Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, boa tarde. Estou enfrentando problemas com meu Pc e agora precisarei trocar o meu Ryzen 5 3600XT por outro processador. Infelizmente o preço atual do 3600XT não permite adquirir o mesmo modelo, então estou em dúvida entre o 5600 e o 5600G, o 5600G trabalha com PCIe 3.0, minha gpu é gigabyte 1660 OC, qual dos cpu acima seria mais interessante pra compra?

Desde já agradeço 

Postado

Se você está tendo problemas com seu PC e precisa trocar o seu Ryzen 5 3600XT, e está decidindo entre o Ryzen 5 5600 e o Ryzen 5 5600G, ambos são boas opções. No entanto, se você tem uma GPU gigabyte 1660 OC, eu recomendo que você opte pelo Ryzen 5 5600, pois ele é baseado na arquitetura Zen 2, que oferece melhor desempenho em jogos e aplicativos. Além disso, o Ryzen 5 5600 tem 6 núcleos e 12 threads, o que significa que você terá mais poder de processamento para seus jogos e aplicativos.

Já o Ryzen 5 5600G é uma versão integrada da GPU, o que significa que ele tem uma GPU integrada que pode ser usada para jogos ou aplicativos leves. No entanto, ele usa o PCIe 3.0, enquanto sua GPU gigabyte 1660 OC usa o PCIe 4.0. Isso significa que você não poderá aproveitar todo o desempenho da sua GPU com o Ryzen 5 5600G.

Portanto, considerando suas necessidades, eu recomendo que você opte pelo Ryzen 5 5600.

Postado

O R5 5600G tem praticamente a mesma força que o seu R5 3600X, o R5 5600 é um pouco mais forte, e tem também o R5 5500 com a mesma força do 5600G mas sem o vídeo integrado, que deve estar um pouco mais em conta.

Postado

Ryzen 5 5600.

O 5600G é opção apenas para quem não tem VGA.

O 5600G não é um 5600 com gráfico integrado, é mais um próximo 5500 com gráfico integrado.

Em jogos o 5600 (sem G, sem X) chega a dar ~30% mais de FPS que o 5600G, ambos usando a mesma VGA, ex. RTX 3070.

Postado
agora, JotaCF disse:

@Watila Alves se quiser economizar, vai de 5500 e se quiser performance e longevidade vai de 5600.

Upgrade sem o menor sentido, vai perder suporte a PCIE 4.0 e vai ter o mesmo desempenho

Postado

@Goner poderia mostrar os gráficos de produtividade/games em relação ao PCIE 3.0 x 4.0? até onde sei isso é apenas marketing, a maior banda teórica na prática não se mostra vantajosa.

e o cara vai jogar com uma 1660, não é uma 3060ti num monitor 240hz kkkkk

Postado
agora, JotaCF disse:

@Goner poderia mostrar os gráficos de produtividade/games em relação ao PCIE 3.0 x 4.0? até onde sei isso é apenas marketing, a maior banda teórica na prática não se mostra vantajosa.

e o cara vai jogar com uma 1660, não é uma 3060ti num monitor 240hz kkkkk

Placas de entrada já utilizam x4 e x8 4.0 como já é visto na 6400, 6500 XT, 6600 e 6600 XT. O PCI 4.0 é essencial para placas como a 6500 XT, porém ambas as 6600 conseguem um bom boost de performance dependendo do jogo utilizando PCI 4.0. 

E meu principal ponto é: pra que ele vai trocar um 3600X por um 5500 que tem a mesma performance e perde suporte pra PCI 4.0?

Postado

@Goner como ele fala deu a entender que ele precisa trocar de cpu porque "estragou" ou sei lá o que. as opções que falei são custo-benefício paliativo, visto que ele até comenta que comprar outro 3600XT atualmente está muito caro pro que vale. se ele quiser fazer upgrade mesmo precisa de mais núcleos/performance, tem que ir pro 5700x. só isso.

Postado

@GuilhermeGBmeu maior problema agora é custo mesmo, por isso está a pensando mas opções mais em conta, tive que trocar a placa-mãe recentemente, aí deu uma apertada no orçamento, mas pelo que vi eu não perco muito em performance com o 5600, estou correto?

