Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que fim levou o laptop de US$ 100 do governo brasileiro?


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Que fim levou o laptop de US$ 100 do governo brasileiro?


"Em 2005, a ONG OLPC divulgou, com grande destaque na mídia, conversas com o governo brasileiro para a adoção do projeto de um laptop de US$ 100 voltado a estudantes, que não foi adiante. O que aconteceu?"


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 09/02/2023 às 14:17, Ricardov disse:

O projeto foi atropelado pelos smartphones Android e serviços de nuvem.

 

O projeto era pré-smartphone, na época eu lembro que os projetos de netbook (lembra?) acabaram sendo mais interessantes.

 

É esse pessoal de ONG com suas utopias... o tal laptop de US$ 100 ia ser tipo Laptop da Xuxa.

  • Curtir 6
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De olho nesse possível mercado de PCs de custo ultra baixo, grandes empresas investiram em dispositivos "low tech" acessíveis. Foi a época do BOOM do eeePC 4G da ASUS e  de um monte de de soluções baratas que vieram à reboque que simplesmente acabaram com qualquer possibilidade de sucesso desse projeto.

 

Recentemente encontrei um exemplar do olpc (esse mesmo que aparece nas fotos com as crianças) numa feira de rua do Rio de janeiro e acabei comprando por curiosidade, infelizmente não está ligando, qualquer dia irei dar uma atenção pra ele.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OLPC é da minha época de ensino fundamental.

 

Quando estudei teve uma época que a escola recebeu unidades do aparelho, e fui um usuário, a proposta do aparelho era boa, pena não ter ido pra frente.

 

Lembro que até procurei algum tempo atrás, achei alguns a venda, mas hoje em dia não se acha mais, boa parte usados, ou com defeitos e componentes faltando.

 

Na minha época a gente chamava o aparelho de X.O., porque vinha escrito isso na carcaça dele, atrás da tela, pelo menos do modelo que usei, vinha com Linux, e tinha uma outra área que parecia um sistema mais interativo para criança, fora 3 USB, 1 porta para cartão de memória, camera, microfone, alto-falante, e mais umas coisa no próprio aparelho mesmo.

 

O diferencial que achei nele era a possibilidade de usar o aparelho para comunicar com outra pessoa usando o mesmo aparelho e sem uso de internet, como ele tinha uma outra área diferente de sistema no X.O., tinha um app de conversa, e uma vez quando minha escola esteve em reforma a gente ia para uma faculdade, e lá usamos o aparelho, como não conectamos na rede wi-fi de lá, conseguimos todos se comunicar usando o app.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo se desse certo acho que acabaria igual muitos computadores de escolas atuais feitos pela positivo, um computador obsoleto até para rodar o Windows 10, já tive contato com computadores que são enviados pelo governo para escola (como aluno mesmo), a maioria não era usado, porque tinha diversos problemas de sistemas que usam o HDD em SO modernos, o HDD 100%, além de o processador não ajudar. Até hoje não sei o porque investem em Lousas Digitais, sendo que não tem um computador que presta, me parece só marketing.

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Alexsandro Krzj Este seu ponto é importantíssimo e ficou de fora do artigo. Do que adianta dar laptops a estudantes com um sistema próprio, que não é usado no mercado? A pessoa terá contato com tecnologia, mas não com um sistema que é usado fora da escola, no mundo real.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Alexsandro Krzj Este seu ponto é importantíssimo e ficou de fora do artigo. Do que adianta dar laptops a estudantes com um sistema próprio, que não é usado no mercado? A pessoa terá contato com tecnologia, mas não com um sistema que é usado fora da escola, no mundo real.

 

Os sistemas que existem são vários Gabriel e grande parte com alguma semelhança. A pessoa pelo menos ficaria familiarizada com o uso da tecnologia em geral. Os custos altos e a dependência a um sistema proprietário não seria bom. É o que penso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!