igual a alto falante, você põe uma pilha ou bateria de 9v e chia legal. 

Porém se você tem um amplificador funcionando com essas tensões baixas o som é mixuruca. 

Logo se fizer o driver com tensão baixa o motor gira a toa, mas ao mal encostar o dedo nele já para. 

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3 horas atrás, Renato.88 disse:

No passado já desmontei muitas impressoras dessas (e de outras também) cálculo eu que o motor deva ter uns 5 cm de diâmetro. 

O ULN2003 serve sim, mas há de saber que ele sozinho não faz o motor girar. Os velhos CIs CMOS que conversamos sobre eles no outro tópico vão ajudar. 4060 que os diga, e outros também! 

acabei de medir ele tem 20mm de altura e 40mm de comprimento.

Então eu iria usar o ULN2003 como driver porque pensei em usar o arduíno para comandar o motor, mas se puder usar apenas CIs para controlar o motor acho que fica até melhor, vou pesquisar a respeito disso.

 

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Funciona, só que fraquinho. Até mesmo com a tensão correta (que não temos certeza qual é) é fraquinho também. 

Pela "cara" parece o motor de enrolar o papel, lá na impressora ia bem por que tinha as engrenagens e convenhamos que papel é leve, né. 

Então o bom é que do lado do eixo do motor tem uma engrenagem para fazer redução de velocidade e aumentar o torque aí acho que esse motor vai conseguir executar a tarefa.

Na verdade ele vai abrir a válvula de borboleta de TBI que é bem parecida com essa aqui:

 

image.png.493f251b6ecb21cdab2e0b484ae171d4.png

 

Abrir e fechar seria tranquilo se não fosse a mola de retorno que marquei em vermelho essa mola faz uma leve pressão mantendo a válvula fechada, mas conforme a válvula vai abrindo maior fica a pressão que a mola faz pra voltar eu até pensei em retirar a mola, mas se der algum problema com o motor de passo ele pode parar na posição aberta e aí a mola faria a válvula fechar de forma mecânica. Mas para saber se o motor vai ter força suficiente para abrir a válvula com a mola só testando para saber.

 

3 horas atrás, Renato.88 disse:

E esquece isso de limitar corrente, não estamos falando de led e nem sobre recarga de baterias. 

Pra motores precisamos de toda corrente disponível. 

 

Certo mas para o driver que vai fazer o motor funcionar precisamos saber a corrente que passa pelo motor né? Acabei de ler que o ULN2003 suporta até 500mA será que este motor consome mais do que isso? Tenho uma fonte 12v com amperímetro e mesmo que o motor não gire se eu alimentar uma das bobinas com essa fonte vou saber qual a corrente que vai passar pela bobina e se for abaixo de 500mA posso usar o 2003 correto?

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3 horas atrás, GustavoH93 disse:

Na verdade ele vai abrir a válvula de borboleta de TBI que é bem parecida com essa aqui

Suspeitei desde o princípio. 

3 horas atrás, GustavoH93 disse:

Abrir e fechar seria tranquilo se não fosse a mola de retorno que marquei em vermelho essa mola faz uma leve pressão mantendo a válvula fechada, mas conforme a válvula vai abrindo maior fica a pressão que a mola faz pra voltar eu até pensei em retirar a mola, mas se der algum problema com o motor de passo ele pode parar na posição aberta e aí a mola faria a válvula fechar de forma mecânica. Mas para saber se o motor vai ter força suficiente para abrir a válvula com a mola só testando para saber.

Eu deixaria sem a mola. Certeza que esse motor não vai abrir o treco com ela. 

Importante ter um circuito servo pra saber a posição da peça, nesse caso melhor usar o arduino, pois na Internet já tem códigos a torto e a direita pra isso. 

3 horas atrás, GustavoH93 disse:

Certo mas para o driver que vai fazer o motor funcionar precisamos saber a corrente que passa pelo motor né? Acabei de ler que o ULN2003 suporta até 500mA será que este motor consome mais do que isso? Tenho uma fonte 12v com amperímetro e mesmo que o motor não gire se eu alimentar uma das bobinas com essa fonte vou saber qual a corrente que vai passar pela bobina e se for abaixo de 500mA posso usar o 2003 correto?

Quem manda é o tempo, conforme já expliquei sobre a bobina. 

