Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia gente! tudo bem?

então, vou receber uma grana em breve e eu queria utilizar parte dessa quantia para fazer um upgrade no meu pc pra jogar algumas coisas mais atuais, sabe?

eu não tenho a pretensão de rodar tudo em ultra 4k nem nada (na minha cabeça, 1080p e chegando nos 60fps, ou bem próximo disso, tá de bom tamanho); a minha prioridade seria uma configuração que eu não precisasse mexer pelos próximos... sei lá, 3 ou 4 anos? haha nem sei se isso é possível, mas quero acreditar que sim.

como referência - e prioridade - queria poder jogar o remake de silent hill 2 que tá pra sair esse ano, cujas configurações são as da imagem que postei. sei que a BLOOBER geralmente caga na otimização, mas...

quanto ao meu pc atual, a configuração é:

processador Ryzen 3 2200G com placa integrada VEGA 8

8GB de RAM

SSD 240GB

e gente, sim: eu sou bem leigo pra essas coisas. eu entendo uma coisa ou outra, mas vim recorrer a vocês porque realmente me sinto perdido, por exemplo, em relação a quais coisas eu deveria priorizar nesse upgrade. imagino que a placa de vídeo e a memória RAM, mas já me disseram que eu teria que trocar o processador e a fonte também (a minha é uma de 400w, preciso confirmar o modelo depois).

então, até 2 mil reais (orçamento apertado, eu sei, mas é minha realidade), o que eu consigo melhorar pra dar um gás no PC e jogar as paradas mais de boa?

só mais uma coisa: pra ter mais segurança, consigo levar meu pc numa loja de assistência, com as peças, pra que eles realizem a troca lá? nem sei se oferecem esse tipo de serviço, mas fico com medo de tentar eu mesmo instalar as paradas e dar problema kkk

muito obrigado pelas dicas que tiverem e valeu pela paciência ;)

Capturar.PNG

Postado

Qual o modelo da placa-mãe?

Se o chipset for a320, b350 o melhor que você consegue de CPU é essa: Ryzen 5 3600

Se for b450, b550, a520 você pode pegar esse: Ryzen 5 5500 (que é melhor e está mais barato)

Se sua fonte não for uma bomba você pode comprar uma GTX 1650 GDDR6 dessa. É o melhor que você vai conseguir comprando peças novas. Se tiver interesse em usadas existem diversos modelos de 1660 SUPER e RX 5600 XT abaixo dos mil reais, que possuem bem mais desempenho que essa 1650

Postado

@hellsbbgurl Primeiro preciso que deixe a marca e modelo da sua placa-mãe e fonte.

2000 é um orçamento bem apertado pra tentar rodar um jogo desse ano, talvez dê pra fazer algo mas é bem difícil, ainda mais se sua fonte for de má qualidade.

7 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

só mais uma coisa: pra ter mais segurança, consigo levar meu pc numa loja de assistência, com as peças, pra que eles realizem a troca lá? nem sei se oferecem esse tipo de serviço, mas fico com medo de tentar eu mesmo instalar as paradas e dar problema kkk

Provável que sim, mas se for fazer isso (que eu acho desperdício de dinheiro, não tem nada difícil em mudar as peças), leve a uma assistência renomada, quem sabe o que o tiozinho da esquina pode fazer com seu PC.

Postado

@Goner então, eu to no trabalho agora (foi bem lerdo da minha parte postar isso aqui sem ter todos os dados em mãos prontamente, foi mal kkk), mas se não me engano é: A320M DDR4 Socket AM4 Chipset. posso confirmar hj assim que chegar em casa aí volto aqui!

7 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@hellsbbgurl Primeiro preciso que deixe a marca e modelo da sua placa-mãe e fonte.

2000 é um orçamento bem apertado pra tentar rodar um jogo desse ano, talvez dê pra fazer algo mas é bem difícil, ainda mais se sua fonte for de má qualidade.

Provável que sim, mas se for fazer isso (que eu acho desperdício de dinheiro, não tem nada difícil em mudar as peças), leve a uma assistência renomada, quem sabe o que o tiozinho da esquina pode fazer com seu PC.

puxa, eu imaginei =(

assim, até uns 2500,00 acho que consigo ir! mas não muito além disso.

a placa-mãe eu tenho quase certeza que é a A320M DDR4 Socket AM4 Chipset AMD A320, mas posso confirmar depois quando chegar em casa porque to no trabalho agora. a fonte realmente é de 400w, só que to sem acesso ao modelo específico agora (foi mal, devia ter feito esse post em casa)

mas, pra gente começar a pensar, nesse valor de 2500 rola fazer alguma coisa?

e em relação a levar a uma especializada, pois é, eu consegui instalar o SSD sozinho em casa e tá funcionando de boa! fiquei com medo de, por exemplo, no caso de ter que trocar um processador, ter que mexer em alguma coisa muito específica e fazer besteira. mas acho que rola de tentar fazer em casa mesmo (não to podendo gastar muito mesmo não hahaha qualquer conteção de gastos é bem vinda e não confio no tiozinho da esquina)

Postado

@hellsbbgurl Essa config, mesmo com a troca de RAM e colocando uma placa de vídeo, não aguenta 1080P 60FPS daqui 3-4 anos (o processador não leva 60 nem em jogos atuais), mas claro que tudo depende dos jogos que você vai jogar, normalmente quando falo isso me refiro a AC Valhalla, Watch dogs Legion, Red Dead 2 (esse até vai), Cyberpunk, etc. Se for jogar jogos muito pesados, principalmente de mundo aberto atuais ele não pega 60, mas se seu objetivo é jogar CS:GO casualmente, GTA V, os novos Forzas, Resident Evils, novos jogos competitivos casualmente, tudo isso, ele pode aguentar mais uns anos.

