Ir ao conteúdo

HD Seagate Barracuda não instala mais jogos e não abre algumas pastas

Ir à solução Resolvido por labcc,

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos do Clube do Hardware!

Em 08/2020 comprei este HD Seagate Barracuda de 1TB (ST1000DM010) e de uma semana pra cá ele vem me dando problemas.
Começou com umas travadinhas em alguns jogos que estavam instalados (e rodando) nele e depois apareceram notificações do Windows dizendo que estava com erros de unidade e que
o computador precisava ser reiniciado. Alguns dias depois, eu já nem conseguia abrir mais os jogos, porque o jogo travava e fechava.
Até o momento eu não sabia qual era o HD que estava dando problema, porque eu tenho um bem mais antigo que este e até agora não deu problema.

Daí eu comecei a remover os jogos deste HD Seagate e colocar no meu antigo, para ver se ia dar o mesmo problema - não deu. Os jogos rodaram de boa.
Ontem fui fazer uma limpeza neste HD e algumas pastas que eu já havia deletado ainda estavam lá, não sumiam e continuavam comendo espaço de armazenamento.
Hoje, não consigo mais instalar nenhum jogo neste HD... Sempre dá erro de instalação na Steam (Erro no Disco) e no Gamepass (Xbox). Sem contar que assim que liguei o PC
abaixo da logo da placa-mãe apareceu uma mensagem dizendo o seguinte: (Estágio da Correção: (E:) 2: 97% (678198 de 693100); Total: 71%; ETA: 0:01:21) - daí quando terminou
o PC iniciou normal, porém algumas pastas deste disco local (E) não estavam mais abrindo. O disco local (E) é o HD Seagate que venho falando a vocês...

Eu tenho este HD e mais 2 - um bem antigo (uns 8-10 anos de uso) que não sei a marca mas o CrystalDiskInfo fala HGST HTS545050A7E380 (parece aqueles de notebook, bem compacto) e um SSD A400 de 500GB da Kingston
onde está instalado meu sistema (Windows 11).

Alguém pode me dizer o que pode estar acontecendo? HD morrendo? Algo menos pior? Gostaria de entender.
Agradeço de antemão a todos que quiserem me ajudar neste caso. Abraço!

Abaixo estou anexando um print do CrystalDiskInfo caso ajude...

Captura de tela 2023-01-23 111959.png

Postado

Teste com HDTunePro, abas Health e Error scan e poste as telas de resultado. Verifique se os cabos estão bem encaixados.

Informe a configuração inclusive modelo da fonte.

Postado

Bom dia, amigos! Obrigado pelas respostas de ambos os cavalheiros.

@Ricardoveu baixei o HDTunePro Trial e rodei no PC ontem, rodei as abas que você pediu e irei postar aqui a baixo os prints.
Na aba Error Scan, estava demorando MUITO mas já tinha escaneado uns 10 blocks e praticamente todos estavam vermelhos, até que o meu file explorer
começou a ficar muito lento e parar de funcionar (e não voltava/reiniciava). Então eu fiquei virado no jiraya e desliguei o PC para tirar o HD e limpar.

Tirei, limpei e coloquei de volta com um novo cabo sata - assim como o nosso querido amigo @labccpediu.
A princípio o PC iniciou mais rápido, mas ainda fez uma análise de erros (como eu havia citado no post original). Após isso o HD começou a copiar, e
ler os arquivos novamente. Até consegui fazer backup de algumas pastas - jogos que nem apareciam mais, agora aparecem novamente e as pastas são
deletadas corretamente.

Hoje, rodei novamente o HDTunePro nas abas que o @Ricardovpediu e também irei enviar para que os senhores vejam. Sigam as datas nos nomes dos arquivos,
a de ontem (23/01) foi antes de trocar o cabo (só tenho print da aba health).

Obrigado pela ajuda, amigos - mas acho que a troca de cabo resolveu o problema.
Grande abraço, fiquem com Deus!

PS: Esse "attention" nos dois prints da aba Health, é algo para se preocupar?

error-scan-24-janeiro-2023_12-24.png

health-23-janeiro-2023-17-35.png

health-24-janeiro-2023_12-31.png

• Membro VIP
Postado

E minha primeira vez aqui meu caro, vou lhe dizer o que eu acho, quando o HD tune mostra esta faixa azul significa que você deve trocar este HD o mais rápido que for possível, principalmente se ele for o que carrega o sistema, pois o HD pode apresentar defeito ou não e do nada pifar!

Os defeitos mais comuns neste caso e:

Lentidão

Travamento

Falha no boot do Windows

Arquivos do Windows se corromperem

E por último o HD ficar funcionado até ele travar de vez e você perder tudo falo estas coisas com minha experiência em manutenção boa sorte fui bem objetivo sem entrar em detalhes, espero que você tenha sorte com este HD

Mais uma coisa este teste de scan que HD tune fez não significa que o HD está bom, o teste da faixa azul este sim e 100% confiável

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...