Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolting no Ryzen 5 3600 não diminuiu a temperatura


tespok
Ir à solução Resolvido por Goner,

Posts recomendados

@Goner nunca tentei pelo medo da tela azul e ter que dar BIOS reset removendo a bateria... meu gabinete é bem compacto e é terrível de mexer.

 

nem sei se meu chip é gold ou vagabundo, pelo visto você deu sorte pra utilizar nessa tensão e ainda rolar um leve overclock com estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, JotaCF disse:

@Goner nunca tentei pelo medo da tela azul e ter que dar BIOS reset removendo a bateria... meu gabinete é bem compacto e é terrível de mexer.

 

nem sei se meu chip é gold ou vagabundo, pelo visto você deu sorte pra utilizar nessa tensão e ainda rolar um leve overclock com estabilidade.

Não é sorte, se seu chip não foi comprado lá no lançamento provavelmente consegue esse tipo de config, eles refinaram bastante o silício desses Ryzen 3000 com o tempo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goner massa. sabe dizer se rola fazer undervolt igual como é feito no MSI Afterburner? lá eu coloco o limite de tensão e o clock é ajustado de acordo com a demanda, não fica travado. queria evitar fazer isso pois não sei se o clock travado acima de 4.1 em idle e tarefas básicas é saudável pro chip etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, JotaCF disse:

@Goner massa. sabe dizer se rola fazer undervolt igual como é feito no MSI Afterburner? lá eu coloco o limite de tensão e o clock é ajustado de acordo com a demanda, não fica travado. queria evitar fazer isso pois não sei se o clock travado acima de 4.1 em idle e tarefas básicas é saudável pro chip etc.

Estou usando meu Chip com diversas configurações há meses, tensão estática não prejudica o chip se for baixa

image.thumb.png.8b19d8027b5da023c9b68daba05a7f06.png

Pelo Ryzen master é possível configurar a frequência de cada núcleo e a tensão máxima que você quer que o chip atinja, não vai ficar estática

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 @Goner eu não tive a oportunidade de usar o cooler box da AMD no meu Ryzen 5 3600, pois comprei meu processador da China, era um processador OEM. Mas eu me assustei com a temperatura logo que instalei e fui fazer testes de estresse, pegou mais de 80ºC rapidinho, e já veio pegando também mais de 1.35V em stock (já vi picos acima dos 1.4V). Mas como eu já estava pesquisando antes já estava ligado sobre undervolt e tal, então já fiz undervolt no meu processador desde o "day one". Eu sabia que o problema não era a refrigeração do meu gabinete, porque meu gabinete é bem ventilado, e o cooler é o Gammaxx 400 V2, que eu estava usando com meu antigo i5 3470 que pegava 55ºC em estresse máximo (para parametro de comparação, ele pegava 70ºC com o cooler box da Intel). Eu até desmontei o cooler e montei de novo achando que poderia ser erro na montagem, mas ficou igual.

 

O sweet spot do meu processador é 4.0GHz a 1.07V, temperatura máxima na casa dos 60-65ºC, desempenho idêntico ao stock. Mas atualmente uso a 4.2GHz 1.15V, que vai até uns 70ºC, a única vantagem é uma leve melhoria no 1% mínimo dos jogos, só deixei assim porque a temperatura ainda é aceitável. (EDIT: Essas temperaturas seriam em estresse, tipo Cinebench.)

 

5 horas atrás, Shaman93 disse:

Isso rodando um cinebench da vida, que é das aplicações que mais vai exigir dissipação térmica do processador, mais que isso só com benchmarks voltados especificamente pra esquentar.

Bom, eu acho o teste do Cinebench bem realista, ele simula um trabalho de renderização, qualquer pessoa que for trabalhar com o PC nessa área vai estar sujeito ao mesmo tipo de estresse. Tanto que os grandes canais costuamam usar ele e também fazer uma renderização no Blender para verificarem o desempenho em estresse máximo do processador. Mas ele não serve como parâmetro para quem vai apenas jogar no PC, nesse tipo de situação a temperatura do processador pode ficar uns 10-15ºC a menos que em estresse.

 

@tespok eu não reparei na discussão se alguém perguntou sobre o seu gabinete, qual seria o modelo dele?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

pegou mais de 80ºC rapidinho, e já veio pegando também mais de 1.35V em stock (já vi picos acima dos 1.4V)

E isso com o Gamaxx... Conclusão, Gammax 400 não presta? Não dá conta do 3600? Claro que não, simplesmente era a placa-mãe viajando na tensão. Isso é até bem comum, mas também em geral bem fácil de resolver. A não ser que o vivente tenha dado muito azar no silício e o processador só estabilize em tensões bem altas, mas é difícil... Mais chances de pegar um parecido com o seu, que com 1 V, 1 V e pouco, consegue manter 99% do desempenho em stock.
 