O ponto é que eu acho que n valeria fazer upgrades além de RAM ou Placa de vídeo, levando em conta que sua placa-mãe não tem muita folga para um novo processador, além que você precisa levar em consideração se os 8GB que você tem são um ou dois pentes, se for dois você teria que vender eles. Acho que vejo duas soluções: colocar um placa de vídeo e mais um Pente de 8GB(se tiver slot sobrando), se você n for jogar nada mt pesado pra processador ou vender o PC que você tem agora, somar aos 2000 e compra um outro.

Postado

@hellsbbgurl

33 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

placa-mãe eu tenho quase certeza que é a A320M DDR4 Socket AM4 Chipset AMD A320, mas posso confirmar depois quando chegar em casa porque to no trabalho agora. a fonte realmente é de 400w, só que to sem acesso ao modelo específico agora (foi mal, devia ter feito esse post em casa)

Recomendo esperar para confirmar essa fonte, mas 400W é bem difícil ter modelo decente, além de não ter os conectores para a maioria das GPUs, é mais fácil trocar ela junto.

33 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

nesse valor de 2500 rola fazer alguma coisa?

Alguma coisa da, mas provavelmente vai ter que ir pro mercado de usados e talvez até importação para uma CPU melhor.

O problema é que só o combo 1660 Super + Pichau nidus 500 já vai quase todo o orçamento, seria interessante comprar um outro pente de 8GB de RAM e um CPU, mas acredito que só um vai, agora qual vai ser mais importante para o silent hill, só os devs sabem, Ryzen 5 3600 (importado) 8GB DDR4 3200mhz.

No geral é isso que da em um orçamento apertado como o seu, algum tempo atrás daria até pra reutilizar o 2200G mas 4/4 está sendo pouco hoje em dia.

Postado
10 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

@hellsbbgurl

Recomendo esperar para confirmar essa fonte, mas 400W é bem difícil ter modelo decente, além de não ter os conectores para a maioria das GPUs, é mais fácil trocar ela junto.

Alguma coisa da, mas provavelmente vai ter que ir pro mercado de usados e talvez até importação para uma CPU melhor.

O problema é que só o combo 1660 Super + Pichau nidus 500 já vai quase todo o orçamento, seria interessante comprar um outro pente de 8GB de RAM e um CPU, mas acredito que só um vai, agora qual vai ser mais importante para o silent hill, só os devs sabem, Ryzen 5 3600 (importado) 8GB DDR4 3200mhz.

No geral é isso que da em um orçamento apertado como o seu, algum tempo atrás daria até pra reutilizar o 2200G mas 4/4 está sendo pouco hoje em dia.

amigo, eu dei uma olhada e tipo assim, a placa + o processador + a fonte dão uns 2500,00. é uma config boa, né?

em vista do que posso gastar e tudo mais. acho que, por exemplo, mais um pente de 8gb de ram eu consigo comprar agora! e aí, mês que vem, gasto os 2500,00 nessas paradas todas que tu citou.

a placa-mãe de fato é uma ASRock        A320M-HD  M8S-51201900128. rola compatibilidade com os componentes tem citado até aqui? muito obrigado!

@Pedroou mas amg, com base nas configurações que  citei que tinha, quanto seria viável tirar no meu pc atual?

e, caso eu optasse por vender, tem o esquema de onde vender de forma segura? tipo, mercado livre, essas coisas?

• Membro VIP
Postado

Eu vendi meus notebook sempre no martkplace do facebook, marca algum lugar seguro, tipo um shopping ou algo assim e entrega mediante o pagamento.

Come esse orçamento dos R$ 2.500,00 poderia pegar um kit i3 12100F + H610 + Fonte, e com a venda da config atual uma GTX 1660 super, RTX 2060... É uma boa configuração.

Postado
12 minutos atrás, hellsbbgurl disse:

amigo, eu dei uma olhada e tipo assim, a placa + o processador + a fonte dão uns 2500,00. é uma config boa, né?

em vista do que posso gastar e tudo mais. acho que, por exemplo, mais um pente de 8gb de ram eu consigo comprar agora! e aí, mês que vem, gasto os 2500,00 nessas paradas todas que tu citou.

@hellsbbgurl Vai rodar a maioria dos jogos em FullHD alto 60FPS, só um jogo ou outro que talvez precise de ir pro médio, não sei como vai ser no remake de silent hills, só os devs sabem.

• 2 semanas depois...
Postado

@PlayerUzumaki amg, ressuscitando esse tópico aqui rapidão pra confirmar: as peças que tu citou acima são compatíveis com a placa-mãe que eu mencionei ter (ASRock        A320M-HD  M8S-51201900128)?

só pra confirmar. to prestes a comprar mas antes vim tirar essa dúvida hihi

valeu de novo galeraaa

Postado

@PlayerUzumaki amigo, sim! beleza vou procurar como atualiza a BIOS (imagino que não deva ser nada muito complexo) e, em março, já compro as peças mencionadas por ti. acho que vai dar bom. não tenho pretensão de rodar nada no ultra, só jogar sem lag pelos próximos 3 anos já seria uma grande vitória... kkkk aí depois penso em mexer de novo na máquina. muito obrigado pela ajuda e, qualquer coisa, volto aqui heheh boa semana

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!