Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fala pessoal, nas minhas pesquisas descobri que cabos HDMI podem causar curtos em gpu, não é 100% certo porém existem um risco. tendo isso em mente qual melhor marca de cabo HDMI que eu posso usar na minha GPU para minimizar esse problema, que mais tem haver com corrente életrica e aterramento do que marca em si, porém um bom cabo deve ajudar. Eu escolheria usar o display port porém meu monitor não tem essa função. vou disponibilizar o link da matéria.

https://www.paulobrites.com.br/cuidado-com-o-conector-de-HDMI-não-queime-seu-televisor/#:~:text=A conexão e desconexão do,resistir a estas “torturas”.

Postado

@Marcelo Maia Pela aparencia do cabo e o que é dito na matéria, é mais para caso se você fica conectando e desconectando cabo com o equipamento ligado.

Isso eu já vi dizer mesmo que estraga, isso porque no cabo também passa energia.

Já quanto a marca de cabo para uso, tem várias no mercado, então não precisa muito se preocupar com marca X para diminuir casos Z.

Todo cabo HDMI passa energia ali para trafegar os dados, o que você não pode fazer é ficar conectando e desconectando esse cabo com os equipamentos ligados.

Fora isso, pode colocar qualquer cabo que vai funcionar sem problemas.

• Curtir 1
Postado

@Marcelo Maia Esse artigo ai ta meio viajado, pegaram fotos de um CI e cabo provavelmente estourados por raio ou surto elétrico e colocaram a culpa nos 5V/300mA que tem na porta HDMI...

Não tem nenhum problema mexer no HDMI com o aparelho ligado, ele foi feito pra aceitar ser ligado dessa forma, tanto que ao conectar um HDMI na placa o PC reconhece na hora, quem já ligou um notebook a uma TV ou a um projetor pra fazer uma apresentação sabe bem disso, ate o velho DVI e o VGA também aceitavam de boa serem conectados com o aparelho ligado...  ao contrario de conexões antigas que não suportam hot swap, como era o caso dos mouse e teclado PS/2 que se fossem desconectados so voltavam a serem reconhecidos depois de reiniciar o PC.

Essa preocupação com arco elétrico ao desconectar o aparelho teria sentido se fosse uma corrente alta, tipo contato de tomada, mas 5V/300mA? isso é menos que uma porta USB...

Claro que o HDMI é um conector frágil, como a maioria dos conectores de projeto moderno foi feito pra ser pequeno, portátil e frágil pra arrebentar no primeiro tropeço no cabo... logo precisa ter o cuidado de alinhar o conector pra que ele encaixe naturalmente, se tentar encaixar torto ou as "cegas" pode quebra a porta, e isso independente do aparelho ligado ou não.

Também tem muita coisa xing ling que a turma liga nos TVs, como aquelas TV box... cuja fonte é uma bomba relógio, podendo falhar e queimar a TV Box e a TV junto, a Box aqui de casa, quando chegou eu nem desembalei o adaptador de força sem vergonha que vem nela, peguei um carregador de celular original e adaptei no lugar.

Postado

@F4b10 o Tito ele fala um pouco sobre isso nesse vídeo, la pros nove minutos.

14 minutos atrás, Marcelo Maia disse:

@F4b10 o Tito ele fala um pouco sobre isso nesse vídeo, la pros nove minutos.

Puxando o gancho do assunto, tenho um monitor que literalmente quebrou a porta HDMI e vai precisar ser substituída. Corro risco de dar curto na minha placa caso o serviço não tenha sido bem feito?

Postado

@Marcelo Maia Acho meio difícil do monitor consertado ser um problema, ate porque o monitor terá que ser testado pelo técnico antes de entregar o aparelho e tem a garantia do serviço, a não ser que você mande algum curioso ou "sobrinho" fazer o conserto.

Sinceramente do ponto de vista de um surto elétrico, tanto faz se a porta do monitor é HDMI, D-sub, DP... se o surto foi forte o bastante pra atravessar a isolação da fonte do monitor e ir para a placa, ele vai queimar algo no PC, e não tem nada na entrada DP que va salvar a placa

Agora algo que EU acho que pode ajudar, além do aterramento e do filtro de linha protegendo o PC e o monitor, seria o uso de cabos HDMI ou DP de qualidade com boa blindagem, tipo um cabo grosso e meio rígido, a meu ver o perigo de um raio nem é ele cair direto na fiação, ate porque isso seria game over pra todos equipamentos na sua casa, e mesmo um DPS no quadro de força teria dificuldade pra lidar com isso, a meu ver o risco é o raio acertar alguma ferragem perto da casa, como a corrente do raio é muito alta essa corrente geraria um pulso eletromagnético que iria induzir uma tensão diretamente nos fios e trilhas dos aparelhos eletrônicos e na fiação da casa, esse surto na fiação seria segurado facilmente pelo protetor contra suto ou te pelos varistores na fonte, porém o surto gerado nos cabos seria perigoso,  e nesse caso uma blindagem do cabo pode dispersar esse pulso, servindo como um caminho pra ele ir para a carcaça do gabinete e para o aterramento e impedir que ele atinja as linhas de dados no cabo...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!