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Bom, eu acho o teste do Cinebench bem realista, ele simula um trabalho de renderização, qualquer pessoa que for trabalhar com o PC nessa área vai estar sujeito ao mesmo tipo de estresse. Tanto que os grandes canais costuamam usar ele e também fazer uma renderização no Blender para verificarem o desempenho em estresse máximo do processador. Mas ele não serve como parâmetro para quem vai apenas jogar no PC, nesse tipo de situação a temperatura do processador pode ficar uns 10-15ºC a menos que em estresse.

Concordo, é um teste realista pra várias atividades multitarefa que jogam o uso do processador a 100%. A questão é: quantos usuários realizam esse tipo de atividade e compraram um 3600 pra isso? Certamente é uma minoria, a grande maioria fica num uso mais comum, navegação, jogos, uma edição de vídeo bastante pontual, etc. Aí pergunto: pra esse cara, que não usa 100% do processador horas a fio, é preocupante que rodando Blender ou Cinebench o processador pegue 85, 90 ou mesmo 95 graus? Eu considero que não. Se pro uso da pessoa o processador mal encosta nos 80, ficando a maior parte do tempo abaixo disso, não é pra ter qualquer perda de desempenho e ele deve durar muitos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Shaman93 disse:

E isso com o Gamaxx... Conclusão, Gammax 400 não presta? Não dá conta do 3600? Claro que não, simplesmente era a placa-mãe viajando na tensão. Isso é até bem comum, mas também em geral bem fácil de resolver.

Sim, isso é bastante comum, é coisa da BIOS da AMD, mas quantos usuários comuns vão se ligar nisso? Aqui no fórum mesmo já ajudei algumas pessoas com 3600 que também estavam com o processador aquecendo demais, e no fim a placa-mãe também estava fornecendo tensão alta. Esse tipo de problema eu nunca vi no 5600 e 5600X, por exemplo, o PBO para os Ryzen 5000 até permite você fazer um undervolt (curve optimizer), e isso não tem nos Ryzen 3000.

 

19 minutos atrás, Shaman93 disse:

A não ser que o vivente tenha dado muito azar no silício e o processador só estabilize em tensões bem altas, mas é difícil... Mais chances de pegar um parecido com o seu, que com 1 V, 1 V e pouco, consegue manter 99% do desempenho em stock.

Quem tem os primeiros 3600 pode ter azar na loteria do silício mesmo, mas os 3600 mais recentes, como o meu, conseguem tensões bem baixas. Na época que comprei o meu vi uma discussão no fórum Adrenaline sobre o pessoal que estava comprando 3600 no Aliexpress e recebendo bons chips, um até fez uma tabelinha com os resultados de tensão vs frequência, e ficou até melhor que o meu.

 

22 minutos atrás, Shaman93 disse:

A questão é: quantos usuários realizam esse tipo de atividade e compraram um 3600 pra isso? Certamente é uma minoria, a grande maioria fica num uso mais comum, navegação, jogos, uma edição de vídeo bastante pontual, etc. Aí pergunto: pra esse cara, que não usa 100% do processador horas a fio, é preocupante que rodando Blender ou Cinebench o processador pegue 85, 90 ou mesmo 95 graus? Eu considero que não. Se pro uso da pessoa o processador mal encosta nos 80, ficando a maior parte do tempo abaixo disso, não é pra ter qualquer perda de desempenho e ele deve durar muitos anos.

O Cinebench para um usuário comum é apenas um teste para saber o pior caso, se o processador se sair bem na pior situação, quer dizer que vai se sair bem em qualquer outra. E eu não acho normal pegar 95ºC mesmo com undervolt, alguma coisa provavelmente está errada aqui e precisamos investigar melhor. Acredito que o problema seja a temperatura interna do gabinete, então precisamos ver se o gabinete do usuário tem aberturas de ar suficientes, pois ventoinhas não fazem nada sozinhas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

E isso com o Gamaxx... Conclusão, Gammax 400 não presta? Não dá conta do 3600? Claro que não, simplesmente era a placa-mãe viajando na tensão. Isso é até bem comum, mas também em geral bem fácil de resolver. A não ser que o vivente tenha dado muito azar no silício e o processador só estabilize em tensões bem altas, mas é difícil... Mais chances de pegar um parecido com o seu, que com 1 V, 1 V e pouco, consegue manter 99% do desempenho em stock.

