Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ventoinha do air cooler Deepcool Gammaxx 400 V2 pegando em cima da RAM


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Bom dia a todos, recentemente eu adquiri um aircooler modelo Gammaxx 400 V2, porém ao instalar ele, a ventoinha fica pegando na parte de cima da memória RAM. A solução que eu achei na hora foi colocar a ventoinha um pouco mais pra cima, queria saber se eu não consigo instalar o cooler ao contrário, com a ventoinha no lado esquerdo.

Meu gabinete é um Pulsar White da Pichau e tem 3 fans na frente, pra ter uma boa circulação de ar eu preciso por um fan na parte de trás também? Pesquisando eu vi que o certo é entrar o ar pela frente e sair por trás e por cima, o ideal então seria ter mais 3 fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Arthur Grebogy Sim, você pode perfeitamente colocar a ventoinha do outro lado, só precisa soltar os ferrinhos que a seguram e prender do outro lado. Basta ficar atento para deixar o fluxo de ar no sentido certo. A ventoinha deve pegar ar da parte da frente e jogar na parte traseira. Tanto faz se ela está na esquerda ou na direita desde que o sentido do ar esteja correto.

 

O ideal seria ter pelo menos uma ventoinha na parte traseira sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, KairanD disse:

@Arthur Grebogy Sim, você pode perfeitamente colocar a ventoinha do outro lado, só precisa soltar os ferrinhos que a seguram e prender do outro lado. Basta ficar atento para deixar o fluxo de ar no sentido certo. A ventoinha deve pegar ar da parte da frente e jogar na parte traseira. Tanto faz se ela está na esquerda ou na direita desde que o sentido do ar esteja correto.

 

O ideal seria ter pelo menos uma ventoinha na parte traseira sim.

Entendi, uma outra dúvida aqui, o certo é ligar as fans na fonte ou na placa-mãe?

os 3 da frente estão ligados na fonte porque ja veio assim, mas daí esse traseiro eu posso por na placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Arthur Grebogy Se as ventoinhas possuem controle de rotação, ligá-las direto na fonte faz operar a 100% da velocidade o tempo inteiro. A única consequência notável disso é o ruído aumentado o tempo inteiro.

 

Se ligar na placa-mãe, há o controle de rotação (desde que a ventoinha permita).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 minutos atrás, Arthur Grebogy disse:

o certo é ligar as fans na fonte ou na placa-mãe?

Não tem certo ou errado, pode fazer os 2. Se a fan tem controle PWM pode ligar na placa-mãe, e ela controla a rotação da fan, se liga na fonte elas ficam em 100% o tempo todo.

Para coloca a fan na placa-mãe, ela precisa ter um conector similar ao que é usado na fan do air cooler (gammaxx 400 v2). As fans mais baratas vem apenas com molex (o que vai na fonte). Precisa ver também se sua placa-mãe tem entrada sobrando pra colocar a fan. (Provavelmente sua placa-mãe não vai ter , placas de entrada normalmente não tem.)

Se as 3 fans estão direto na fonte, deixe essa traseira na fonte também, não tem por que comprar uma fan só com PWM.  Agora se quiser algo mais elaborado, troque por 4 fans com controle PWM (que vão em uma controladora) e ligue na placa-mãe. Mas pelo que vi, sua placa só tem a entrada do air cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Pedroou disse:

Não tem certo ou errado, pode fazer os 2. Se a fan tem controle PWM pode ligar na placa-mãe, e ela controla a rotação da fan, se liga na fonte elas ficam em 100% o tempo todo.

Para coloca a fan na placa-mãe, ela precisa ter um conector similar ao que é usado na fan do air cooler (gammaxx 400 v2). As fans mais baratas vem apenas com molex (o que vai na fonte). Precisa ver também se sua placa-mãe tem entrada sobrando pra colocar a fan. (Provavelmente sua placa-mãe não vai ter , placas de entrada normalmente não tem.)

Se as 3 fans estão direto na fonte, deixe essa traseira na fonte também, não tem por que comprar uma fan só com PWM.  Agora se quiser algo mais elaborado, troque por 4 fans com controle PWM (que vão em uma controladora) e ligue na placa-mãe. Mas pelo que vi, sua placa só tem a entrada do air cooler.

Ela tem entrada pra Fan porque antes eu usava um fan ligado nela, mas eu vou trocar de placa-mãe em breve pra uma B550M, aí vou por um kit de 4 fans com controladora sim.

14 minutos atrás, Pedroou disse:

Não tem certo ou errado, pode fazer os 2. Se a fan tem controle PWM pode ligar na placa-mãe, e ela controla a rotação da fan, se liga na fonte elas ficam em 100% o tempo todo.

Para coloca a fan na placa-mãe, ela precisa ter um conector similar ao que é usado na fan do air cooler (gammaxx 400 v2). As fans mais baratas vem apenas com molex (o que vai na fonte). Precisa ver também se sua placa-mãe tem entrada sobrando pra colocar a fan. (Provavelmente sua placa-mãe não vai ter , placas de entrada normalmente não tem.)

Se as 3 fans estão direto na fonte, deixe essa traseira na fonte também, não tem por que comprar uma fan só com PWM.  Agora se quiser algo mais elaborado, troque por 4 fans com controle PWM (que vão em uma controladora) e ligue na placa-mãe. Mas pelo que vi, sua placa só tem a entrada do air cooler.

uma última dúvida aqui, será que as fans do gabinete já vieram instaladas do lado correto (puxando o ar frio para dentro do gabinete)?

@KairanD sabe me dizer se as fans do gabinete ja são configuradas do jeito certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Arthur Grebogy disse:

uma última dúvida aqui, será que as fans do gabinete já vieram instaladas do lado correto (puxando o ar frio para dentro do gabinete)?

 

Faça o teste de São Tomé, pegue uma folha de papel e coloque na frente do gabinete, se ficar grudado é porque as fans estão puxando ar para dentro. É 99,9% provável que veio configurado certo - soprando para dentro.

 

Ou remova o vidro lateral e coloque o papel atrás das fans, vai que o gabinete é modelo "micro ondas", com vidro na frente dos fans, que neste caso são basicamente de enfeite. 😜 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 1lokos disse:

 

Faça o teste de São Tomé, pegue uma folha de papel e coloque na frente do gabinete, se ficar grudado é porque as fans estão puxando ar para dentro. É 99,9% provável que veio configurado certo - soprando para dentro.

 

Ou remova o vidro lateral e coloque o papel atrás das fans, vai que o gabinete é modelo "micro ondas", com vidro na frente dos fans, que neste caso são basicamente de enfeite. 😜 

 

Acredito que não, meu gabinete é um Pichau Pulsar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!