O motor com a bobina direto vai dar quase 1A em 12V, conforme você calculou ali em cima. 

Só que motor foi feito pra girar e é necessário que suas bobinas recebam apenas pulsos de tensão pra isso, logo a corrente cai pois é rápido.

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Permita-me...

Já que mencionas arduino,  penso que é interessante adicionar um sensor de borboleta totalmente fechada - p.ex. ótico ou reed switch. A partir deste ponto zero o sistema pode contar os passos pra controlar a aceleração.. cujo rpm pode ser também realimentado pro arduino...

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6 horas atrás, .if disse:

Permita-me...

Já que mencionas arduino,  penso que é interessante adicionar um sensor de borboleta totalmente fechada - p.ex. ótico ou reed switch. A partir deste ponto zero o sistema pode contar os passos pra controlar a aceleração.. cujo rpm pode ser também realimentado pro arduino...

 

Eu consegui umas chavinhas dessas de porta de microondas, pensei em colocar uma para indicar totalmente fechada e outra indicando totalmente aberta, o arduino vai precisar saber a RPM do motor para poder abrir essa borboleta porque ela vai  no escapamento ela é a válvula cutout conforme o giro do motor subir ela vai abrindo, fazendo os gases do escape passarem por fora dos abafadores, teoricamente fazendo o motor ganhar um tikinho de potencia e deixa o barulho do carro mais esportivo...

 

A válvula original desse tipo é acionada pneumaticamente conforme o motor acelera e sugando o ar cria-se vácuo e faz a válvula abrir:

 

image.png.13314f86d8a42bcebeb23c4de6967415.png

 

Como essa válvula é beem cara peguei um TBI de sucata e estou adaptando ele para essa função kkkk  a ideia então é fazer com que até 3000rpm por exemplo a válvula esteja totalmente fechada, depois disso ela começa a abrir até ficar totalmente aberta ali pelos 5000rpm.

 

8 horas atrás, Renato.88 disse:

Eu deixaria sem a mola. Certeza que esse motor não vai abrir o treco com ela. 

Importante ter um circuito servo pra saber a posição da peça, nesse caso melhor usar o arduino, pois na Internet já tem códigos a torto e a direita pra isso. 

Vou ver se consigo diminuir a pressão da mola se não conseguir vou tirar mesmo, ela é bem dura além de fechar a borboleta ela também puxava o pedal do acelerador de volta pra cima quando o motorista tirava o pé.

 

8 horas atrás, Renato.88 disse:

Quem manda é o tempo, conforme já expliquei sobre a bobina. 

O motor com a bobina direto vai dar quase 1A em 12V, conforme você calculou ali em cima. 

Só que motor foi feito pra girar e é necessário que suas bobinas recebam apenas pulsos de tensão pra isso, logo a corrente cai pois é rápido.

Entendi, nesse caso ao invés do ULN2003 será que tem como alimentar as bobinas com transistores? Não tenho o 2003 aqui agora, mas tenho um punhado de 2n3904, nem me lembro do porque tenho eles mas se puder usar para eles receberem o pulso do arduino e ligarem as bobinas do motor seria bem interessante, afinal o 2003 é basicamente um CI com vários transistores darlington não?

 

 

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15 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Vou ver se consigo diminuir a pressão da mola se não conseguir vou tirar mesmo, ela é bem dura além de fechar a borboleta ela também puxava o pedal do acelerador de volta pra cima quando o motorista tirava o pé.

Esquece a mola. 

Com ela não tem como parar a borboleta no lugar que quer. Se o motor roda vai abrindo, se desligar a mola fecha a borboleta. 

Só adianta manter a mola se usar rosca sem fim no motor. 

16 minutos atrás, GustavoH93 disse:

O arduino vai precisar saber a RPM do motor para poder abrir essa borboleta porque ela vai  no escapamento ela é a válvula cutout conforme o giro do motor subir ela vai abrindo, fazendo os gases do escape passarem por fora dos abafadores, teoricamente fazendo o motor ganhar um tikinho de potencia e deixa o barulho do carro mais esportivo...

A melhor coisa é um potenciômetro, assim o arduino saberá a posição da borboleta. 

 

18 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Entendi, nesse caso ao invés do ULN2003 será que tem como alimentar as bobinas com transistores? Não tenho o 2003 aqui agora, mas tenho um punhado de 2n3904, nem me lembro do porque tenho eles mas se puder usar para eles receberem o pulso do arduino e ligarem as bobinas do motor seria bem interessante

É muito fraquinho esse transistor e o ganho dele é muito baixo. 