Os primeiros Ryzen 3000 mal conseguiam manter a frequência boost (modo de dizer) na tensão padrão que é entre 1.3-1.5V, isso só melhorou muito depois que conseguiram refinar o silício, inclusive nenhuma placa-mãe vai ver um 3600 e vai setar tensão baixa, justamente por conta desses primeiros chips serem bem difíceis de funcionar com clock alto e tensão baixa, então não faz sentido nichar os Ryzen 3000 que você pode usar na sua placa-mãe se pode simplesmente manter a tensão padrão que vai funcionar com todos

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Concordo, é um teste realista pra várias atividades multitarefa que jogam o uso do processador a 100%. A questão é: quantos usuários realizam esse tipo de atividade e compraram um 3600 pra isso? Certamente é uma minoria, a grande maioria fica num uso mais comum, navegação, jogos, uma edição de vídeo bastante pontual, etc. Aí pergunto: pra esse cara, que não usa 100% do processador horas a fio, é preocupante que rodando Blender ou Cinebench o processador pegue 85, 90 ou mesmo 95 graus? Eu considero que não. Se pro uso da pessoa o processador mal encosta nos 80, ficando a maior parte do tempo abaixo disso, não é pra ter qualquer perda de desempenho e ele deve durar muitos anos.

Ryzen 3000 não foi lançado apenas com R5 3600, existe 3800X, 3900X e 3950X. Se um 6/12 com "65W" de tdp bate 80C com um cooler decente imagina só esses outros que podem consumir 200w ou mais

3600 era o teto pra quem queria ter uma boa performance pra jogar, o resto é muito mais focado em multitarefas, renders e trabalhos mais pesados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, GuilhermeGB disse:

 

@tespok eu não reparei na discussão se alguém perguntou sobre o seu gabinete, qual seria o modelo dele?

Olá, @GuilhermeGB ! Meu gabinete é um Pouter 3 branco da Pichau! Aqui o link dele com imagens: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-pouter-3-lateral-de-vidro-branco-pg-p03-wt

Só um adendo que a frente dele de vidro é removível e, como eu citei no post, os testes no cinebench antes e depois do undervolt foram feitos com a parte frontal aberta, sem o vidro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, tespok disse:

Olá, @GuilhermeGB ! Meu gabinete é um Pouter 3 branco da Pichau! Aqui o link dele com imagens: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-pouter-3-lateral-de-vidro-branco-pg-p03-wt

Só um adendo que a frente dele de vidro é removível e, como eu citei no post, os testes no cinebench antes e depois do undervolt foram feitos com a parte frontal aberta, sem o vidro.

É o que eu disse, tenho um case com airflow ótimo, tanto que a temperatura não altera se removo a lateral de vidro e com coolerbox ainda assim o processador pegava 90c fácil em stock.

Se quer realmente diminuir a temperatura acho bom você trocar esse cooler aí, no mínimo um gammaxx 400 v2 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Goner disse:

É o que eu disse, tenho um case com airflow ótimo, tanto que a temperatura não altera se removo a lateral de vidro e com coolerbox ainda assim o processador pegava 90c fácil em stock.

Se quer realmente diminuir a temperatura acho bom você trocar esse cooler aí, no mínimo um gammaxx 400 v2 

É... vai ser o jeito. Só queria entender mesmo por que o undervolt não baixou a temperatura em nada... Vou procurar um AC ou WC bom e fazer a troca. Aproveito e troco a pasta térmica por uma melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
agora, tespok disse:

É... vai ser o jeito. Só queria entender mesmo por que o undervolt não baixou a temperatura em nada... Vou procurar um AC ou WC bom e fazer a troca. Aproveito e troco a pasta térmica por uma melhor. 

Eu te respondi lá no começo do tópico, o processador em stock diminui a tensão quando está em estresse, aqui mesmo ele cai justamente pra casa dos 1.2V, recomendo você tentar um undervolt mais "agressivo", consigo utilizar 4.2ghz a 1.05V, você pode tentar essa tensão a 4.0 e ver se fica estável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goner Não dei tanta sorte, meu cpu é listado como um SILVER. mas apliquei os parâmetros no RM sem refinamento após a bateria de testes do CTR. operou em 4.1~  em todos os núcleos com temp máxima de 59º rodando o cinebench. esse foi o perfil "undervolting", o pico de consumo ficou na casa dos 70W.

CTR-R5-3600.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, JotaCF disse:

@Goner Não dei tanta sorte, meu cpu é listado como um SILVER. mas apliquei os parâmetros no RM sem refinamento após a bateria de testes do CTR. operou em 4.1~  em todos os núcleos com temp máxima de 59º rodando o cinebench. esse foi o perfil "undervolting", o pico de consumo ficou na casa dos 70W.

