Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador + placa-mãe para GeForce RTX 3060 TI


Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

  • Moderador

Fala pessoal, 

 

Estou batendo cabeça nos últimos dias sobre dar um up em meu PC.

 

Estou comprando uma RTX 3060 TI, mas pelo que andam me falando, não vale a pena eu colocar ela no restante do setup (Atualmente i7 7700 e Gigabyte B250M D3H).

 

Pensei em um i7 12700F, mas não entendo o suficiente para me garantir solo na escolha.

 

Dito isso, estou pedindo a opinião de vocês sobre um Processador + placa-mãe para unir com essa RTX 3060 TI.

 

Setup vai ficar:

 

 

Processador: ???????

placa-mãe: ???????

Placa de Vídeo: RTX 3060 TI 8gb

RAM: 16gb (2x8) DDR4

Fonte: EVGA 600w

SSD: WD Black 500GB 

 

E aí, o que me indicam?

Obrigado desde já!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Pedroou Estava dando uma olhada em preços, o i5 13400 não fica muito mais barato que um i7 13700.

 

Não ganharia em desempenho colocando esse por exemplo:

 

https://www.kabum.com.br/produto/405763/processador-intel-core-i7-13700f-5-2ghz-max-turbo-cache-30mb-16-núcleos-24-threads-LGA-1700-bx8071513700f

 

 

@Tiberio Não me recordo do modelo em específico, mas tenho ela a uns 5 anos já, sempre aguentou tranquilo. Vou dar uma olhada nela para ver o modelo e avaliar a necessidade do troca. Lembro que era 80 Plus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

São uns R$800,00 de diferença. O i7 é superior, sem dúvida, mas não tem necessidade para a RTX 3060 TI.

Você pode tentar ver algum vídeo do youtube do i5 13400F:  https://www.youtube.com/watch?v=6VoF8MxwkUI

Não vi nenhum momento em que o uso de processador era superior ao da placa de vídeo. Alguns jogos inclusive com 99% da GPU e 50% do processador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Pedroou disse:

São uns R$800,00 de diferença. O i7 é superior, sem dúvida, mas não tem necessidade para a RTX 3060 TI.

Você pode tentar ver algum vídeo do youtube do i5 13400F:  https://www.youtube.com/watch?v=6VoF8MxwkUI

Não vi nenhum momento em que o uso de processador era superior ao da placa de vídeo. Alguns jogos inclusive com 99% da GPU e 50% do processador.

 

Já tive uma 3060 TI aqui com meu 3600, o gargalo é mínimo em quase todo jogo, um 12400F já empurra ela total em qualquer jogo atual com certa folga e o 13400F nem se fala

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Guilherme Dalla Rosa disse:

@Pedroou e @Goner podem me indicar o modelo específico do i5 13400 então, pois pesquisando na Kabum encontrei maia de um, com GHz diferente e valores também. 😞

Só existe um modelo de 13400. O outro é a versão desbloqueada pra OC que possui mais núcleos, 13600K

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Guilherme Dalla Rosa disse:

Fala pessoal, 

 

Estou batendo cabeça nos últimos dias sobre dar um up em meu PC.

 

Estou comprando uma RTX 3060 TI, mas pelo que andam me falando, não vale a pena eu colocar ela no restante do setup (Atualmente i7 7700 e Gigabyte B250M D3H).

 

Pensei em um i7 12700F, mas não entendo o suficiente para me garantir solo na escolha.

 

Dito isso, estou pedindo a opinião de vocês sobre um Processador + placa-mãe para unir com essa RTX 3060 TI.

 

Setup vai ficar:

 

 

Processador: ???????

placa-mãe: ???????

Placa de Vídeo: RTX 3060 TI 8gb

RAM: 16gb (2x8) DDR4

Fonte: EVGA 600w

SSD: WD Black 500GB 

 

E aí, o que me indicam?

Obrigado desde já!

 

 

Ryzen 5 5500 zera o teu gargalo e você acha por 500 conto.

 

placa-mãe para ele também vai sair bem em conta, você pode colocar uma com Chipset b450m tranquilamente... Até A520 dá. você vai gastar mais uns 500 reais com ela. Recomendo a Gigabyte b450m d3h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Guilherme Dalla Rosa disse:

E agora vou dar uma aumentada no valor aqui, seu sei .. mas tô encontrando um Ryzen 9 5900x ppr 1900,00.. 50% de desconto..

 

Esse processador com a RTX 3060 TI e uma boa?

Obvio que não. 5900X tem o mesmo desempenho de um 5600X, os núcleos a mais são inuteis pra jogar.

Se tem orçamento pra pegar uma CPU dessa vai logo de 5800X3D que ganha até do 13400F

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Goner disse:

Obvio que não. 5900X tem o mesmo desempenho de um 5600X, os núcleos a mais são inuteis pra jogar.

Se tem orçamento pra pegar uma CPU dessa vai logo de 5800X3D que ganha até do 13400F

Me permita discordar. O Ryzen 9 5900x tem praticamente o mesmo desempenho em jogos que o 5800x3d, que nada mais é que um 5800x com preço absurdo. O Ryzen 9 é muito mais processador! É outro nível de máquina para outras aplicações.

 

Porém, diferença de ampos em FPS para o 5500 não passa de 20%, sendo que custa 4 a 5 vezes mais e consome o dobro da energia. 

