Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aviso de memória insuficiente e tela azul (DXGKRNL e WATCHDOG) - GTX 1060 6GB no


alopex_

Posts recomendados

Oi, pessoal! Sou nova aqui no fórum, entendo um mínimo de PCs, e agora topei com um erro que não consigo resolver, mesmo já tendo tentado várias possibilidades. Por isso, vim aqui na esperança de conseguir uma solução.

Primeiramente, o básico: meu notebook é de 2017, e faço manutenção frequente (troca de pasta térmica, limpeza de ventoinhas, etc). As specs são:
NVIDIA GTX 1060 6GB
Intel HD Graphics 630
i7 7700HQ
16GB RAM (soldada na placa)
SSD NVMe Samsung 512GB (nunca foi trocado)


Eu não uso programas pesados no dia a dia, mas gosto de jogar como lazer, e jogo muito o RDR2 (deixo as configurações entre médio e alto, nunca ultra). Desde novembro (mais ou menos), experimentei problemas com uma atualização de driver da NVIDIA, e achei que fazer uma instalação limpa do driver anterior e/ou formatar o computador do zero resolveria meu problema... Só que não resolveu.

Vou tentar resumir o que eu já tentei/testei em relação aos drivers, com algum ou nenhum resultado efetivo:
1. Formatei o computador do zero e deixei a versão de fábrica do driver (de 2017) - o RDR2 não abriu porque exige no mínimo a versão 511.79 do driver da NVIDIA. Testei outros jogos (com gráficos no alto, médio e baixo), e alguns deles rodaram até a segunda tela de carregamento (em todas as configurações de gráficos anteriores), quando começou a aparecer o erro "not enough memory trying to allocate textures". Os jogos que testei foram Life is Strange True Colors e o The Wolf Among Us (Telltale Games).
2. Atualizei o driver da NVIDIA pra versão 511.79, dita ser mais estável em alguns fóruns que li. O RDR2 abriu, mas também, eventualmente, deu o mesmo erro de "not enough memory trying to...(foi outra coisa, não textura, dessa vez)".
3. Atualizei pro driver mais recente. As telas azuis voltaram, no início dos testes (rodando inúmeras vezes) como vídeo DXGKRNL FATAL ERROR (nas primeiras 4 vezes ou mais), e depois mudando pra WATCHDOG VIOLATION.

Em relação a testes:
1. Efetuei o teste do Windows da saúde da memória RAM, e não acusou nenhum problema.
2. Instalei o MSI Afterburner antes de realizar a formatação, no início dos erros, e acusava uma temperatura máxima de 97 C na GTX 1060, as ventoinhas trabalhando no máximo, enquanto rodava RDR2.
3. Abri o gerenciador de tarefas algumas vezes durante execução do RDR2, e mostrava 94% da GPU sendo utilizada, quase nada da GPU integrada, e a memória RAM utilizada não passava de 60%.
4. Desde ontem estou tentando realizar o teste gratuito da 3D Mark, mas SEMPRE trava durante o teste e aparece a temível tela azul da morte.

Já li sobre aumentar a page file memory, mas não entendo nada disso e não sei se isso iria resolver o problema ou apenas como medida paliativa, sem chegar à raiz, por isso não testei isso.
Outra coisa que li foi sobre a saúde do SSD (tá em 91% de acordo com o CrystalDiskInfo), e PODERIA ser algum problema ao enviar as informações de textura armazenadas durante o carregamento dos jogos. Mas eu não tenho nenhum NVMe dando sopa por aqui, e não tenho como gastar mais de 200 reais só pra "testar" se pode ser o SSD...

 

Vou anexar dois prints, um do CrystalDiskInfo e outro do HWMonitor.

 

453175066_WhatsAppImage2023-02-02at13_20_14.jpeg.3b3bc895af0a8e00f8e91fab227cac25.jpeg

782701248_WhatsAppImage2023-02-02at13_20_35.jpeg.ed3f663cbef787a7ebf1943e8d59309e.jpeg

Alguém tem alguma luz sobre o que pode estar acontecendo?
Muito obrigada de antemão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Lucas Ricci disse:

@alopex_ Poderia tentar rodar o diagnóstico de memória RAM do Windows?