Postado

@Watila Alves

Para melhor podermos lhe ajudar na questão, por favor nos diga a configuração completa de seu PC e o valor que está disposto a investir.

Qual seria o motivo de precisar de outro CPU? Estragou algo?

1 hora atrás, Watila Alves disse:

estou em dúvida entre o 5600 e o 5600G, o 5600G trabalha com PCIe 3.0, minha gpu é gigabyte 1660 OC

Somente considerando estes dois modelos e que já tenha uma placa de vídeo, sem dúvidas o Ryzen 5600 é a melhor escolha.

Em questão de "trabalhar" com PCIe 3.0, creio que esteja confuso sobre esta informação em específico, afinal não tem muita relevância no geral em compatibilidade com peças modernas.

Postado

Se não tiver placa B550 vai ficar limitado no PCI-E 3.0 do mesmo jeito. Até agora os únicos casos mais graves onde PCI-E 3.0 é um problema são com a RX 6400 e RX 6500 XT, que são 4.0 x4. As placas 4.0 x8 ainda funcionam bem em 3.0 x8 devido ao seu nível de desempenho e também por não virem capadas na parte de VRAM. Mas até placas de maior desempenho que são 4.0 x16 ainda rodam bem em 3.0 x16.

Claro que as coisas sempre mudam, se continuar essa tendência de capar as linhas PCI-E nas próximas gerações e também capar quantidade de memória (tipo, usar 8GB em placa intermediária), ai sim pode ser um problema ficar preso em 3.0. Na geração RTX 5000 vamos ter intermdiária (RTX 5060) provavelmente no nível de uma RTX 3080/3090, e se ela vir PCI-E 5.0 x8 (velocidade equivalente a 4.0 x16), acho que rodar em 3.0 x8 não vai ser legal. Pelo menos a 3060 ainda usa 4.0 x16, mas vindo da NVIDIA não me surpreenderia ver ela capando mais as futuras placas 60 para x8.

Postado

Segue configuração atual:

placa-mãe: ASRock B450M
processador: R5 3600XT

gpu: gigabyte 1660 OC

Realmente eu n tenho muito conhecimento no assunto, mas o 5700x é uns 300 reais mais caro, e o orçamento ta apertado porque troquei a placa-mãe recentemente

Detalhe, meu pc n é voltado pra games, e sim pra o pacote de edição da Adobe (Premiere, Photoshop..)

@Lost Byte sou novo por aqui ainda n sei usar direito os recursos do forum, desculpem, as msg em excesso e n marcar a msg de origem.

A config eu mandei aqui em cima, meu orçamento é em torno dos 1000 mesmo, meu cpu estragou mesmo, n reconhece memórias e está com desempenho muito abaixo do que era, muito mesmo, e como eu disse uso o pc pra trabalho

obrigado desde ja

• Curtir 1
Postado

@Watila Alves 5600 é superior ao 5600G em desempenho. Já que você possui uma GPU então não precisa de CPU com vídeo...  Logo o 5600 seria a escolha ideal pra você custando apenas alguns reais a mais.

*Não esqueça de atualizar BIOS da sua MB para uma versão que tenha suporte aos Ryzen 5000.  Leia atentamente se não há recomendações do fabricante para atualizar para alguma versão específica antes de subir para a versão da BIOS que precisa. 

O 5700x está num preço bacana na pichau.  5700X R$1.250

5600 R$920

5600x R$1.170

Postado

@Alex Weiss esse preço realmente esta bom mas é pra pagamento a vista, infelizmente vou parcelar porque ja tive gastos recentes, acho que vou optar pelo 5600 mesmo pela questão financeira, mas futuramente pode ser um bom upgrade o 5700x, obrigado!

• Curtir 1
Postado

Se é para produção a melhor escolha é o Ryzen 7 5700x, pois ele tem mais núcleos e mais threads que o 5600.

O 5600 é um cuspidor de FPS em jogos, mas para produção ele perde para os irmãos maiores.

Dá uma olhada no preço no Aliexpress também.

