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Estou com um projeto de produzir um corta corrente para meu carro com arduino, para isso preciso acionar um rele que suporte 12v e no mínimo 45a ( que é a bateria do carro) que possa ter a sua bobina acionada por 5v do arduino. Existe algum rele que suporte isso ou alguma solução para isso?

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Você Não deve cortar totalmente o fio da bateria do carro. 

A corrente que passa por ali ao acionar o motor de partida é muito maior do que os tais 45Ah que a bateria fornece.

Para o acionamento do motor de partida, já existe um relé apropriado dentro dele. 

 

Geralmente, nos corta correntes convencionais se faz o corte na alimentação da chave de ignição. Pois ali corta a alimentação deste relé do motor de partida e também dos sistemas que fazem funcionar o motor, como a(s) bobina(s), bomba de combustível, os módulos eletrônicos e indicadores do painel de intrumentos. 

 

Para isso, um relé automotivo comum de 30A da conta. Para ligá-lo ao arduíno se usa um circuito simples com transistor. 

images?q=tbn:ANd9GcSBILkbeOP0k_XYaFespao

Em T1, um transistor tipo Darlington como o tip122 vai bem. Pois vai consumir pouco do arduino e trará boa corrente ao relé, pois os relés automotivos são pouco sensíveis. 

D1 pode ser um 1N4007. 

 

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@Renato.88 Na verdade meu carro é um fusca com poucas partes eletrônicas, por isso a minha ideia original seria "cortar" um dos fios que vai para a bobina, mas confesso que não havia pensado nessa opção do motor de partida, vou buscar algo relacionado a isso

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3 horas atrás, ViniGongra disse:

Na verdade meu carro é um fusca

Achei que fosse um carro mais moderno, mas sendo Fusca: Melhor ainda. 

 

Só que é um pouco complicado colocar essas coisas justamente por ser muito simples e sua parte elétrica ser muito conhecida (pelos ladrões principalmente).

 

Ele só tem a bobina pra ser desligada, alguns tem a solenoide do carburador também e esta vai ligada junto à bobina.

 

Embaixo do banco lá na bateria, tem modelos que o fio do motor de partida sai separado. E o outro fio vai para o regulador de tensão, dínamo/alternador e também para o chicote principal onde sai no painel para a chave de ignição, fusíveis e faróis. 

 

O relé embaixo do banco seria uma boa caso tenha a instalação separada. 

Se for tudo junto, o relé pode ficar por traz da caixa de ar, ou próximo ao câmbio. 

 

Tem que ver qual é o seu modelo para fazer uma instalação mais adequada e um sistema bem escondido. 

Tenho Fusca também, então conheço bem a instalação elétrica dele, pois quando comprei tava tudo mexido e sem funcionar. 

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9 horas atrás, ViniGongra disse:

ideia original seria "cortar" um dos fios que vai para a bobina, mas confesso que não havia pensado nessa opção do motor de partida

Cortar o fio da bobina é uma opção de pouca corrente. Já o motor de partida é mais brutal.

 

Espero que nenhum ladrão esteja lendo. Mais uma opção minimamente interessante...

Como o terra é [era] chaveado pelo platinado, bastava aplicar 12v no lado + da bobina pro trem andar

ignicao_platinado.jpg

A opção é colocar um capacitor duns 1000uF (escondido, claro) em paralelo com a bobina. O meliante com multímetro vai ver que tem os 12v mas o treco não pega. Se não tiver multímetro vai ver a faisquinha ao conectar e desconectar o fio da bobina.

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Se a intenção é fazer um antifurto, dadas as proporções, um disjuntor comum (na curva certa para motores), oculto não daria conta do recado?

 

Para os carros mais modernos, segue a dica sobre cortar totalmente a bateria:

Quando comprei o meu diziam que se fosse ficar muito tempo sem usar o carro deveria desconectar o polo da bateria....

e eu cai nessa... pois ia deixar o carro uns tempos sem uso... o que não me contaram é que com isso o módulo de vidro elétrico perderia a configuração e o vidro pararia de subir automaticamente... (cheguei a ir pessoalmente na fabrica do módulo (depois de desmontar toda a parte elétrica para descobrir o fabricante do módulo), e pedir suporte para reconfigurar... (pois mesmo com o manual do modulo não segurou mais a configuração)... disseram que não trabalhavam mais com aquele modelo e que teria que comprar o novo... não deram suporte)... resultado, não coloquei o novo e nem comprei outro, aprendi a conviver com: ficar subindo o vidro no botão mesmo).

NOTA: já ouvi falar de pessoas que tiveram problemas com som automotivo também, que perde o código de inicialização, pois a pessoa compra o carro de segunda mão aí perdem o código para iniciar o aparelho de som (embora isso seja meio que fácil de resolver para que lida com isso), mas para os leigos o cara perde o som ou tem que desembolsar para alguém quebrar o código).

Tudo isso por desconectar o bendito cabo de bateria por muito tempo.

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O meu é 1970, estou trocando de um dínamo para um alternador e aproveitando para fazer a troca de alguns fios. Nesse caso então eu teria de interromper o fio da saída da ignição para a bobina? os amperes serial altos nessa saída? ou um rele de 30A já seria o suficiente?

