Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolting no Ryzen 5 3600 não diminuiu a temperatura


tespok
Ir à solução Resolvido por Goner,

Posts recomendados

Olá! Recentemente comprei uma placa de vídeo pra jogar jogos mais pesados e reparei que meu processador estava bastante quente, chegando ali na casa dos 95°C. Não tinha reparado antes pois não usava o computador pra nada muito pesado. Pois bem, fui me informar e vi que esse processador é realmente bem quente e o cooler box dele é horrível e que uma solução grátis seria fazer o tal do undervolting. Fiz o teste no cinebench e antes do undervolting as máximas arredondando estavam assim: 1.4V, 92°C, 83W + o clock que estava em stock. Foi só uns 3 minutos de stress. Fiz o undervolting + overclock, deixei em 4.1 o clock travado e 1.2V a tensão. Fiz o teste novamente, dessa vez deixando 10 minutos pra ver se dava tela azul e deu tudo certo, diminuindo tudo MENOS a temperatura. Com os 10 minutos, ficou em 94.2°C, enquanto todo o resto abaixou e ficou na configuração certinha que eu coloquei. Nos vídeos que eu vi, inclusive sem trocar a cooler box, a temperatura diminuía consideravelmente pelo menos uns 10°C. O que pode ter sido? Fiz algo errado?

Minhas configs: placa-mãe ASUS Tuf Gaming B550M-PLUS, Ryzen 5 3600, Placa de vídeo RTX 3060TI, 16GB de RAM.

Considerações: Cooler box do processador padrão, testes feitos com a parte frontal do gabinete aberta, testes feito no CinebenchR23, gabinete com 7 fans + a do processador, pasta térmica trocada ano passado não lembro quando e nem a marca mas uma bem vagabunda com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, tespok disse:

esse processador é realmente bem quente

??

 

3 minutos atrás, tespok disse:

e o cooler box dele é horrível

??

Essas duas afirmações não são verdade... É uma CPU relativamente fria e o cooler stock é bem decente. Verifique a instalação, os parafusos tem que estar apertados até o final (exige fazer uma boa pressão com a chave, mas cuidado pra não escapar na placa-mãe).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cooler box não é suficiente pra um R5 3600, esses processadores esquentam demais.

Usava o mesmo cooler aqui e em stock batia a mesma temperatura que em estresse usando undervolt, pois quando está perto de dar thermal throttle a tensão do processador diminui bastante, aqui caia justamente pra casa dos 1.2v

5 minutos atrás, Shaman93 disse:


Essas duas afirmações não são verdade... É uma CPU relativamente fria e o cooler stock é bem decente. Verifique a instalação, os parafusos tem que estar apertados até o final (exige fazer uma boa pressão com a chave, mas cuidado pra não escapar na placa-mãe).

 

Você está errado, esse processador esquenta mais que um 5600X e arrisco dizer que um 5700X também.

image.thumb.png.8b20be255ef705894adbd51d6aae1fa7.png

5600X era pra esquentar mais por ter um TDP mais alto, porém em stock em stress no cinebench utilizando o mesmo cooler que tenho não passa muito dos 60C, enquanto aqui com um gabinete com ótimo airflow e uma temperatura ambiente de 25C passa fácil dos 75 também em stock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Goner disse:

Cooler box não é suficiente pra um R5 3600, esses processadores esquentam demais.

Olha, eu já vi vários testes do 3600 com o cooler stock, sempre fica na casa de 5~15 graus abaixo do limite térmico (dependendo muito da temperatura ambiente e ventilação do gabinete). Isso rodando um cinebench da vida, que é das aplicações que mais vai exigir dissipação térmica do processador, mais que isso só com benchmarks voltados especificamente pra esquentar. Isso significa que o cooler box é suficiente, ainda mais pra quem não vai ficar renderizando ou em atividades que exigem 100% da CPU. No mais, por que a AMD enviaria junto uma solução térmica que não funciona com o seu produto? Não seria um tiro no pé? E como tem gente pacas (a maioria dos usuários, suponho eu) usando o cooler stock sem problemas nessa CPU?
 

