Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de como limpar o PC


Posts recomendados

Olá a todos! Sou leigo com 'certa noção' devo ou não devo eu mesmo limpar meu pc? Passar pasta térmica, tirar o cooler, limpar ele, limpar toda a placa com pincel? Ou é melhor eu levar pra um técnico pra fazer a limpeza? Geralmente quanto eles cobram? Nunca limpei um pc na vida, então tenho insegurança de quebrar algo. O que vcs acham que devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Olá a todos! Sou leigo com 'certa noção' devo ou não devo eu mesmo limpar meu pc? Passar pasta térmica, tirar o cooler, limpar ele, limpar toda a placa com pincel?

 

depende do seu nivel de leiguice.. se você não tem confianca em fazer ou sabe muito superficialmente, o ideal seria mandar alguém fazer isso pois você pode acabar danificando algo no manuseio se não possui total conhecimento..

 

9 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Ou é melhor eu levar pra um técnico pra fazer a limpeza? Geralmente quanto eles cobram?

 

impossível saber, pois não é uma coisa tabelada.. vai depender muito do preco q tecnicos cobram ai na sua regiao

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A pasta térmica dura um bom tempo, se a temperatura está normal, não tem porque trocar.

Você pode comprar um pincel com cerdas macias e um pano microfibra, se quiser um pouco mais além um álcool isopropílico e cotonete. Se conseguir remover a poeira sem precisar remover nada, melhor.

Pode também usar algum soprador de ar (não precisa ser soprador térmico, que sai ar quente).

Mas antes de de tudo, tira da tomada e pressiona o botão power por alguns segundos para tirar toda enegia dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Álvaro DínamoBom dia

 

Se você não tem confiança recomendo você fazer a desmontagem junto com um amigo que entende pelo menos o básico.

E pasta térmica só se troca uma vez ao ano e olhe lá, ou quando você percebe que a temperatura está meio alta, mesmo após você limpar o gabinete.

Se você não tem muita experiência recomendo você comprar esse aspirador de pó que ao mesmo tempo é soprador.

Pegou o PC abriu a tampa (em local aberto) bateu um ar por um minuto e já era, não precisa desmontar nada e não tem dor de cabeça.

51vUvTxADrL._AC_SX679_.jpg 

81leuTZFLgL._AC_SL1500_.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pedroou disse:

A pasta térmica dura um bom tempo, se a temperatura está normal, não tem porque trocar.

Você pode comprar um pincel com cerdas macias e um pano microfibra, se quiser um pouco mais além um álcool isopropílico e cotonete. Se conseguir remover a poeira sem precisar remover nada, melhor.

Pode também usar algum soprador de ar (não precisa ser soprador térmico, que sai ar quente).

Mas antes de de tudo, tira da tomada e pressiona o botão power por alguns segundos para tirar toda enegia dos componentes.

como verifico se a temperatura tá normal? Qual seria a temperatura normal, e a elevada? De quanto em quanto tempo é recomendado trocar a pasta térmica? meu pc fica ligado o dia todo praticamente, meu cooler tá meio empoeirado, será que da pra tirar um pouco da poeira sem ter que remover o cooler? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

como verifico se a temperatura tá normal? Qual seria a temperatura normal, e a elevada? De quanto em quanto tempo é recomendado trocar a pasta térmica? meu pc fica ligado o dia todo praticamente, meu cooler tá meio empoeirado, será que da pra tirar um pouco da poeira sem ter que remover o cooler? 

A temperatura você percebe que ela está alta quando o PC começa a fazer mais barulho que o normal e o desempenho dele está mais baixo.

Mais nem sempre a perda de desempenho é temperatura alta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria que qualquer um com um pouco de paciência e um pouco de conhecimento pode limpar um PC, não tem muita complicação além da organização de cabos! O kit: placa-mãe, processador, memória RAM e placa de vídeo não tem como errar! você só tem que prestar atenção onde vão os cabos e os parafusos! Na primeira vez que desmontei meu PC não tinha muita noção, mas em questão de algumas horas, desmontei, limpei e montei novamente.

 

Dicas:

1º) Grave você desmontando cada pedacinho, para se tiver dúvida de onde vai algo, apenas olhar no vídeo!

 

2º) Preste MUITA ATENÇÃO nos cabos do gabinete que vão na placa-mãe! (isso me tirou uns 40 min para saber como encaixar)


3º) É normal algumas coisas precisarem de um pouco mais de força para remover ou encaixar! (Mas cuidado porque nada requer força demaissss)

 

4º) Vai com calma! Não tenta fazer tudo rápido, porque é pior! Tira um dia todo pra isso se for preciso, vai separando peça por peça, parafuso por parafuso e tudo organizadamente!

