Ir ao conteúdo

Quais processadores são compatíveis com a placa-mãe ASUS Z170 Pro Gaming?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal tudo bem.?

Recentemente comprei uma placa na internet da ASUS modelo Z170 1151 Pro Gaming.

Sou leigo no assunto e fiquei com a seguinte dúvida, no anúncio fala que tem suporte para a 7 e 6 geração. Conforme imagem anexada.

Mas em alguns outros anúncios de site e o próprio manual dizem que a placa suporta apenas a 6 geração.

Minhas dúvida é quais seriam os perigos se eu tentar colocar meu processador (Intel Core i7 de 7 geração) nessa placa onde indica que apenas aceita a sexta geração? Eu precisaria trocar a placa?

Pergunto porque nos anúncios e manual  dizem que suporta a geração 6.

Screenshot_20230213-222528.png

Postado
15 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Olá

Você pode encontrar a lista completa de processadores compatíveis aqui.

E no site demostra que suporta sim o I7 7700 / I7 7700K / I7 7700T.

Opa mano, muito obrigado.

Então o que demonstra ser da sétima geração seria a numeração 7700? 

Pergunto por que não manjo muito

Postado

@Filollial O correto para saber quais processadores uma determinada placa suporta, é olhar o site do fabricante.

Como apresentado pelo amigo @TheDemonLena , a placa suporta 6ª/7ª Geração Intel.

Processadores da 6ª Geração começão com 6, por exemplo, i3 6xxx, enquanto os da 7ª Geração começa com 7, por exemplo i3 7xxx.

Nesse exemplo você vê apenas a sequência de 4 digitos ao final marcado em negrito, e o número inicial alterado em 6 ou 7, essa é a geração, a parte que tem o X você troca para algum outro número, como o caso do 7700.

Já se é i3, i5, ou i7 não importa para ser compatível com a placa em si.

• Curtir 2
Postado

@Filollial Sim.

Precisa estar atento quanto a BIOS.

Mas não esquenta a cabeça se a versão que tiver for superior.

Por exemplo, um processador pede a versão 6160, mas a que tem é a 6570.

Nesse caso você bem precisa alterar a BIOS, porque a instalada acaba sendo superior e mantém o suporte.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth certo.

Um jeito de verificar a BIOS seria como? Pergunto por que não manjo muito dessa parte.

Eu teria de ver alguma numeração na placa-mãe do componente em específico ou perguntando ao fornecedor, ou teria outro jeito?

Postado

@Filollial Tem duas formas de ver a versão da BIOS.

A primeira é pelo sistema mesmo, usando o CPU-z, vá na aba Mainboard, e procure onde diz BIOS, pode testar isso com qualquer pc que não muda.

A segunda é indo na própria BIOS, ai precisa procurar lá dentro até achar.

16 minutos atrás, Filollial disse:

Eu teria de ver alguma numeração na placa-mãe do componente em específico ou perguntando ao fornecedor, ou teria outro jeito?

Ver numeração específica só lhe faria descobrir quais componentes tem na sua placa-mãe, como por exemplo, qual chip de BIOS é usado, mas não lhe dá informação sobre a versão da BIOS instalada.

E entrar em contato com o fabricante é a mesma coisa, você não teria retorno sobre qual BIOS tem instalada, o fabricante não tem uma lista que fica sendo atualizada com esse tipo de informação.

Já vi também que no AIDA64 mostra a versão de BIOS, mas o CPU-z é o mais conhecido.

Atenção na hora de procurar o programa, existe CPU-z e GPU-z, um mostra informações sobre as peças do pc (CPU-z), e outro mostra só da placa de vídeo (GPU-z).

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth será que essa placa em específica possui BIOS flashback? Vi que é um recurso que pode se atualizar sem ter um processador.

Outra dúvida se eu colocar o processador na minha placa-mãe, sem saber se a BIOS está atualizada ou não eu causaria algum problema na placa-mãe ou no processador?

Ou a única coisa que pode acontecer é não dar vídeo?

Postado
4 minutos atrás, Filollial disse:

será que essa placa em específica possui BIOS flashback? Vi que é um recurso que pode se atualizar sem ter um processador.

Quando a placa-mãe tem BIOS Flashback ela tem uma porta USB dedicada para atualização de BIOS e um botão para usar, que é ligado a essa USB.

7_1_25.jpg

Esse é o painel traseiro da Z170, não tem BIOS Flashback, e também ela é de entrada para a época dela, geralmente é mais as mid/top de linha que tem essa função.

Se você tem outro pc ainda dá para atualizar sem ligar o pc, é só usar um gravador externo, vi muitos no ML, tem vários modelos inclusive, eu recomendo o que tem tipo um prendedor para colocar em cima do chip.

7 minutos atrás, Filollial disse:

Outra dúvida se eu colocar o processador na minha placa-mãe, sem saber se a BIOS está atualizada ou não eu causaria algum problema na placa-mãe ou no processador?

Ou a única coisa que pode acontecer é não dar vídeo?

Não causa problema para o processador e nem para a placa-mãe em si.

A única coisa que ocorre é exatamente essa da última pergunta nesse trecho.

Não dá vídeo, só isso.

Se ainda não comprou a placa-mãe, mas tem o processador, ou vai comprar junto, entra em contato com o vendedor, e veja se ele atualiza a BIOS, e pede isso.

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth muito obrigado pelas dicas mano.

Nada que tirar dúvidas e ir pesquisando não ajude, consegui aprender bastante com suas orientações.

Sobre o seu último comentário, eu já comprei ela inclusive chegou hoje mas não dei uma olhada nela ainda devido a correria.

Se não der vídeo estou pensando talvez de devolver a placa e verificar uma que suporte a sétima geração e que de para fazer um upgrade para outras gerações

Para esse processador i7 7700 quais placas me recomendaria ?

• Solução
Postado
6 minutos atrás, Filollial disse:

Se não der vídeo estou pensando talvez de devolver a placa e verificar uma que suporte a sétima geração e que de para fazer um upgrade para outras gerações

Se não der vídeo, por falta de atualização de BIOS, é mais fácil comprar um pentium G4560 e atualizar do que devolver e buscar outra placa-mãe que suporte a 7ª Geração.

Até onde sei, não tem placa-mãe com suporte nativo para a 7ª geração, todas suportam 6ª e 7ª, só isso, nada além para 8ª e 9ª.

Mesmo que 8ª e 9ª Geração diga ser LGA1151, esses são do LGA1151 V2, então precisa trocar de placa-mãe.

7 minutos atrás, Filollial disse:

Para esse processador i7 7700 quais placas me recomendaria ?

Dá época dessa geração, as mais conhecidas que vi dizer era Z170, B250, e H110.

Todas com suporte para 6ª e 7ª Geração, só sendo necessário atualizar a BIOS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!