Os transistores adequados são os darlingtons mesmo. Nas impressoras que desmontei ou tinham um CI equivalente ao uln2003 ou então era TIP122 

21 minutos atrás, GustavoH93 disse:

afinal o 2003 é basicamente um CI com vários transistores darlington não?

Pois é. 

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22 minutos atrás, Renato.88 disse:

A melhor coisa é um potenciômetro, assim o arduino saberá a posição da borboleta.

potênciometro é a base para os servomotores também não é? No servo ele gira o motor para um lado ou para outro baseando na posição do potênciometro. aqui imaginei que não fosse necessário sabendo as posições inicial e final.

 

26 minutos atrás, Renato.88 disse:

Esquece a mola. 

Com ela não tem como parar a borboleta no lugar que quer. Se o motor roda vai abrindo, se desligar a mola fecha a borboleta. 

Só adianta manter a mola se usar rosca sem fim no motor. 

Ok vou tirar a mola, pensei em adaptar uma rosca sem fim mas vai ser beeem complicado, mais fácil tirar a mola mesmo.

 

27 minutos atrás, Renato.88 disse:

É muito fraquinho esse transistor e o ganho dele é muito baixo. 

Os transistores adequados são os darlingtons mesmo. Nas impressoras que desmontei ou tinham um CI equivalente ao uln2003 ou então era TIP122 

Vou atrás do 2003 então, mas uma duvida que tive agora: A corrente do motor mesmo que seja mais elevada do que a limite do componente não chega a tostar ele se for por curtíssimos períodos de tempo, mas como em qualquer motor quanto maior a carga no eixo mais corrente ele puxa, então se por acaso a borboleta resolver emperrar no caminho travando o motor ele pode puxar mais corrente e isso pode queimar o 2003 né? 

 

Tem como fazer algum circuito para evitar queimar o CI caso a borboleta trave ou o circuito é tão complexo que para essa aplicação nem vale a pena fazer?

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15 horas atrás, GustavoH93 disse:

potênciometro é a base para os servomotores também não é? No servo ele gira o motor para um lado ou para outro baseando na posição do potênciometro. aqui imaginei que não fosse necessário sabendo as posições inicial e final.

Correto. 

15 horas atrás, GustavoH93 disse:

então se por acaso a borboleta resolver emperrar no caminho travando o motor ele pode puxar mais corrente e isso pode queimar o 2003 né?

Pode. 

Eu ia de transistor mesmo, o tip122 que eu mencionei acima é uma boa. 

15 horas atrás, GustavoH93 disse:

Tem como fazer algum circuito para evitar queimar o CI caso a borboleta trave ou o circuito é tão complexo que para essa aplicação nem vale a pena fazer?

Isso se programa no arduíno. 

Se a resistência do potenciômetro ficar parada no mesmo lugar por um determinado tempo, ele desliga o circuito. 

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1 hora atrás, Renato.88 disse:

Isso se programa no arduíno. 

Se a resistência do potenciômetro ficar parada no mesmo lugar por um determinado tempo, ele desliga o circuito. 

boa ideia, não tinha pensado nisso.

 

Então o ideal mesmo é usar um potenciômetro para indicar a posição da borboleta e um sensor ou fim de curso para indicar a posição inicial e final.

Mas aí vem a questão eu tirei a mola e realmente ficou super leve para girar o eixo,  me lembrei que tenho um motor DC com redução também, é o mesmo que usam pra girar rodas de carrinhos:

 

image.thumb.png.f090ad1317fed75f4e30c200afa48e52.png

 

 

Em ambos os casos precisaria do potenciômetro e pra ligar o motor de passo precisa dos   tip122 ou para ligar o motor DC precisaria de uma ponte H.

 

Fiz uma lista aproximada dos valores e percebi que estão bem próximos, neste caso seria melhor uma ponte H e usar o motor DC com redução ou usar o motor de passo com os Tip? Será que ponte H e o motor DC tem mais torque que o motor de passo?

 

Também tenho motor de vidro elétrico aqui esse sim tem força de sobra, mas acho que precisaria criar uma ponte H com transistores parrudos pra  conseguir ligar ele, acho que dá pra fazer ponte H com relê também, mas relê tem vida curta nessa aplicação não tem?

