Ir ao conteúdo

Qual melhor kit? Ryzen 5 5600G + A520M ou Ryzen 5 4600G com B450M

Ir à solução Resolvido por Arthur Grebogy,

Posts recomendados

• Solução
Postado
1 minuto atrás, Vitor Valentim disse:

Qual melhor kit?

yzen 5 5600g

Gigabyte A520m

24GB RAM

ou 

Ryzen 5 4600G

Gigabity aorus B450m

24gb ram?

Eu diria que o primeiro kit é melhor, porém me diga uma coisa, você pretende usar placa de vídeo ou somente integrado?

Postado
3 minutos atrás, Vitor Valentim disse:

Qual melhor kit?

yzen 5 5600g

Gigabyte A520m

24GB RAM

ou 

Ryzen 5 4600G

Gigabity aorus B450m

24gb ram?

Depende de quanto você pretende gastar. Mas eu acho que a primeira opção é bem melhor, pois o 5600G é o mais potente.

Postado
55 minutos atrás, Vitor Valentim disse:

24GB RAM

Isso aqui vai te dar dor de cabeça. A única possibilidade de usar 24GB de RAM é com 3x 8GB ou 16GB + 8GB, e qualquer uma dessas configurações podem acabar resultado em single-channel quando você ultrapassar os 16GB de uso, e isso vai afetar drasticamente o desempenho do vídeo integrado e também do processador, ou seja, seu PC vai perder bastante desempenho.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Isso aqui vai te dar dor de cabeça. A única possibilidade de usar 24GB de RAM é com 3x 8GB ou 16GB + 8GB, e qualquer uma dessas configurações podem acabar resultado em single-channel quando você ultrapassar os 16GB de uso, e isso vai afetar drasticamente o desempenho do vídeo integrado e também do processador, ou seja, seu PC vai perder bastante desempenho.

pois é, eu não entendi os 24GB de ram, tipo, 16GB com 2x8 seria mais viável, não?

Postado
4 minutos atrás, Arthur Grebogy disse:

pois é, eu não entendi os 24GB de ram, tipo, 16GB com 2x8 seria mais viável, não?

Para um PC com placa de vídeo, 2x8GB é suficiente para 99% dos casos. Para PC com vídeo integrado 16GB pode ficar um pouco apertado, porque o vídeo integrado vai usar até uns 2GB da RAM dependendo do jogo, pode ser que em alguns casos até mais, então sobra menos pro sistema. Mas como o objetivo de um PC com vídeo integrado é economizar, não acho tão viável investir em 2x16GB, a melhor coisa é "se virar" com 16GB até conseguir comprar uma placa dedicada.

Postado
52 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Para um PC com placa de vídeo, 2x8GB é suficiente para 99% dos casos. Para PC com vídeo integrado 16GB pode ficar um pouco apertado, porque o vídeo integrado vai usar até uns 2GB da RAM dependendo do jogo, pode ser que em alguns casos até mais, então sobra menos pro sistema. Mas como o objetivo de um PC com vídeo integrado é economizar, não acho tão viável investir em 2x16GB, a melhor coisa é "se virar" com 16GB até conseguir comprar uma placa dedicada.

Irmão pesquisei placas dedicadas usadas e pensei, qual seria melhor?

Ryzen 5 4500 

Rx470

2x8gb

Ryzen 5 5600G

2x8Gb

?

Postado
36 minutos atrás, Vitor Valentim disse:

Irmão pesquisei placas dedicadas usadas e pensei, qual seria melhor?

Ryzen 5 4500 

Rx470

2x8gb

Ryzen 5 5600G

2x8Gb

?

Desempenho em jogos será bem melhor na primeira configuração com a RX 470. Mas tem que tomar cuidado com placas usadas, tanto no estado de conservação quanto no preço que estão vendendo.

Postado
47 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Desempenho em jogos será bem melhor na primeira configuração com a RX 470. Mas tem que tomar cuidado com placas usadas, tanto no estado de conservação quanto no preço que estão vendendo.

Realmente, tenho outra também a Gtx650, a qualidade do vendedor seria boa, porém acho que no Ryzen 5 4500 ela n ia ser melhor que o Ryzen 5 5600g né?

Postado

@Vitor Valentim o 5600G é melhor processador que o 4500, mas não adianta ter um processador melhor se o vídeo integrado quase não vai conseguir explorar essa diferença de desempenho, acaba que o conjunto de 4500 + RX 470 vai ter facilmente o dobro do desempenho de um 5600G com vídeo integrado em alguns jogos que dependem mais do poder gráfico. Alguns poucos casos onde o 5600G pode ter vantagem seriam em jogos que não demandam tanto da GPU, então acaba que o desempenho fica por conta do processador, esses jogos poderiam ser tipo CS:GO, Valorant, LOL, jogos desse tipo com gráfico simples. Mas essa diferença de desempenho não seria tão grande, talvez uns 20% a mais pro 5600G.

A GTX 650 é bem inferior ao gráfico integrado, se for pra usar ela nem vale a pena. Eu já fui usuário de GTX 650, depois troquei por uma GTX 660 que comprei de um colega, alguns jogos dobram de desempenho. O desempenho do gráfico integrado AMD é próximo ao que uma GTX 660 entrega, em jogos DirectX 12 e Vulkan pode ser até melhor.