17 minutos atrás, Goner disse:

Você está errado, esse processador esquenta mais que um 5600X e arrisco dizer que um 5700X também.

5600x também é uma CPU que esquenta pouco, nos benchmarks que vi fica semelhante ao 3600. Até vêm com o mesmo cooler, não? Pro 5700x tem fonte, algum vídeo comparando? Essa sim é uma CPU que sequer vem com solução térmica da AMD, creio eu que porque não daria conta. Talvez com o PBO desligado, mas quem vai comprar uma CPU dessas pra usar grande parte da capacidade capada?

 

17 minutos atrás, Goner disse:

image.thumb.png.8b20be255ef705894adbd51d6aae1fa7.png

5600X era pra esquentar mais por ter um TDP mais alto, porém em stock em stress no cinebench utilizando o mesmo cooler que tenho não passa muito dos 60C, enquanto aqui com um gabinete com ótimo airflow e uma temperatura ambiente de 25C passa fácil dos 75 também em stock

Difícil comparar assim. Ok, o cooler é o mesmo, mas e a instalação, tá igualzinha? O gabinete, temperatura ambiente, pasta térmica usada, tudo isso influencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Difícil comparar assim. Ok, o cooler é o mesmo, mas e a instalação, tá igualzinha? O gabinete, temperatura ambiente, pasta térmica usada, tudo isso influencia.

Não precisa ser identico, como disse minha temperatura ambiente já é menor que muitos lugares do Brasil, 25C é "frio" e a pasta térmica que estou usando é a própria do cooler, supostamente muito superior a diversas pastas comercializadas no mercado e que mesmo assim no fim do dia a diferença é mínima

image.thumb.png.77f9ffb61ba4b9e5f3bef9cddd40092f.png

image.thumb.png.3b60b358023511c12bf154a8dd99179d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Olha, eu já vi vários testes do 3600 com o cooler stock, sempre fica na casa de 5~15 graus abaixo do limite térmico (dependendo muito da temperatura ambiente e ventilação do gabinete). Isso rodando um cinebench da vida, que é das aplicações que mais vai exigir dissipação térmica do processador, mais que isso só com benchmarks voltados especificamente pra esquentar. Isso significa que o cooler box é suficiente, ainda mais pra quem não vai ficar renderizando ou em atividades que exigem 100% da CPU. No mais, por que a AMD enviaria junto uma solução térmica que não funciona com o seu produto? Não seria um tiro no pé? E como tem gente pacas (a maioria dos usuários, suponho eu) usando o cooler stock sem problemas nessa CPU

Sua resposta é meio óbvia, a AMD não lança esses coolers pra quem mora em país tropical como o nosso, assim como modelos básicos de GPU lá fora ainda conseguem se manter abaixo do 70C e aqui em nosso queridíssimo inferno brasileiro chegam fácil a 80

Posso usar como exemplo minha própria GPU, diversos testes gringos que você olhar esse projeto vai estar operando na casa dos 50C, enquanto que aqui mesmo com undervolt e curva alta nos fans fica operando entre 70-75C

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, JotaCF disse:

estranho. mas e o clock? após você fazer undervolt, ele aumentou? porque quando a temperatura tá no limite ele cai bastante...

