Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Instalei o Windows 10 no meu SSD M.2 NVMe e formatei outros 2 armazenamentos que já tinham na máquina, estava usando ele normal, quando tirei o HDD e o SSD SATA que estavam vazios e não podiam ser selecionados como armazenamento no explorador de arquivos o computador agora entra direito na BIOS, é como se ele não reconhecesse que o NVMe tem o Windows. Na BIOS o NVMe é identificado, mas não consigo seleciona-lo no Boot Priority.

placa-mãe: Gigabyte B450 DS3H V2

CPU: Ryzen 5 5600

RAM: 2X8GB 3600MHz CL14

ARMAZENAMENTO: SSD RELETCH M.2 NVMe 1TB 2280

Postado

@Garcês Tem alguma chance de você ter formatado o SSD NVMe por engano? Se tiver certeza que não a instalação do Windows pode ter corrompido (algo razoavelmente comum), nesse caso você teria que efetuar a instalação novamente.

Postado
3 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

@Garcês Tem alguma chance de você ter formatado o SSD NVMe por engano? Se tiver certeza que não a instalação do Windows pode ter corrompido (algo razoavelmente comum), nesse caso você teria que efetuar a instalação novamente.

@Lucas Ricci Muito difícil, esse NVMe é novo então eu não tinha a opção de formata-lo.

Postado
2 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

Já tentou reinstalar o Windows nele?

Ainda não, mas aparentemente vou ser obrigado, estava vendo se não tinha a possibilidade de ser alguma opção desabilitada na BIOS.

Postado

Na real tudo depende de como instalou o Windows, em MBR (mais velho) ou GPT (mais novo). Algumas placas mais recentes possuem o modo hibrido que aceita ambas formas. O modo Legacy é mais antiga e a UEFI é mais novo, a não ser que seu PC seja razoavelmente antigo, sempre use GPT e UEFI 

Postado
agora, Garcês disse:

@Lucas Ricci Como eu posso ver qual das duas formas foi a que eu usei?

O Windows normalmente cria em GPT, mas pode ter criado em MBR. Não sei como checar sem acessar o sistema, acredite que lhe causaria menos dor de cabeça simplesmente tentar reinstalar o sistema, visto que nesse seu NVMe é só uma instalação limpa de Windows.

Postado
2 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

O Windows normalmente cria em GPT, mas pode ter criado em MBR. Não sei como checar sem acessar o sistema, acredite que lhe causaria menos dor de cabeça simplesmente tentar reinstalar o sistema, visto que nesse seu NVMe é só uma instalação limpa de Windows.

@Lucas Ricci Mas no caso se eu já tiver posto algum arquivo nesse NVMe eu teria que formata-lo para poder colocar o Windows.

Pensei nessa possibilidade.

Postado
1 minuto atrás, Garcês disse:

Mas no caso se eu já tiver posto algum arquivo nesse NVMe eu teria que formata-lo para poder colocar o Windows.

Na própria ferramenta de instalação do Windows você pode apagar os volumes desse disco e criar novos para instalar o novo sistema. Você possui algum arquivo importante nesse SSD?

Postado
4 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

Na própria ferramenta de instalação do Windows você pode apagar os volumes desse disco e criar novos para instalar o novo sistema. Você possui algum arquivo importante nesse SSD?

@Lucas Ricci Sim, instalei e configurei tudo o que eu precisava, demorou.

Postado
5 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

@Garcês Entou você bootou nele uma vez e depois parou?

@Lucas Ricci Quando eu fiz a instalação do Windows no NVMe eu já tinha na máquina mais um HDD 1TB e um SSD SATA, formatei todos os 3 e selecionei o NVMe para instalar o Windows. O computador iniciava normalmente quando tinha os 3 armazenamentos, depois que eu só deixei o NVMe que aconteceu o problema.

• Membro VIP
Postado

É que a partição EFI devia estar num dos outros discos. O comportamento do instalador é sempre aproveitar a partição EFI existente, não importa em qual disco esteja. Instale novamente no NVMe, sem nenhum dos outros discos conectados, daí será criada uma partição EFI no NVMe.

Depois você conecta os demais discos novamente e remove suas partições EFI (pois agora estará em uso a do NVMe).

• Obrigado 1
Postado

@Marcos FRM @Lucas Ricci @GuilhermeGB Realmente quando instalei o Windows no NVMe o arquivo que dava boot foi pro SSD SATA que também estava conectado. Para resolver segui o tutorial do vídeo, fiz a clonagem do arquivo que estava no SATA e passei pro NVMe, depois consegui coloca-lo como 1º no Boot Priority só tendo ele na máquina.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!