Postado
agora, Watila Alves disse:

@Alex Weiss esse preço realmente esta bom mas é pra pagamento a vista, infelizmente vou parcelar porque ja tive gastos recentes, acho que vou optar pelo 5600 mesmo pela questão financeira, mas futuramente pode ser um bom upgrade o 5700x, obrigado!

Não vai fazer sentido algum ir pro 5700x, eles possuem exatamente a mesma performance em jogos.

5600 é a melhor escolha, para upgrades o unico que faria sentido seria o 5800x3D que possui desempenho semelhante aos Ryzen 7000 normais

• Curtir 2
Postado

@Watila Alves melhor você pular pra próxima geração depois do 5600, terá ganho de apenas 15% em stock ou 28% com PBO ("overclock") no multi-thread com um 5700X, em alguns jogos a diferença será nula ou muito pequena.

Desempenho em jogos:

te5M72Y626GzUxQvX6YRoh-970-80.png.webp

Desempenho multi-thread em aplicações profissionais:

LMzdfXbmZZQUyT2QjYvmu3-970-80.png.webp

Postado
4 horas atrás, Watila Alves disse:

A config eu mandei aqui em cima, meu orçamento é em torno dos 1000 mesmo, meu cpu estragou mesmo, n reconhece memórias e está com desempenho muito abaixo do que era, muito mesmo, e como eu disse uso o pc pra trabalho

Que pena.

Mas realmente já foi diagnosticado como o processador sendo o problema? (apenas para ter certeza de não ser outra peça)

Mas seja como for, realmente o Ryzen 5600 seria o mais indicado se o orçamento não permitir pegar um 5700X. Aliás, caso opte pelo 5700X, vai precisar de algum aircooler/water cooler diferente do cooler box pra ajudar na refrigeração.

4 horas atrás, Watila Alves disse:

placa-mãe: ASRock B450M
processador: R5 3600XT

gpu: gigabyte 1660 OC

Apenas para descartar possíveis problemas, qual seria a marca e modelo da fonte de alimentação?

Postado
9 minutos atrás, Lost Byte disse:

Aliás, caso opte pelo 5700X, vai precisar de algum aircooler/water cooler diferente do cooler box pra ajudar na refrigeração.

5700X em stock se comporta basicamente como um 5600, ele é limitado a 65W por padrão, diferente do 5800X que vai até 105W. Talvez fique alguns graus acima do 5600 por conta dos núcleos extras.

Mesmo para um 5600 ou para um 5700X eu indicaria um air cooler decente, tipo um DeepCool AG400, que sai menos de R$150. Mas não é uma necessidade, dá pra usar com cooler box.

Postado
Em 08/02/2023 às 13:26, Watila Alves disse:

troquei a placa-mãe recentemente

Rapaz, será que o problema que você acha ser o processador não é a placa-mãe? Já li relatos de problemas com memórias em placas ASRock, no caso a Steel Legend. Se você ainda tem a outra placa-mãe funcionando, tentou voltar pra ela? Qual marca e modelo era?

Sobre o processador, confirmando o problema nele, o PCIe 4.0 não será um diferencial pra você pelo que entendi e o Ryzen 5 5500 já é um pouco melhor que seu R5 3600X. Como os outros citados (5600, 5600X, 5700X) vão melhorando mais um pouco ainda, se o atual já te atendia, todos vão te atender bem. Só lembre de atualizar a BIOS da placa-mãe.

Postado
Em 08/02/2023 às 13:12, Watila Alves disse:

@GuilhermeGBmeu maior problema agora é custo mesmo, por isso está a pensando mas opções mais em conta, tive que trocar a placa-mãe recentemente, aí deu uma apertada no orçamento, mas pelo que vi eu não perco muito em performance com o 5600, estou correto?

Se o foco do seu PC é jogos vai pagar R$ 300,00 a mais (que o 5600) para ganhar menos de 2% de FPS a mais na média (vido o gráfico do TomsHardware) ainda mais com a GTX1660 OC, tem jogos - ex. CS:G0; que o menor clock base do 5700X (-300Mhz) influência negativamente. Já se PC é usado para produtividade profissional, os R$ 300,00 a mais no 5700X se justificam.

• 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!