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3 horas atrás, GustavoH93 disse:

ponte H e o motor DC tem mais torque que o motor de passo

3 horas atrás, GustavoH93 disse:

melhor uma ponte H e usar o motor DC com redução

Meu voto vai pra isso juntamente com a posição indicada pelo pot.

 

3 horas atrás, GustavoH93 disse:

motor de vidro elétrico aqui esse sim tem força de sobra

é muita flatulência pra pouco resultado final da digestão.

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3 horas atrás, .if disse:

é muita flatulência pra pouco resultado final da digestão.

kkkkkk  lembrei também que para funcionar o motor de passo provavelmente teria que usar uma biblioteca para motor de passo, se usar o motor DC posso não precisar disso e fazer funcionar só pela programação.

 

3 horas atrás, .if disse:

Meu voto vai pra isso juntamente com a posição indicada pelo pot.

 

Certo tirei um BC547 da gaveta e coloquei ele para acionar o motor usando 5v da fonte de bancada programei o arduino para emitir pulsos em um intervalo de tempo para saber o quanto o motor iria girar e por quanto tempo.

 

os pulsos foram de: 50, 100, 150 e 200ms

 

com o pulso de 50 o motor quase não se mexe, com o de 100 dá quase 1/4 de volta, 150 meia volta e 200 quase uma volta inteira, estou achando que conforme mais longo o pulso o motor embala e ganha inércia continuando girando mesmo depois de não receber mais energia, será que isso pode afetar o funcionamento?

Tipo assim: o arduino manda um pulso para o motor abrir a borboleta, mas ele acaba embalando e passando do ponto que deveria parar, o arduino percebe isso pelo potenciometro e manda o comando para o motor voltar, mas voltando o motor passa do ponto de novo e então fica tentando seguir o potenciometro com o motor embalando...

Isso pode acontecer ou não é bem assim?

 

Também estou pensando se seria viável  colocar um imã no eixo e usar uns 3 reed switch, um indica o começo o outro o meio e o final. passando de 3000rpm do motor do carro mandar abrir a válvula até o meio, passando de 4000 abrir totalmente por exemplo...

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8 horas atrás, GustavoH93 disse:

Fiz uma lista aproximada dos valores e percebi que estão bem próximos, neste caso seria melhor uma ponte H e usar o motor DC com redução ou usar o motor de passo com os Tip? Será que ponte H e o motor DC tem mais torque que o motor de passo?

Entre ponte H e motor de passo, são 4 transistores do mesmo jeito. Só muda a forma de como é ligado. 

Eu também prefiro o motor com redução, é muito mais simples e confiável do que esse motor de passo. 

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

Certo tirei um BC547 da gaveta e coloquei ele para acionar o motor

Aí também não. 

Pra um motor desses é no mínimo um TIP31. 

E sobre ponte H é melhor comprar um CI adequado. 

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

Tipo assim: o arduino manda um pulso para o motor abrir a borboleta, mas ele acaba embalando e passando do ponto que deveria parar, o arduino percebe isso pelo potenciometro e manda o comando para o motor voltar, mas voltando o motor passa do ponto de novo e então fica tentando seguir o potenciometro com o motor embalando...

Isso pode acontecer ou não é bem assim?

Não é bem assim. Por causa da redução o motor para meio seco no lugar. 

1 hora atrás, GustavoH93 disse:

Também estou pensando se seria viável  colocar um imã no eixo e usar uns 3 reed switch, um indica o começo o outro o meio e o final. passando de 3000rpm do motor do carro mandar abrir a válvula até o meio, passando de 4000 abrir totalmente por exemplo...

É muita coisa, pra fazer pouca coisa. 

Prefira o potenciômetro, ele é pouca coisa mas faz muita coisa. 

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12 horas atrás, Renato.88 disse:

É muita coisa, pra fazer pouca coisa. 

Vulgo o lance da flatulência 🤪. De fato com pot nem precisa do fim/começo de curso. Basta analisar a V min e máx e guardar numa variável na eeprom - que passa a ser constante 🙃

 

14 horas atrás, GustavoH93 disse:

os pulsos foram de: 50, 100, 150 e 200ms

Com a motoredução suponho uma girada suave com um controle de velocidade via pwm e não pulso.

