Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porquê meu servo motor está travando?


Random Guy
Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

Oi pessoal!

 

Tenho um servo motor 9g sg90 e ele não está funcionando como deveria, o mesmo não vai pro ângulo determinado quando eu ligo meu Arduino.

 

Já tive esse problema a não muito tempo atrás, e consegui resolver isso temporariamente, e agora o problema voltou, o problema de antes em geral era o mau contato dos fios, tanto os do circuito no servo motor quando o da conexão da fonte, mas agora o problema é o mesmo e eu não sei o que está causando isso, quando eu determino um ângulo pro o servo ir ele fica fazendo uns "ticks", como se estive ligando e desligando toda hora, mas quando eu colo o servo no ângulo desejado ele volta a funcionar, e se ele estive no ângulo que estava antes eu posso fazer ele mudar de ângulo sem precisar pegar nele, mas eu não posso colocar o servo na velocidade máxima, se não o problema volta, ai eu terei que colocar manualmente o servo no lugar certo de novo.

Alguém sabe o que pode ser e como resolver?

 

 

 



 

 

 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Random Guy

Existem várias possíveis razões pelas quais seu servo motor 9g SG90 pode não estar funcionando como deveria quando você o controla com seu Arduino. Algumas coisas a verificar incluem:

  • Alimentação: Certifique-se de que o servo esteja recebendo a tensão correta e a corrente suficiente. O servo motor SG90 geralmente requer uma alimentação de 4,8 a 6 V.
  • Ligações: Verifique se as ligações do servo ao Arduino estão corretas e se não há nenhum problema de contato.
  • Código: Certifique-se de que seu código está enviando os sinais corretos para o servo e que está usando a biblioteca correta para controlá-lo.
  • Faixa de movimento: Certifique-se de que você não esteja tentando mover o servo além da sua faixa de movimento de 180 graus.
  • Sobrecarga: Se você estiver movendo o servo com muita frequência, ele pode estar sobrecarregado e não conseguir mover-se para o ângulo desejado.

Se você verificou tudo isso e o servo ainda não estiver funcionando corretamente, pode ser necessário verificar ou substituir o servo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andreas Karl disse:

@Random Guy será que esses ticks não é dente de engrenagem pulando ?

Cara, não pode ser, porque se eu deixar o servo motor em um ângulo qualquer e tenta mover seu eixo com ele ligado ele fica mais difícil de girar, e se eu forçar e girar o servo, o motor dele gira junto, eu acho que se o problema fosse esse o motor iria ficar sem contato com engrenagens.

 

@Adriano_web De todos os motivos que você citou o meu está provavelmente relacionado a fonte, porém.., isso acontece apenas com os servos motores sg90, porque eu tenho outro servo motor diferente que não está tendo esses problemas.

Obs: Os meus servo motores (9g sg90) ficam com esse problema devido a fonte que está com "mau contato", porém se eu ajeitar a fonte de modo com que o motor volte a funcionar bem, depois de um tempo ele volta com o mesmo problema.

 

Será que é a minha protoboard o problema?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Ontem eu pesquisei as diferenças.  O 9g sg90 tem torque de 1,2 kg.cm (4,8V) e 1,6 kg.cm (6,0V). O meu sg995 tem  de torque de 9,4 kg.cm (4,8V) e 11 kg.cm (6,0V). Na média é 7 vezes mais, portanto o meu deve ter uma redução bem maior. Por isso que o meu é sem chance de mover o motor pelo eixo. De qualquer forma movendo o motor pelo eixo a força vem pelo outro lado o que pode fazer que uma engrenagem com folga mude de posição. Mas é como eu citei ontem, é um "chute, uma suposição. Pelas fotos na net o seu parece ser transparente, tente identificar a origem dos tickes, tente perceber se é o motor tentando virar. O circuito de controle pode ter um sistema de proteção, se ele percebe que o motor não vira corta a energia por um instante e tenta outra vez às vezes tentando até inverter o sentido  a rotação. Parece também que você tem mais de um servo, se forem só dois e estiverem sendo usado nesse projeto troque um pelo outro pra ver se o problema troca de servo ou não, aí dá pra saber se é o circuito/protoboard ou problema no próprio servo.