Já rodei e não acusou nenhum erro... Estava em vias de iniciar o chkdsk ao reiniciar o notebook, para logo após testar a memória novamente, mas com o memtest86.

 

Uma informação nova... abri o log do Windows e apareceram os seguintes erros (nos momentos em que deu tela azul):

 

- Não é possível localizar a descrição da Identificação de Evento 14 na origem "nvlddmkm". O componente que gera esse evento não está instalado no computador local ou a instalação está danificada. Você pode instalar ou reparar o componente no computador local.

 

- O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000133 (0x0000000000000001, 0x0000000000001e00, 0xfffff8012eafa320, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: 444d4178-b41c-4e49-b5ae-67d5825be5cd.

 

- O serviço cplspcon terminou com o erro: 
Erro não especificado

 

- O aplicativo \Device\HarddiskVolume3\Windows\System32\DriverStore\FileRepository\iigd_dch.inf_amd64_b53c057d22ce6f37\IntelCpHDCPSvc.exe com a id de processo 1712 parou a remoção ou a ejeção para o dispositivo PCI\VEN_144D&DEV_A804&SUBSYS_A801144D&REV_00\4&12cac49d&0&00E8.

 

 

A grande parte dos erros possuem a fonte "nvlddmkm", e alguns a "Kernel-Boot".

 

Aqui o erro enquanto o RDR2 rodava com o driver mais atualizado:

image.thumb.png.c46bb24cb9df26d72096bfd00449cf3b.png

15 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

@alopex_ Poderia tentar rodar o diagnóstico de memória RAM do Windows? Desculpa não tinha visto que já havia feito o teste de RAM do Windows, poderia fazer com o Memtest86+?

 

https://memtest.org/

https://github.com/memtest86plus/memtest86plus/

Vou fazer agora e já retorno com o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Rio McCloud disse:

@alopex_ Complementando o que o amigo @Lucas Ricci disse, siga esse tutorial:

Muito obrigada! Vou executar de acordo com os passos (é o memtest86 mesmo, visto que o disco aqui está em GPT), e então volto aqui. Só uma obs.: as RAM no meu notebook são soldadas... Então, se tiver algum erro, significa que tudo está perdido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

@alopex_ Infelizmente acho sim, pois como a memória é soldada e o notebook está fora da garantia não teria como efetuar reparo. Você pode entrar em contato com a fabricante e vê se ela cobra o serviço

Ok… paciência. Obrigada pela ajuda até agora!

 

Estou executando o Memtest86, seguindo os passos indicados pelo @Rio McCloud, e até agora não apareceu nenhum erro. Como são 16GB de RAM soldadas, eu preciso executar esse teste uma vez com o pass 4, ou esperar primeiro terminar esses 4 passos e executá-los mais uma vez? 
 

Até o momento:

CF261A08-0CE8-4DAA-B757-35B8C51B06AC.thumb.jpeg.2605fa49deb9628b739e927935ef0491.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Ricci, @Marcos FRM, @Rio McCloud

O memtest86 terminou FELIZMENTE deu tudo certo!! Muito obrigada pelas sugestões e ajuda!

 

Bom, agora acho que já posso descartar problema físico na RAM, certo?

Existe algum teste que eu poderia fazer na(s) placa(s) de vídeo e no SSD, pra verificar se eles não tem algum problema? Ou algum outro teste pra outros possíveis componentes que possam estar falhando?

 

Me aconselharam a tentar rodar um jogo instalado em um HD externo, pra ver se dá problema da tela azul também. E, se não der, talvez pode ser algo com o SSD. Seria um teste "bom" pra analisar isso, ou nem?

 

Sinceramente, se for o SSD o problema, vai ser um dia muito feliz (pelo menos, é "fácil" a resolução). Já se for a placa de vídeo... Mas só quero descobrir logo o que pode ser pra já ter um norte de qual caminho seguir.

