Ir ao conteúdo

GPU não bate 100%

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou com um problema que é o seguinte. Em diversos jogos minha GPU não chega a 100%, muitas vezes não passa nem de 50% mesmo com meu fps abaixo de 60.
Vou dar exemplo do New World, no New World jogando em Full HD a GPU bate RARAMENTE 80% e muitas vezes na qualidade "muito alta" fica abaixo de 60 fps, porém se eu coloco no UHD a GPU bate 100% tranquilamente.
Não é gargalo do processador, pois ele consegue empurrar a minha GPU a 100%, não sei como resolver.
Temperaturas em UHD não passam de 70ºC.

Xeon e5 2660 v3 com Unlock turbo boost e Undervolt batendo 3.3ghz nos 10 núcleos;

GTX 1080 TI 11gb EVGA FTW3;
Montech 650w 80 Plus White;

X99 MR9A PRO;
2x8 3200 MHz Gloway.

Postado

@Sanma

GPU não atingir 100%, nem sempre é problema de hardware.. Ainda mais em jogos de muno aberto, usualmente, é questão do jogo não ser otimizado o bastante..

Exemplo com PC mais forte até: https://youtu.be/2HSOPwmap1E

Além disso, imagino que "UHD" seja 4K.. Sendo, 4K é uma resolução 4 vezes maior que FullHD.. São 4 vezes mais pixels por frame gerado.. É um peso enorme pra certas placas, mesmo pra uma 1080Ti..

Postado
38 minutos atrás, RS Faria disse:

@Sanma

GPU não atingir 100%, nem sempre é problema de hardware.. Ainda mais em jogos de muno aberto, usualmente, é questão do jogo não ser otimizado o bastante..

Exemplo com PC mais forte até: https://youtu.be/2HSOPwmap1E

Além disso, imagino que "UHD" seja 4K.. Sendo, 4K é uma resolução 4 vezes maior que FullHD.. São 4 vezes mais pixels por frame gerado.. É um peso enorme pra certas placas, mesmo pra uma 1080Ti..

Na verdade UHD é 3840x2160 e 4k é 4096x2160, são só 256 pixels de diferença, acredito que em questão de desempenho seja a mesma coisa.
Quanto a questão de jogo mal otimizado, não é só no new world que isso acontece. Jogando Minecraft com modpacks mais entusiastas eu não obtenho uma boa performance pois a GPU não bate 100%. Eu jogo poucas coisas então tenho poucos parâmetros para exemplos, mas não sei por que isso está acontecendo.

Postado
11 horas atrás, Sanma disse:

Jogando Minecraft com modpacks mais entusiastas eu não obtenho uma boa performance pois a GPU não bate 100%. Eu jogo poucas coisas então tenho poucos parâmetros para exemplos, mas não sei por que isso está acontecendo.

Nesse caso, mais provável de ser limitação de processador.. Não sei como esse jogo usa um processador, mas se for algo mais pra um ou dois núcleos, fatalmente seria o motivo..

• Moderador
Postado
13 horas atrás, Sanma disse:

Xeon e5 2660 v3 com Unlock turbo boost e Undervolt batendo 3.3ghz nos 10 núcleos;

Não entendi. Por que exatamente você faz undervolt nesse processador? O.o

Postado
1 hora atrás, RS Faria disse:

Nesse caso, mais provável de ser limitação de processador.. Não sei como esse jogo usa um processador, mas se for algo mais pra um ou dois núcleos, fatalmente seria o motivo..

Não faz sentido ele ser o fator limitador, pois na maioria dos jogos ele não bate nem 20% de uso. Só no New World que ele bate no máximo 55% de uso. Ele estaria limitando se batesse 100% de uso e a GPU não, mas ele não chega nem a 60% de uso no jogo mais pesado que eu jogo..

50 minutos atrás, GabrielLV disse:

Não entendi. Por que exatamente você faz undervolt nesse processador? O.o

Sem o Undervolt ele não estabiliza a 3.3ghz, fica oscilando.

• Solução
Postado
19 minutos atrás, Sanma disse:

Não faz sentido ele ser o fator limitador, pois na maioria dos jogos ele não bate nem 20% de uso. Só no New World que ele bate no máximo 55% de uso. Ele estaria limitando se batesse 100% de uso e a GPU não, mas ele não chega nem a 60% de uso no jogo mais pesado que eu jogo..

Uma coisa é uso global da CPU. Outra coisa é uso por núcleo.. Exemplo:

Borderlands2_2016_10_23_12_58_29_422.png

Na média, o uso da CPU até seria baixo, mas tem um núcleo em 94%.. Isso é por causa do jogo e da API que ele usa, que acaba usando apenas um ou dois núcleos.. No fim, seria uma limitação de software, causando uma limitação de hardware.. Eu não sei como Minecraft usa a CPU.. Se usa como um todo ou se fica como na imagem acima..

Uma coisa que anda acontecendo muito nos últimos 3 ou 4 anos é que, nem sempre o gargalo é claro e evidente.. Cada engine de jogo, usa o hardware disponível de formas diferentes.. Em jogos mais novos, seria até normal tem déficits de performance maiores que o esperado, em hardware mais antigo..

Postado
6 horas atrás, RS Faria disse:

Uma coisa é uso global da CPU. Outra coisa é uso por núcleo.. Exemplo:

Borderlands2_2016_10_23_12_58_29_422.png

Na média, o uso da CPU até seria baixo, mas tem um núcleo em 94%.. Isso é por causa do jogo e da API que ele usa, que acaba usando apenas um ou dois núcleos.. No fim, seria uma limitação de software, causando uma limitação de hardware.. Eu não sei como Minecraft usa a CPU.. Se usa como um todo ou se fica como na imagem acima..

Uma coisa que anda acontecendo muito nos últimos 3 ou 4 anos é que, nem sempre o gargalo é claro e evidente.. Cada engine de jogo, usa o hardware disponível de formas diferentes.. Em jogos mais novos, seria até normal tem déficits de performance maiores que o esperado, em hardware mais antigo..

Entendi o que quis dizer. Tem grande chance de ser esse o problema mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!