A ideia original que eu tive seria criar alguma forma de corta corrente acionado por digital ou cartão ( ou algo do tipo), então imaginei reter a saída do pós chave do carro com um rele controlado por um arduino alimentado pela mesma saída e, através de algum tipo de controle externo, acionar o rele. Por isso meu receio é o rele suportar a bateria do carro em tensão e corrente e conseguir ser acionado pelo arduino.

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2 horas atrás, ViniGongra disse:

Nesse caso então eu teria de interromper o fio da saída da ignição para a bobina? os amperes serial altos nessa saída? ou um rele de 30A já seria o suficiente?

Interrompa a entrada da chave, assim corta a bobina e o acionamento do motor de partida.

E sim, um relé comum de 30A é suficiente. O ruim é que fica difícil colocar os fios nele, pois geralmente no fusca o fio da chave é de 4 ou 6mm.

Com um de 70A a instalação fica melhor:

655e91bc27d73a8da41f465ea3c5579b.jpeg

Esse relé pode cortar toda a alimentação do carro se ele ficar lá na saída da bateria no fio que sai para o chicote principal.

Se colocar lá na frente, a chance de um "gato" do alternador para a bobina é muito fácil, basta um pedaço de fio e um tranco no carro pra ele pegar. pois como deve saber, a tampa traseira desses carros abre muito facilmente.

 

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7 horas atrás, Renato.88 disse:

um pedaço de fio e um tranco no carro pra ele pegar

Não me lembro se já falei mas um capacitor (escondido, claro) em paralelo com a bobina pode resolver isso.

 

10 horas atrás, ViniGongra disse:

corta corrente acionado por digital ou cartão ( ou algo do tipo)

A ideia arduina não é totalmente ruim... o que me fez lembrar que certa feita fiz um circuito com comparadores lógicos

3-14.jpg

só acionava um relé se combinação das chaves fossem tais quais

dip-switch-chave-dip-8-vias.jpg

 

Outra ideota que conceitualizei há uns quaren... há algum tempo atrás...: só liga se eu:

-ligar e desligar o farol 3x

-der 2 buzinadas

-der uma seta pra esquerda

-duas pra direita

-..😜🤪😁

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6 horas atrás, .if disse:

o que me fez lembrar que certa feita fiz um circuito com comparadores lógicos

uma vez vi um destes em uma revista, usando apenas chaves de 3 polos (vide imagem anexa).

 

6 horas atrás, .if disse:

Outra ideota que conceitualizei há uns quaren... há algum tempo atrás...: só liga se eu:

-ligar e desligar o farol 3x

-der 2 buzinadas

-der uma seta pra esquerda

-duas pra direita

Vi alguns semelhantes feitos em carros para fundos falsos (vide vídeo anexo)

 

segredo 3 polos.jpg

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11 horas atrás, .if disse:

Outra ideota que conceitualizei há uns quaren... há algum tempo atrás...: só liga se eu:

-ligar e desligar o farol 3x

-der 2 buzinadas

-der uma seta pra esquerda

-duas pra direita

Esse precisa de um circuito contador pra funcionar, tanto faz se usar contador físico ou uC. A ideia segue a mesma, a cada pulso correto o contador avança um número, pulso errado e contagem não segue. Se todos os pulsos forem corretos, a última saída aciona o que queremos. 

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2 horas atrás, Renato.88 disse:

um circuito contador pra funcionar, tanto faz se usar contador físico

Tipo isso sim... O último pulso de um habilita o outro e só o outro. Mas este ficou só no conceito. Lembrando que a ideia foi 100% original numa era ligeiramente pós válvula.

 

Um que levei pro mundo real de fato cheguei a fazer um circuito com pci e tudo o+. Uma pessoa (caloteira) quase comprou... sério... Também 100% criação pessoal e ligeiramente mais complexo havia um (01) display 7 segmentos, contador bcd, decodificador e tal...um botão pra subir outro pra confirmar. O núcleo era algo como alguns 7485

15.png

O lado B: o dip switch, o A o contador... saída errada após o enter zerava o contador.. a certa dava sequencia e tal Este já foi mais novo numa era pre transistor... Era uma era que já era. arduinos engoliram tudo...

 

Responde ao garoto aí, ...

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Por mais básica e conhecida que seja a plataforma Fusca, algo bem customizado (escondido) escapará à astúcia do criminoso apressado. Ideal seria que o dispositivo simulasse defeito, e não fosse um bloqueio por óbvio. Que ele deixasse os desgraçados curtirem um pouco o volante.

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7 horas atrás, ViniGongra disse:

E esse circuito que voce tinha mandando anteriormente aciona o rele de 70A  tranquilamente?

Se fizer da forma que mencionei acima funciona, tem que por os componentes certos. 

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Por mais básica e conhecida que seja a plataforma Fusca, algo bem customizado (escondido) escapará à astúcia do criminoso apressado. Ideal seria que o dispositivo simulasse defeito, e não fosse um bloqueio por óbvio. Que ele deixasse os desgraçados curtirem um pouco o volante.

Sim. Tinha um alarme corta combustível que fazia isso. Ele deixava o motor funcionando por um tempo e depois ia cortando a gasolina aos poucos, deixando o motor falhar até desligar totalmente. Dando a impressão de que a gasolina estava pouca. 

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