 

5º) Não desespera se não ligar, verifica coisas básicas como: o encaixe da memória RAM, placa de vídeo, dos cabos, vê se a fonte está ligada e se o pc está na tomada... (Muito difícil você realmente quebrar uma peça se fizer tudo tranquilo e pesquisando)

 

OBS: Os cabos da fonte geralmente vem escrito onde vão e são difíceis de confundir por causa da diferença de tamanhos! Tira uma ft de onde vai cada um e pode remover sem medo!

 

OBS 2: Se mesmo assim não tá sentindo confiança, leva em um técnico que ele resolve!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

 De quanto em quanto tempo é recomendado trocar a pasta térmica? 

 

Isso depende  Num PC que usei por 10 anos troquei uma vez, porque notei que o CPU passou a esquentar mais, não me lembro mas provavelmente depois de uns 6 anos. 

 

Uma coisa que você não deve fazer jamais ė remover o CPU do soquete para trocar pasta térmica, como alguns vídeos no YT "ensinam". Tem muito pino de Ryzen danificado com está prática.

 

Para limpar o pó com com menos risco leve o PC para uma área externa e use um secador de cabelos potente  só no modo frio.

 

Quando for soprar o fan do CPU cooler e da VGA segure a ventoinha para que não gire, para evitar que jato force uma alta rotação.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

@ZzSANOzZ o que você usou pra limpar? você colocou pasta térmica? Só usou pincel pra limpar? 

 

Uma chave de fenda philips padrãozona! Uns 2 pinceis (Um maior e um menorzinho). Eu abri para trocar algumas peças e uma delas foi o processador, então não fiz troca de pasta térmica porque o processador era novo!

15 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

@1lokos mas que eu saiba não precisa remover a cpu pra trocar a pasta térmica(nunca troquei, nunca mexi, não sei nem como é). A pasta não fica sobre a cpu? 

A pasta térmica fica sim sobre a CPU, não precisa tirar ele para aplicar! Mas acho ele quis dizer que algumas pessoas ensinam a passar de outra forma!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, 1lokos disse:

 

Isso depende  Num PC que usei por 10 anos troquei uma vez, porque notei que o CPU passou a esquentar mais, não me lembro mas provavelmente depois de uns 6 anos. 

 

Uma coisa que você não deve fazer jamais ė remover o CPU do soquete para trocar pasta térmica, como alguns vídeos no YT "ensinam". Tem muito pino de Ryzen danificado com está prática.

 

Para limpar o pó com com menos risco leve o PC para uma área externa e use um secador de cabelos potente  só no modo frio.

 

Quando for soprar o fan do CPU cooler e da VGA segure a ventoinha para que não gire, para evitar que jato force uma alta rotação.

Apenas para complementar que nosso colega falou, não se deve remover o processador porque a chances de cair no chão é muito grande e com isso o molho pode sair muito mais caro que o peixe.

Se realmente for remover o cooler do processador, se o seu processador usar soquete do tipo PGA (AMD Ryzen soquete AM4, AMD Athlon soquete AM3, etc), jamais remova o cooler puxando de uma vez para cima (se o gabinete estiver na deitado).

Sempre remova o cooler girar levemente ele de um um lado e para o outro, até perceber que ele se soltou.

De preferência remova com ele meio quente, liguei o PC por uns 10 minutos e em seguida desligue e remova o cooler, caso esse procedimento não seja feito vai acontecer isso.

WhatsApp Image 2020-04-25 at 13.11.19.jpeg

Agora se o seu processador for do tipo LGA (Intel - Core i3, i5,etc) se o cooler for aquele modelo padrão, você não terá o mesmo problema do processador ficar grudado cooler, só que as travas dessa carinha abaixo costuma se quebrar com muita facilidade.

Então siga o mesmo procedimento de tirar ele sempre girando levemente de um lado para o outro.

Cooler-para-Processador-Intel-1150-1151- 

LGA_vs_PGA_01.jpg

 

Agora trocar pasta térmica de placa de vídeo recomendo apenas para quem tem experiência, porque placa de vídeo é mais zica para fazer isso.

Porque se você aplicar a pasta térmica errada o resultado pode ser pior do que antes ou até matar a placa.

 

De qualquer forma recomendo e muito você assistir vídeos no You Tube de como remover o cooler antes de por a mão na massa.

Como esses.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!