Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O projeto que estou fazendo é alimentado por pilhas em paralelo 4.2V ou pelo conector USB-C quando as pilhas descarregam, a minha ideia é utilizar o mesmo conector para alimentar o circuito enquanto o sistema de carregamento carrega as pilhas. Tinha pensado em em usar comparadores com tensões de referências, diodo para limitar ou controle de carga, mas estou em dúvida de como juntar e adicionar isso no circuito, ou se daria certo. 

Sistema de carregamento que estou utilizando: 

https://www.best-microcontroller-projects.com/tp4056.html

Conector USB-C que estou utilizando:

https://www.digikey.com/en/products/detail/molex/1054500101/5843890?s=N4IgTCBcDaIIwAYCsAWJCC0DFxAXQF8g

image.png

usb.png

• Membro VIP
Postado

Penso que o dito sistema de carregamento já controla a carga. Não se se entendi direito mas vai usar o 5V de vbus pra carregar a bat ou vai aplicar a bat nele pra alimentar?

Postado

Não sei se entendi direito sua questão mas abaixo tem o esquema de um circuito que faz o seguinte: se a tensão vem da fonte, é da fonte que a carga se alimenta. Mas se a fonte é interrompida, a carga usa a bateria.

U7mhLri.jpg

O mosfet vai depender da corrente que sua carga vai precisar... poderia trazer mais informações sobre seu projeto, @Ana_Julia_AJP?

Bom... o módulo alí no esquema é um carregador que já tem, na mesma placa, um stepup para que a tensão que vai à carga seja sempre de 5v, como esse aqui:

muRr1RD.jpg

Mas nada impede de você usar dois módulos independentes, um para gerenciamento e carregamento das baterias e outro para elevar a tensão.

Agora, carregar mais de uma bateria em paralelo com um único TP4056... bem, não é o academicamente correto. O correto é um TP4506 para cada bateria. Mas, na prática, carregar duas em paralelo, nunca vi dar errado, só demora mais para carregá-las. Com mais de 2 em paralelo, nunca tentei...

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Não sei se entendi direito sua questão mas abaixo tem o esquema de um circuito que faz o seguinte: se a tensão vem da fonte, é da fonte que a carga se alimenta. Mas se a fonte é interrompida, a carga usa a bateria.

U7mhLri.jpg

O mosfet vai depender da corrente que sua carga vai precisar... poderia trazer mais informações sobre seu projeto, @Ana_Julia_AJP?

Bom... o módulo alí no esquema é um carregador que já tem, na mesma placa, um stepup para que a tensão que vai à carga seja sempre de 5v, como esse aqui:

muRr1RD.jpg

Mas nada impede de você usar dois módulos independentes, um para gerenciamento e carregamento das baterias e outro para elevar a tensão.

Agora, carregar mais de uma bateria em paralelo com um único TP4056... bem, não é o academicamente correto. O correto é um TP4506 para cada bateria. Mas, na prática, carregar duas em paralelo, nunca vi dar errado, só demora mais para carregá-las. Com mais de 2 em paralelo, nunca tentei...

O meu projeto a alimentação principal dele vai ser com pilhas recarregáveis, porém quando a tensão da pilha acabar vou usar uma fonte de 5V para alimentar o circuito e carregar as pilhas ao mesmo tempo. Mas queria ver uma forma de cortar a alimentação da pilha para o circuito enquanto elas carregas e o circuito ficar apenas com a alimentação da fonte de 5V, depois que as pilhas terminarem de carregar quero que volte a alimentar o circuito sem a fonte de 5V. Vi que tem a plaquinha pronta do sistema de carregamento, mas vou incluir tudo em uma placa só. 

14 horas atrás, .if disse:

Penso que o dito sistema de carregamento já controla a carga. Não se se entendi direito mas vai usar o 5V de vbus pra carregar a bat ou vai aplicar a bat nele pra alimentar?

Os VBUS é o 5V do conector. O meu projeto a alimentação principal dele vai ser com pilhas recarregáveis, porém quando a tensão da pilha acabar vou usar uma fonte de 5V para alimentar o circuito e carregar as pilhas ao mesmo tempo. Mas queria ver uma forma de cortar a alimentação da pilha para o circuito enquanto elas carregas e o circuito ficar apenas com a alimentação da fonte de 5V, depois que as pilhas terminarem de carregar quero que volte a alimentar o circuito sem a fonte de 5V. Vi que tem a plaquinha pronta do sistema de carregamento, mas vou incluir tudo em uma placa só. 

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Ana_Julia_AJP disse:

quando a tensão da pilha acabar vou usar uma fonte de 5V para alimentar o circuito e carregar as pilhas ao mesmo tempo

Geralmente é o contrário: a pilha só entra em cena quando falta a fonte. Mas enfim...

Penso que a primeira coisa a se avaliar: sua fonte deve ser capaz de suprir o circuito com mais uma boa sobra pra carregar/manter a bateria

Algo como isso...

U7mhLri.jpg

me parece uma opção bem inteligente. Uma outra mais (ou menos) inteligente dependendo do ponto de vista, é um simples e barato power bank (clique) que 1/2 que já incorpora tudo

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, rmlazzari58 disse:

U7mhLri.jpg

muRr1RD.jpg

Para uma análise mais completa do circuito, como eu faria para identificar se o sistema está sendo carregado pelo USB ou pelas pilhas? Medindo a tensão percebi que a diferença dos dois está em aproximadamente 0.2V isso também seria algo a considerar?

Postado

Não sei se ajuda mas... naquele primeiro esquema que você trouxe, @Ana_Julia_AJP,

image.png

há dois leds do lado esquerdo: quando o led R (do pino 7) está aceso é que a fonte está carregando a bateria; quando o led B (o do pino 6) acende é que a bateria já está totalmente carregada. Quando um acende o outro apaga, e se os dois estiverem apagados é que a fonte está desconectada.

Esses leds, na prática, podem ser desoldados da plaquinha e podem tanto serem levados para um painel externo, mas a gente pode usar não os leds mas a corrente ali (ou a falta dela) para saber o que está acontecendo com a bateria, se sua carga está completa ou se ela está sendo carregada...

Mas aí já foge das minha habilidades e conhecimento: o sinal nesses pinos é invertido. Chutando, acho que dá para pensar em algo usando transistores PNP (ou mosfet canal N) mas isso só os mestres podem te ajudar...

7 horas atrás, .if disse:

Geralmente é o contrário: a pilha só entra em cena quando falta a fonte.

Pois é...

• Curtir 1
Postado
Em 25/01/2023 às 09:14, .if disse:

Geralmente é o contrário: a pilha só entra em cena quando falta a fonte. Mas enfim...

Penso que a primeira coisa a se avaliar: sua fonte deve ser capaz de suprir o circuito com mais uma boa sobra pra carregar/manter a bateria

Algo como isso...

U7mhLri.jpg

me parece uma opção bem inteligente. Uma outra mais (ou menos) inteligente dependendo do ponto de vista, é um simples e barato power bank (clique) que 1/2 que já incorpora tudo

Na parte do mosfet estou tentando encontrar um similar ao NDP6020P, pois o mesmo em SMD esta obsoleto e queria saber se teria algum substituto no mesmo nível e SMD. Estou pesquisando alguns e a maioria também esta obsoleto.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Ana_Julia_AJP disse:

No caso desse circuito poderia utilizar um mosfet com ampere abaixo de 20A?

Apesar de desconhecer o que ele vai alimentar, minha intuição diz que sim. Ouso dizer que de 5A ou até menos te atende.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!