 

Eu pesquisei durante muito tempo pra comprar o processador para a minha RTX 3070 e optei pelo 5500, ainda que tenha um pouco de gargalo a 1080p.

 

Se o foco do PC for jogos com a 3060 Ti, qualquer coisa cima do Ryzen 5 5500 é jogar dinheiro fora.

 

Optando por um processador com 105W de TDP, você vai ter que repensar todo o projeto... Seu gabinete vai lidar com o calor? Sua placa-mãe é preparada para essa corrente toda no VRM? Seu cooler vai dar conta?

 

Tipo, você vai gastar o preço de um Playstation 5 pra ganhar 10% a 20% a mais de FPS... Entusiasta sim, maluco não.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, madclocker disse:

Me permita discordar. O Ryzen 9 5900x tem praticamente o mesmo desempenho em jogos que o 5800x3d, que nada mais é que um 5800x com preço absurdo. O Ryzen 9 é muito mais processador! É outro nível de máquina para outras aplicações.

5900X só ganha em programas de edição, 5800X3D fica parelho com ryzens 7000 em jogos.

Citação

Porém, diferença de ampos em FPS para o 5500 não passa de 20%, sendo que custa 4 a 5 vezes mais e consome o dobro da energia. 

 

Completamente errado, um 5500 tem performance similar a um 3600 que perde em cerca de 20-30% pra um 5600X, então um 5800X3D a diferença é ainda maior.

Citação

Se o foco do PC for jogos com a 3060 Ti, qualquer coisa cima do Ryzen 5 5500 é jogar dinheiro fora.

Não, não é. Tudo depende do que planeja jogar, jogos competitivos como warzone não seguram nem 100 fps num processador  desse enquanto com um 5600x você já consegue uma média proxima dos 130 frames

Citação

Optando por um processador com 105W de TDP, você vai ter que repensar todo o projeto... Seu gabinete vai lidar com o calor? Sua placa-mãe é preparada para essa corrente toda no VRM? Seu cooler vai dar conta?

Qualquer B550  ou A520 decente aguenta, não precisa pagar 1500 reais numa placa-mãe pra um processador  de 105W e  você não precisa de um WC de 360MM pra aguentar ele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

Processador sempre gera bastante discussão.. 😄

 

Acho que vou fazer o seguinte, vou dar uma aguardava até fim do ano e quem aí pegar um i5 13600 com uma B660M e não me incomodo por um tempo.

 

Minha ideia não é ter o melhor possível, mas é ter algo em que possa suportar uns 4 Ou 5 anos sem muito estresse. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Goner disse:

5900X só ganha em programas de edição, 5800X3D fica parelho com ryzens 7000 em jogos.

Só ganha em tudo... Em jogos empata. Diferença ínfima. Esses processador 3D não passa de truque de marketing pra vender o 5800X a preço de Ryzen 9. Pode pegar qualquer teste que você quiser. Tem mais núcleos, mais threads, É muito mais parrudo que o Ryzen 7 5800X3D. É outro nível de processador, que nem deveria ser comparado.

8 horas atrás, Goner disse:

Completamente errado, um 5500 tem performance similar a um 3600 que perde em cerca de 20-30% pra um 5600X, então um 5800X3D a diferença é ainda maior.

Desafio qualquer ser humano desse planeta a achar um teste em que um 5500 perca em 30% num jogo, numa situação real, em relação a um 5600X. Ainda que fosse tudo isso, o 5600X custa o dobro. Pagar metade por 70% já seria a decisão mais inteligente... Porém, como eu disse, essa diferença não existe no mundo real.

 

8 horas atrás, Goner disse:

Não, não é. Tudo depende do que planeja jogar, jogos competitivos como warzone não seguram nem 100 fps num processador  desse enquanto com um 5600x você já consegue uma média proxima dos 130 frames

A velha história do E.T. dos games, que consegue enxergar mais de 30 FPS... Cara, eu tenho 40 anos. Jogo há 32 anos. Escuto esse papo de FPS há uns 28. Isso não tem nada a ver. É mais um golpe de marketing, da indústria que quer fazer você comprar frames que você nem vai enxergar. Teu olho enxerga 30, e é isso. Ative o v-sync em 60 FPS pra não sobrecarregar seu sistema. Outro dia eu ví um vídeo da Nvidia fazendo malabarismo para mostrar que 240 FPS é melhor que 120 FPS. Só que em momento algum ela mostrou os dois jogos com esses FPS para mostrar a diferença.  Como eu disse: são diferenças imaginárias, que você precisa instalar um software pra ficar sabendo que existe. Na vida real, são a mesma coisa, e muito acima da capacidade humana.

8 horas atrás, Goner disse:

Qualquer B550  ou A520 decente aguenta, não precisa pagar 1500 reais numa placa-mãe pra um processador  de 105W e  você não precisa de um WC de 360MM pra aguentar ele.

E quanto custa "qualquer" B550 ou A 520 decente??!! R$ 1500,00... Tem teste no youtube de placa básica batendo 120º no circuito do VRM. Quando ao Water Cooler, eu não disse que seria necessário um de 360mm. Mas também não é qualquer sistema de refrigeração que vai aguentar. Ainda mais considerando uma VGA mais poderosa.

 

Tudo que eu disse é baseado nos infinitos testes que eu analisei. Passei noites e noites analisando (eu gosto de fazer isso, é meu hobby mexer no meu PC). Vai de cada um escolher no que acredita.

Abaixo, um dos testes que corrobora com o que eu estou dizendo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!