 

Segue imagens do memtest86 (relevem o pó na tela, eu tô morando do lado de uma construção e mesmo passando um paninho seguido, não adianta muito):

 

1228953196_WhatsAppImage2023-02-02at18_09_25.thumb.jpeg.bceaed264594cf3f9e5f24615437d792.jpeg1469132198_WhatsAppImage2023-02-02at18_10_57.thumb.jpeg.e10872b2deec725644101bbf74c19f3f.jpeg

 

 

Pessoal, atualização: agora deu a tela azul do WATCHDOG enquanto eu tava só usando o navegador (uso o Brave) só com 3 abas abertas. Congelou TUDO e aí deu tela azul, deu nem tempo de abrir o gerenciador de tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Lucas Ricci disse:

@alopex_ Olá, segue tutorial de como testar seu disco (SSD ou HD)

Agora a placa de vídeo pode utilizar o Aida64, você pode escolher estressar a GPU e ver se há algum problema. Fico a disposição

Muito obrigada! Estou executando os testes no SSD.

 

Instalei o AIDA64 e marquei a caixa "stress GPU". No momento que cliquei, apareceu esse aviso:

 

image.png.62150d96b277805391a1a555864fe6ce.png

 

Poderia me dar uma luz sobre o que isso significa? Poderia ser esse o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz tudo o que foi recomendado e parece que o problema persiste quando a placa de vídeo da NVIDIA está habilitada. Rodando o AIDA64 com a NVIDIA habilitada, deu tela azul de novo. Desabilitei ela, e o teste rodou tranquilamente. Fiz outro teste, em que rodei os jogos com a placa integrada, e com a GTX 1060 desabilitada a partir do gerenciador de dispositivos. Não deu NENHUM erro (apesar de rodar em 20fps, por causa do uso só da placa integrada).

 

Agora, depois de habilitar novamente a GTX, abri o painel de controle da NVIDIA depois de um bom tempo sem abrir e vi isso:

 

780957075_WhatsAppImage2023-02-02at21_19_15.thumb.jpeg.1d3a033462872a8462fdfa9da59f6199.jpeg

 

Não aparece nada na visualização do 3D.

 

Rodei o dxdiag e aparece isso:

 

image.png.4693b45f8c86ce41f47af197d762e7e5.png

 

Aceleração do Direct3D não tá disponível pra GTX 1060. Como isso pode ser possível? Será que isso tem a relação com o erro do DXGKRNL?

 

Se alguém tiver algum insight, agradeço demais!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@alopex_ O código de parada "0x1E4: VIDEO_DXGKRNL_SYSMM_FATAL_ERROR" indica problema relacionado ao driver de vídeo e "0x133: DPC_WATCHDOG_VIOLATION" indica que o temporizador Watchdog (responsável por monitorar e recuperar problemas de hardware) foi executado. Se o problema não ocorre quando a placa de vídeo dedicada está habilitada, tudo indica que é ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou tendo problemas quando utilizo o notebook com a placa de vídeo dedicada desabilitada.

Já realizei inúmeras instalações limpas do driver da NVIDIA e nenhuma parece surtir efeito. Existe apenas uma versão do driver que funciona, que é o de fábrica, de 2017 - só que esse não roda jogos mais novos. De resto, todos os drivers deram tela azul em algum momento, mesmo rodando por 30min, 1h, que fosse.

 

A última tela azul que deu foi WATCHDOG, enquanto eu tentava fazer benchmark (que nem iniciou) com Unigine Heaven.

Já tinha habilitado pra criar um memory.dmp, fiz o debug pelo WinDbg e apareceu isso:

 

image.png.37e262b0286506af1cd09e904382498f.png

 

Cada vez mais caminhando pra um problema de hardware?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@alopex_ Para mim, já confirmou que é problema de hardware. O arquivo nvlddmkm.sys é relacionado ao driver de vídeo da NVIDIA e se você já fez uma reinstalação limpa dele, dificilmente vai ser um problema de software. Não sei se alguma assistência técnica poderia reparar a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!