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15 minutos atrás, .if disse:

Vulgo o lance da flatulência. De fato com pot nem precisa do fim/começo de curso. Basta analisar a V min e máx e guardar numa variável na eeprom - que passa a ser constante 🙃

 

hummm isso me agrada porque não estou conseguindo fixar as chaves fim de curso aqui kkkk então seria assim com a borboleta totalmente fechada vai ter uma tensão de 1v por exemplo, e com ela totalmente aberta 5v  na programação informo como minimo e máximo, dessa forma não preciso das chavinhas.

 

 

17 minutos atrás, .if disse:

Com a motoredução suponho uma girada suave com um controle de velocidade via pwm e não pulso.

 

12 horas atrás, Renato.88 disse:

E sobre ponte H é melhor comprar um CI adequado. 

Então vi que dá pra fazer com transistores, mas o CI desses módulos que vendem para o arduino além de serem mais compactos deve ter sistemas de proteção, se fizer a ponte H com transistores e por acaso mandar nível alto nas duas entradas dá curto, com esses módulos acho que não tem problema, e todos já vem com a função PWM o que é bem interessante.

 

12 horas atrás, Renato.88 disse:

Aí também não. 

Pra um motor desses é no mínimo um TIP31. 

Não tinha pensado que a corrente do motor poderia queimar o BC547, mas ele aguentou bem e colocando a mão não chegou a esquentar, foi só para teste mesmo sem carga no eixo do motor. mas agora com a ponte H não devemos ter problemas.

 

 

 

Pessoal com o potenciometro e a ponte H estamos simplesmente criando um servo motor correto? Bom saber, assim futuramente posso usar motores DC parrudos com precisão, tendo em vista que um motor de passo forte é beem caro.

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Acabo de publicar uma resposta neste tópico quando ia conectar ao seu. Neste intercurso, supus o tal

 

12 minutos atrás, GustavoH93 disse:

servo motor

(clique)

que é bem bom pro seu projeto. De fato já fiz um projetinho com um antigo (pra variar) servo motor de parabólica

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Naquele caso era só enviar um pulso 50/60Hz com largura X e o o X era o ângulo

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2 horas atrás, .if disse:

que é bem bom pro seu projeto. De fato já fiz um projetinho com um antigo (pra variar) servo motor de parabólica

Bem lembrado na parabólica é pra ter motor de passo, na verdade quando comentou isso não resisti subi no telhado e tirei a ponta da parabólica abandonada que estava ali:

 

image.thumb.png.a1f6ce1348eff9c68128636a73e0a02f.png

 

mas esse aí acho que é do mais moderno não tem mais motor de passo, ou será que tem nessa parte blindada aí?

 

Dei um pulo na eletrônica e comprei a ponte H estava R$ 29,50 tem pra vender também na internet até mais barato mas tem frete e teria que esperar chegar, ali  também tinha servo motor mas o que tinham lá era minúsculo e era 40 reais, aí peguei só a ponte mesmo.

 

 

 

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3 horas atrás, GustavoH93 disse:

servo motor mas o que tinham lá era minúsculo

Se tiver motorredutor tem boa chance de dar certo se sua borboleta não precisar de torque exagerado.

image.png

Ao analisar a física do gás passando por ela, imagino quase zero de força. A não ser que o arrasto provoque uma tendência a segurar a borboleta... me parece que não. Pelo menos as borboletas monarca não se seguram por pouca coisa... ok,,, fraquinha mas é o que tenho de 2ª🤪

 

..

e de fato aquele lnb não tem motor: a mudança de V para H era por tensão. Só os beeemmm antigos mesmo tinham aquele motorzinho. Me lembro que tinha um ou outro que ficava tic tic tic: mais uma cc - mas funcionava mesmo assim

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4 horas atrás, GustavoH93 disse:

Bem lembrado na parabólica é pra ter motor de passo

Não, é motor comum mesmo com redução e um circuito eletrônico com o potenciômetro. 

 

4 horas atrás, GustavoH93 disse:

mas esse aí acho que é do mais moderno não tem mais motor de passo, ou será que tem nessa parte blindada aí?

Nesse não tem motor. Na caixinha tem um circuito que altera o comprimento da onda pro sinal da TV ficar mais fácil ao receptor entregar à TV. 