CTR-R5-3600.png

Nunca usei esse programa, vou testar aqui e ver como o meu é classificado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Goner disse:

Eu te respondi lá no começo do tópico, o processador em stock diminui a tensão quando está em estresse, aqui mesmo ele cai justamente pra casa dos 1.2V, recomendo você tentar um undervolt mais "agressivo", consigo utilizar 4.2ghz a 1.05V, você pode tentar essa tensão a 4.0 e ver se fica estável

Eu real não tinha visto, obrigado. Então, diminuí assim como você falou e agora tá 4.0 e 1.05V porém o cinebench não fica mais os 10 minutos e da um bug. Fica uns 2/3 minutos e a temperatura não chega nem mais nos 80°C, então diminuiu. Porém esse bug agora acontece quando eu tento rodar o stress no cinebench. Mesmas condições dos testes anteriores. Talvez a tensão tenha ficado muito baixa? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, tespok disse:

Eu real não tinha visto, obrigado. Então, diminuí assim como você falou e agora tá 4.0 e 1.05V porém o cinebench não fica mais os 10 minutos e da um bug. Fica uns 2/3 minutos e a temperatura não chega nem mais nos 80°C, então diminuiu. Porém esse bug agora acontece quando eu tento rodar o stress no cinebench. Mesmas condições dos testes anteriores. Talvez a tensão tenha ficado muito baixa? 

Com certeza a tensão ficou muito baixa, acho bom testar 1.075 e se ainda continuar coloca em 1.1v

4 minutos atrás, JotaCF disse:

@Goner a depender da placa-mãe, antes tem que via BIOS desativar umas coisinhas. só ver tutorial no youtube.

Quanto tempo esse teste leva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Goner disse:

Com certeza a tensão ficou muito baixa, acho bom testar 1.075 e se ainda continuar coloca em 1.1v

Coloquei 1.075 e não deu bug! Teste de 10 minutos no cinebench, tudo funcionando certinho. A máxima foi de 78.5°C, sendo que depois do primeiro teste depois do undervolt que eu fiz a máxima foi de 94.2°C. Caiu quase 16°C. Eu que não soube fazer mesmo haha. Só trocar o cooler e a pasta térmica que com certeza vai ficar perfeito. Muitíssimo obrigado @Goner pela paciência e explicação ❤️ Inclusive aceito dicas de AC ou WC bons e preferencialmente na cor branca pra trocar esse cooler stock do R5 3600. Não sei se esse é tópico pra isso, mas enfim, problema resolvido!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, tespok disse:

Coloquei 1.075 e não deu bug! Teste de 10 minutos no cinebench, tudo funcionando certinho. A máxima foi de 78.5°C, sendo que depois do primeiro teste depois do undervolt que eu fiz a máxima foi de 94.2°C. Caiu quase 16°C. Eu que não soube fazer mesmo haha. Só trocar o cooler e a pasta térmica que com certeza vai ficar perfeito. Muitíssimo obrigado @Goner pela paciência e explicação ❤️ Inclusive aceito dicas de AC ou WC bons e preferencialmente na cor branca pra trocar esse cooler stock do R5 3600. Não sei se esse é tópico pra isso, mas enfim, problema resolvido!!

 

Se realmente precisar ser branco tem o AK400 porém é consideravelmente mais caro que o normal. Já WC o único acessível que consigo pensar que preste é o Sangue Frio v2 que é também disponível na versão branca

WATER COOLER SANGUE FRIO 2 WHITE 240MM - R$385,90 (não vale a pena comprar WC de 120mm, geralmente são bem mais caros que muitos WC com performance similar ou até melhor)

COOLER PARA PROCESSADOR DEEPCOOL AK400 WHITE - R$189,90 (Mesmo cooler que o meu porém na cor que você prefere, consegue segurar bem o 3600 com undervolt e em stock fica na casa dos 80c em estresse)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Goner disse:

Se realmente precisar ser branco tem o AK400 porém é consideravelmente mais caro que o normal. Já WC o único acessível que consigo pensar que preste é o Sangue Frio v2 que é também disponível na versão branca

Você sabe se esse da Rise Mode é bom? Tá na mesma faixa de preço desse Sangue Frio

https://www.kabum.com.br/produto/114641/water-cooler-z-240-rise-mode-frost-240mm-RGB-rm-wcz-02-RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, tespok disse:

Você sabe se esse da Rise Mode é bom? Tá na mesma faixa de preço desse Sangue Frio

https://www.kabum.com.br/produto/114641/water-cooler-z-240-rise-mode-frost-240mm-RGB-rm-wcz-02-RGB

É horrível, as fans são pra gabinete com pressão de ar e CFM ruins (pressão é o mais importante pra uma fan de WC), fora que é um projeto genérico com durabilidade questionavel

WC não é algo que você deva economizar, pois podem ocorrer vazamentos ou falha precoce no mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!