 

Outra coisa, mau contato  é o inferno da elétrica,  se você não tem soldador e um multímetro à disposição (e prática) procure ajuda e acabe com eles, é uma fonte constante de dor de cabeça e passar nervoso, experiência própria (e bem ruim):muro:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Random Guy

Pode ser que a fonte esteja com algum problema interno, por exemplo, falhas na regulação da tensão, o que pode causar problemas de funcionamento no servo. Além disso, é possível que a protoboard esteja afetando a fonte, causando problemas de contato e interferindo no funcionamento do servo.

Recomendo verificar se a fonte e protoboard estão funcionando corretamente e se as conexões estão limpas e firmes. Talvez seja necessário substituir a fonte ou protoboard para resolver o problema de forma definitiva.

Outra opção é testar o servo com outra fonte de alimentação, para ver se o problema persiste ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriano_web Eu já fiz isso o problema continua, não é esse o problema.

 

 

@Andreas KarlEu tenho 4 que comprei, todos tão com esse problema, o problema provavelmente não é nos servos, em fim, mesmo não sabendo o que está causando isso, obrigado por me responder e me dar um caminho de qual pode ser o problema, boa noite!

 

Agora... antes de dar isso por encerrado, eu queria saber se é normal alguns componente precisar de um contato mais "forte", preciso do que outros, porque eu nunca tive esse tipo de problema com leds, sensores, ou botões e muito mais, todos apresentara um ótimo funcionamento, e o que eu vejo nesses servos motores é que eles precisão de um contato muito forte com os fios para funcionar, ao contrario do meu outro servo motor, e dos meus outros componentes, para esses servo motores funcionar bem sem eu precisar ficar aplicando força no fios de contato, eu preciso colocar mas corrente para o servo por exemplo:

 

Eu tenho uma fonte de 5v, que pegua corrente da tomada e faz a conversão, se o servo não está funcionando, basta eu conectar os 5v do arduino junto com a fonte, agora o servo está trabalhando bem, porém está recebendo mais volts do que o recomentado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Adriano_web disse:

Faixa de movimento: Certifique-se de que você não esteja tentando mover o servo além da sua faixa de movimento de 180 graus.

Comprei diversos servos SG90 em sites XingLing...

 

Recentemente eu medi a corrente de consumo e tenho algumas informações relevantes, que anotei em meu projeto e passo a postar:

 

1 -  Mediu-se o consumo normal de um módulo para o acionamento do servo com o integrado LM555, um transistor e o servo SG90. Para a faixa angular entre -90º e +90º, o transistor consumindo 1mA e o servo, obteve-se os limites de  5mA e 15mA.

 

2 -  Caso os limites do delta (Ton) referentes aos ângulos de -90º e +90º sejam ultrapassados, os ângulos não se alteram porém a corrente de consumo aumenta a ponto de poder queimar o servo. Com os limites ultrapassados, as correntes alcançam 80mA e 0,4A.

 

Sugestão: 

 

3 - Inclua no firmware um limite para determinar as extremidades do braço do servo. Se aplicar Ton superior ou inferior aos limites, ainda vai funcionar, porém o servo tende a queimar devido ao excesso de consumo e a bateria vai se descarregar rapidamente.

 

Em tempo:

A relação entre o delta e o ângulo do servo não possui precisão.

Levantei o gráfico de um dos meus servos e constatei este detalhe.

 

MOR_AL

Clipboard01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR_AL Sem problema!

Acabei de descobrir qual era o meu erro aqui, era os jumpers que eu tinha soldado na minha fonte, eu tinha soldo 2 jumpers (femea x macho) no na minha fonte, e depois eu usava outro jumper (macho x macho) para conectar na minha protoboar , e por algum motivo os servo motores ficavam sem forçar para girar, agora que eu tirei os jumpers, eu posso colocar o servo de 0° a 180° na velocidade máxima, que ele não vai mais travar!

 

Que coisa boa, o problema não era os servo motores kkkk

 

O ótimo dia para todos!✌

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só para registro pra uso futuro bem como uma tradicional trazida do mundo real pra comunidade...

27 minutos atrás, Random Guy disse:

eu usava outro jumper (macho x macho) para conectar na minha protoboar , e por algum motivo os servo motores ficavam sem forçar para girar

 

Em 23/01/2023 às 19:03, .if disse:

protoboard e corrente alta não se dão muito bem...

Pode não vos ser totalmente inútil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!