Postado
40 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Vitor Valentim o 5600G é melhor processador que o 4500, mas não adianta ter um processador melhor se o vídeo integrado quase não vai conseguir explorar essa diferença de desempenho, acaba que o conjunto de 4500 + RX 470 vai ter facilmente o dobro do desempenho de um 5600G com vídeo integrado em alguns jogos que dependem mais do poder gráfico. Alguns poucos casos onde o 5600G pode ter vantagem seriam em jogos que não demandam tanto da GPU, então acaba que o desempenho fica por conta do processador, esses jogos poderiam ser tipo CS:GO, Valorant, LOL, jogos desse tipo com gráfico simples. Mas essa diferença de desempenho não seria tão grande, talvez uns 20% a mais pro 5600G.

A GTX 650 é bem inferior ao gráfico integrado, se for pra usar ela nem vale a pena. Eu já fui usuário de GTX 650, depois troquei por uma GTX 660 que comprei de um colega, alguns jogos dobram de desempenho. O desempenho do gráfico integrado AMD é próximo ao que uma GTX 660 entrega, em jogos DirectX 12 e Vulkan pode ser até melhor.

Encontrei a Gigabyte GT1030 . Ela + o Ryzen 5 4500 seria melhor q a integrada do 5 5600g?

Postado

Olá. pessoal, boa noite. O Tópico, tem um relação com meu problema, então essa é minha situação:

Atualmente, eu tenho uma MOB MSI B450M PRO MAX M2
Tenho um Athlon 3000G
Uma Corsair CX450 450W
Duas memórias DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 2666MHz
E um gabinete T-Dagger G25B

Porém, comprei um Ryzen 5 4600G não foi compativél com minha Mob mesmo atualizando a BIOS. Então, levei pra garantia e eles me deram de volta o dinheiro. Então, quero utilizar esse dinheiro para comprar uma Placa-mãe para aguentar o 4600G, além de melhorar a fonte, talvez um 550W e a memória para 32GB de 3200Mhz.

Postado
54 minutos atrás, Vitor Valentim disse:

Encontrei a Gigabyte GT1030 . Ela + o Ryzen 5 4500 seria melhor q a integrada do 5 5600g?

Pior, GT 1030 é uma placa ruim, não vale a compra.

25 minutos atrás, Wolff Ravane disse:

Olá. pessoal, boa noite. O Tópico, tem um relação com meu problema, então essa é minha situação:

Atualmente, eu tenho uma MOB MSI B450M PRO MAX M2
Tenho um Athlon 3000G
Uma Corsair CX450 450W
Duas memórias DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 2666MHz
E um gabinete T-Dagger G25B

Porém, comprei um Ryzen 5 4600G não foi compativél com minha Mob mesmo atualizando a BIOS. Então, levei pra garantia e eles me deram de volta o dinheiro. Então, quero utilizar esse dinheiro para comprar uma Placa-mãe para aguentar o 4600G, além de melhorar a fonte, talvez um 550W e a memória para 32GB de 3200Mhz.

Estranho, porque essa placa teoricamente tem compatibilidade sim com o 4600G. Mas você pode usar esse processador tranquilamente numa A520, na verdade não é viável investir acima de uma A520. Não recomendo comprar outras marcas além de ASUS, MSI e Gigabyte.

Postado
52 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Estranho, porque essa placa teoricamente tem compatibilidade sim com o 4600G. Mas você pode usar esse processador tranquilamente numa A520, na verdade não é viável investir acima de uma A520. Não recomendo comprar outras marcas além de ASUS, MSI e Gigabyte.

Pois é, na Placa B450 AORUS funcionou normalmente, claro, era Mob da Empresa que tava testando, então, deve ser atualizada.
A Minha, sendo a mesma placa, mas sendo MSI, e BIOS Atualizada, mesmo assim não deu vídeo, então, tive que ir pra garantia. Então, ou eu pegava um A520 ou uma B550.
Eu tava pensando em uma B550, já que além da compatibilidade, pode fazer futuros upgrades.

Postado
59 minutos atrás, Wolff Ravane disse:

Pois é, na Placa B450 AORUS funcionou normalmente, claro, era Mob da Empresa que tava testando, então, deve ser atualizada.
A Minha, sendo a mesma placa, mas sendo MSI, e BIOS Atualizada, mesmo assim não deu vídeo, então, tive que ir pra garantia. Então, ou eu pegava um A520 ou uma B550.
Eu tava pensando em uma B550, já que além da compatibilidade, pode fazer futuros upgrades.

Precisa analisar bem os modelos, tem algumas B550 que não são tão interessantes. A Gigabyte B550M Aorus Elite mesmo é basicamente uma Gigabyte B550M DS3H com skin, ambas tem VRM nível B450 mediana, mas o preço dela é por volta de R$1.000, próximo de placas bem mais robustas como a ASUS TUF Gaming B550M-Plus, que custa menos de R$1.100 e tem VRM nível X570. A TUF Gaming é uma placa exagerada para o 4600G e também não vejo nenhum upgrade viável que possa realmente se beneficiar de uma placa como essa. Uma boa B550 sem pagar tanto é a MSI B550M PRO-VDH WIFI, ela é uma placa mais interessante e custa R$800:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/22572/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

Mas uma A520 não te atrapalharia em nenhum upgrade de placa de vídeo intermediária ou para um processador comum, tipo até um Ryzen 7 5700X. Dependendo da época que você for fazer upgrade pode nem ser viável pegar processadores high-end da linha AM4, esse tipo de processador costuma continuar sendo vendido por valores muito acima do que realmente valem, mesmo já existindo processadores mais rápidos e mais baratos.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!