Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso desligar o recurso "Launch CSM" na placa-mãe Biostar A320MH


Campi
Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Boa tarde! Eu tenho uma placa-mãe Biostar A320MH com um Ryzen 5600G e 16gb RAM, atualmente ela só está suportando apenas 3GB VRAM devido ao CSM estar ligado. Procurei na internet e vi vários relatos de que o windows costuma a não aparecer quando desliga o CSM e que as vezes a tela da BIOS não aparece (e não da pra entrar nela consequentemente), mas o windows continua tranquilo. Eu gostaria de saber se pra eu desativar o CSM tranquilamente e tudo funcionar perfeitamente, o modo da BIOS precisa ser UEFI ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Campi Bom, o CSM é mesmo que Legacy. Se você desativar o CSM, você está mudando para UEFI.

 

17 minutos atrás, Campi disse:

Procurei na internet e vi vários relatos de que o windows costuma a não aparecer quando desliga o CSM e que as vezes a tela da BIOS não aparece (e não da pra entrar nela consequentemente), mas o windows continua tranquilo.

Isso é porque o Windows foi instalado em modo CSM/Legacy, por isso não tem como acessá-lo em modo UEFI. Um jeito de acessar o Windows em modo UEFI seria simplesmente reinstalando-o em modo UEFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, RS Faria disse:

Se o CSM tá ligado, fatalmente tá em MBR e trocar vai dar problema..

 

Não necessariamente. Dependendo da placa, inicialização via UEFI tem prioridade e, se uma mídia compatível foi usada, a instalação pode já ser UEFI. 🤞

 

👇 👇

 

12 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Veja se sua instalação atual está em UEFI. Pesquise no menu iniciar por "Informações do sistema", abra-o e veja o que tem em "Modo da BIOS" (sic).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Veja se sua instalação atual está em UEFI. Pesquise no menu iniciar por "Informações do sistema", abra-o e veja o que tem em "Modo da BIOS" (sic).

Ela está em UEFI, significa que eu posso desativar o CSM?

 

36 minutos atrás, RS Faria disse:

@Campi

 

O disco do Windows tá formatado como?? MBR ou GPT?? O problema é que, pra usar UEFI, o disco do Windows precisa estar formatado no modo GPT, ou a inicialização VAI falhar..

 

Se o CSM tá ligado, fatalmente tá em MBR e trocar vai dar problema..

Eu não sei dizer se está em MBR ou GPT, como faço pra olhar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Sim, o Windows não vai encrencar.

Beleza, vou testar.

 

7 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Sim, o Windows não vai encrencar.

 

 

Não precisa conferir isso. "Modo da BIOS" em "UEFI" é suficiente.

 

Beleza, vou desativar e qualquer coisa dou um retorno.

 

11 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Sim, o Windows não vai encrencar.

 

 

Não precisa conferir isso. "Modo da BIOS" em "UEFI" é suficiente.

 

Muito obrigado a todos e em especial ao Marcos FRM, desativei e não ocorreu nenhum problema. Detalhe - Ativei os 4GB VRAM. Agradeço de coração!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!