Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC com Celeron 430 e 512 MB de RAM: opções de usos alternativos


Posts recomendados

Gostaria de uma ideia do que fazer com um pc tão antigo. Antes das piadinhas, não pretendo jogar fora, usar como peso de papel nem coisa do tipo. O PC é tão antigo que tem 512 de RAM e memória RAM DDR2 (eu tenho DDR3 e já me acho velho). Portanto sei que não vai ser nenhuma máquina pra rodar GTA e o propósito não é nem esse. Eu gostaria de ideias tipo, transformar em um servidor pra deixar a impressora ligada e poder mandar imprimir do celular, tablet ou de qualquer lugar sem ter que ficar levando a impressora pra outro lado (não tem um PC central na casa). Estou pensando em instalar o Zorin Lite pra ver se fica um pouco mais rápido, vai ser apenas pra deixar ligado mesmo e usar pra qualquer coisa boba. Enfim, aceito ideias até mesmo de desmontar e usar em projetos de eletrônica (só não sei se tem algum componente interessante pra isso).

 

Obs.: Eu tenho uma placa de vídeo que não uso, não é potente e nem antiga, se eu usar será que "desafoga" um pouco o processador? Ou por ser um PC tão antigo nem daria compatibilidade?

WhatsApp Image 2023-03-01 at 16.39.09.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa-mãe MS-7267 VER. 4.5 

Placa de vídeo Placa gráfica do computador GTX 550ti 4gb 128bit gddr5 placas de vídeo do jogo para nvidia pci-express 2.0 HDMI com ventilador de refrigeração

Primeira opção -> https://pt.aliexpress.com/item/1005003624800426.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.21efcaa4H5dp4m&gatewayAdapt=glo2bra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Alessandro de Faria Não sei se compensa usar ele pra alguma coisa, ainda mais q você já tenha outro PC mais "atual" 

 

Falando por mim agora, eu no seu lugar doaria ele pra alguém q não tem condições de ter um PC, mas isso seria a minha ideia.

 

Como você disse, da pra fazer um servidor de impressoras (caso a sua não tenha wifi) servidor de arquivos (prefiro usar a nuvem hj em dia), PC pra usar outro S.O, PC retro game...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este Celeron já era lento quando foi lançado... enfim.

Com a placa de vídeo, se for reconhecida (caso contrário veja se tem atualização de BIOS para a placa-mãe) você poderá ver vídeos, streams em 1080p ao menos.

Tem fonte pra ela ou será genérica com chave seletora de tensão? Pois há um grande risco de pifar o sistema, porque a 550TI puxa uma razoável quantidade de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rafael Alessandro de Faria disse:

 512 de RAM e memória RAM DDR2

Estou pensando em instalar o Zorin Lite

 

Testei o Zorin Lite - fácil de usar, lembra o rWindows; num notebook Celeron de ~2009 com 1 GB de ram DDR2... bom, dá para usar como editor de texto.  😉

 

Citação

r doaria ele pra alguém q não tem condições de ter um PC,

 

Isso não é boa ideia, o leigo pode tentar fazer o que todo mundo faz com PC, como acessar Internet e é tarefa impossível para este hardware, e assim poderá ser levado  a gastar dinheiro inutilmente tentando melhorar. Tem N casos disso.

 

Na minha cidade tem um órgão da Prefeitura que recebe este tipo de hardware, para reaproveitar o que der e reciclar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com 512 MB de RAM e esse Celeron horroroso não serve para nada.

 

https://br.msi.com/Motherboard/945GCM5/Specification

 

Se conseguir colocar no mínimo 2 GB e um Core 2 Duo, daí dá para boiar na internet, fazer experimentos com Linux (uma distribuição 32-bit de preferência). A 550TI é um perigo torrar tudo aí como comentado pelo @Phoenyx , se tiver fonte genérica.

 

Segundo o site da MSI, apenas os Core 2 Duo E6xxx (de 65nm) são suportados. Por causa do chipset, 4 GB de RAM não vai dar certo (o último gigabyte não será usável), assim o máximo é 3 GB. Isso tudo era para ser barato (são peças com 15 anos)... porém não surpreenda-se com a loucura que é o mercado de usados...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!