4 horas atrás, GustavoH93 disse:

Dei um pulo na eletrônica e comprei a ponte H estava R$ 29,50 tem pra vender também na internet até mais barato mas tem frete e teria que esperar chegar, ali  também tinha servo motor mas o que tinham lá era minúsculo e era 40 reais, aí peguei só a ponte mesmo

Quando compro pela Internet, dou jeito de comprar várias coisas do mesmo vendedor, assim aproveito o mesmo frete. 

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Em 21/01/2023 às 21:50, GustavoH93 disse:

mas como em qualquer motor quanto maior a carga no eixo mais corrente ele puxa

Errado. Esse raciocínio é válido para motores de indução pois quanto maior o escorregamento maior a tensão no secundário do motor. Também é válido para o motor DC com escovas pois um aumento de carga ao reduzir a rotação diminui a FCEM e por consequência aumenta a corrente da armadura. No motor de passo não há interação entre o desempenho dinâmico do motor e o consumo das bobinas. Isso significa que estando o motor de passo com o eixo livre, com carga ou até mesmo travado o consumo e aquecimento é o mesmo.

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3 horas atrás, .if disse:

Se tiver motorredutor tem boa chance de dar certo se sua borboleta não precisar de torque exagerado.

Não precisa, mas era beem pequeno o motor até menor que o motor de passo e mais caro também então mantive a ideia do motor DC mais o potenciômetro, inclusive já testei a ponte H com arduino e ela está funcionando, agora vou fixar no eixo o potenciômetro e o motor e começar a programação.

Se tiver duvidas com relação a programação (e provavelmente vou ter) aí abro um novo tópico porque vai alongar demasiadamente este e @.if tem um certo fanikito com tópicos longos :tw_sweat_smile:

 

3 horas atrás, .if disse:

Ao analisar a física do gás passando por ela, imagino quase zero de força. A não ser que o arrasto provoque uma tendência a segurar a borboleta... me parece que não. Pelo menos as borboletas monarca não se seguram por pouca coisa... ok,,, fraquinha mas é o que tenho de 2ª🤪

tem várias válvulas com essa função, essa por exemplo se abre conforme o vácuo do motor aumenta, outra funciona com motor turbo, quando o turbo começa a mandar pressão para o motor ele manda pressão aí também e faz a válvula abrir... Acredita que eu li sobre as monarca e achei interessante? O.o

 

3 horas atrás, .if disse:

e de fato aquele lnb não tem motor: a mudança de V para H era por tensão. Só os beeemmm antigos mesmo tinham aquele motorzinho. Me lembro que tinha um ou outro que ficava tic tic tic: mais uma cc - mas funcionava mesmo assim

me lembrei que quando criança abri um lnb e tirei o motor de lá, era muito legal o motorzinho era aberto com os imãs do lado ao contrário dos motores DC comuns que são fechadinhos.

 

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Quando compro pela Internet, dou jeito de comprar várias coisas do mesmo vendedor, assim aproveito o mesmo frete. 

faço assim também, é que dessa vez precisava só da ponte H por enquanto, mas em breve vou fazer uma listinha de componentes ou comprar da china, comprei esses dias sensor de temperatura que aqui custava uns 25 reais cada, na internet comprei 5 peças por 30 reais, demora pra chegar mas vale a pena.

 

11 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Errado. Esse raciocínio é válido para motores de indução pois quanto maior o escorregamento maior a tensão no secundário do motor. Também é válido para o motor DC com escovas pois um aumento de carga ao reduzir a rotação diminui a FCEM e por consequência aumenta a corrente da armadura. No motor de passo não há interação entre o desempenho dinâmico do motor e o consumo das bobinas. Isso significa que estando o motor de passo com o eixo livre, com carga ou até mesmo travado o consumo e aquecimento é o mesmo.

Entendi, então esse raciocínio é valido para a maioria dos motores exceto os motores de passo, justamente por ser um tipo de motor que tem o funcionamento diferente dos demais correto?

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4 minutos atrás, GustavoH93 disse:

Entendi, então esse raciocínio é valido para a maioria dos motores exceto os motores de passo, justamente por ser um tipo de motor que tem o funcionamento diferente dos demais correto?

Exato. Na maioria dos motores há uma interação entre a parte fixa e a girante. No motor de passo o que se tem são eletroímãs cujo funcionamento e consumo independe se o eixo girou ou não.

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