O clock ficou travado em 4.1, que foi o que eu coloquei mesmo. Esse processador suporta uma temperatura máxima de 95°C, e mesmo chegando em 94.2°C com o teste em stress no cinebench, o clock continuou em 4.1...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Goner disse:

Sua resposta é meio óbvia, a AMD não lança esses coolers pra quem mora em país tropical como o nosso, assim como modelos básicos de GPU lá fora ainda conseguem se manter abaixo do 70C e aqui em nosso queridíssimo inferno brasileiro chegam fácil a 80

Se a 20 graus a CPU segura 85 graus rodando cinebench, a 30 vai chegar próximo ao limite de tolerância térmica, é verdade. Mas também é verdade que cinebench estressa a CPU muito mais que qualquer aplicação mais mundana. Se o sujeito usa o PC pra renderizar e mora onde faz 40 graus, realmente não vai dar conta. Em temperatura mais 'amena' (até uns 30) e atividades normais, o cooler stock dá conta sim, mesmo em país tropical... Os engenheiros não são burros, sabem que tem que projetar um produto que funcione em qualquer lugar do mundo, até porque milhões de unidades são vendidas pra países quentes.
 

 

11 minutos atrás, Goner disse:

diversos testes gringos que você olhar esse projeto vai estar operando na casa dos 50C, enquanto que aqui mesmo com undervolt e curva alta nos fans fica operando entre 70-75C

Aí são outros quinhentos. A GPU, em uso normal, consome algo perto do dobro da potência da CPU, em teste de estresse... Rodando um jogo casual deve ser na faixa de umas 10 vezes mais calor sendo dissipada pela GPU que pela CPU. A necessidade de dissipação térmica realmente é muito maior. Até por isso em CPU não é raro dar pouca a nenhuma diferença comparando pastas térmicas de diferentes qualidades, enquanto que pra GPU é comum uma pasta boa descer 5-10 graus a temperatura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shaman93 disse:

Se a 20 graus a CPU segura 85 graus rodando cinebench, a 30 vai chegar próximo ao limite de tolerância térmica, é verdade. Mas também é verdade que cinebench estressa a CPU muito mais que qualquer aplicação mais mundana. Se o sujeito usa o PC pra renderizar e mora onde faz 40 graus, realmente não vai dar conta. Em temperatura mais 'amena' (até uns 30) e atividades normais, o cooler stock dá conta sim, mesmo em país tropical... Os engenheiros não são burros, sabem que tem que projetar um produto que funcione em qualquer lugar do mundo, até porque milhões de unidades são vendidas pra países quentes.

Olha, eu já mandei 2 prints de 2 CPUs, inclusive uma delas é supostamente pra esquentar mais que meu processador atual, eu já usei o coolerbox e posso afirmar que em stock ele chega a 90C em estresse como o colega já mencionou no começo do tópico, em jogos a temperatura varia muito dependendo do uso da CPU, quando usei o coolerbox variava entre 70-80C

5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Aí são outros quinhentos. A GPU, em uso normal, consome algo perto do dobro da potência da CPU, em teste de estresse... Rodando um jogo casual deve ser na faixa de umas 10 vezes mais calor sendo dissipada pela GPU que pela CPU. A necessidade de dissipação térmica realmente é muito maior. Até por isso em CPU não é raro dar pouca a nenhuma diferença comparando pastas térmicas de diferentes qualidades, enquanto que pra GPU é comum uma pasta boa descer 5-10 graus a temperatura.

Não estou comparando consumo de energia e sim os projetos de dissipação, minha placa tem um dissipador enorme que se fosse um tamanho tower creio que passaria de um AK620 e ainda assim consegue esquentar muito mesmo com undervolt, sem contar que placas de vídeo tem contato diretamente com o Die, enquanto CPUs tem o heatspreader então é mais do que óbvio que um cooler mixuruca vai fazer um processador ferver numa situação parecida

Inclusive o TDP da minha CPU consegue chegar a 100W mesmo com as especificações da AMD dizendo que o TDP é de 65W

Esses problemas de temperatura são exclusivos da 3 geração dos Ryzen eu creio, já que foi aqui que o PBO foi realmente incluído de forma eficiente e foi refinado nos Ryzen 5000

Se ainda não acredita no que digo ainda tem o @GuilhermeGB que possui a mesma CPU que eu e pode afirmar que realmente existem problema de temperatura com esses ryzens

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Goner @Shaman93 Meu ponto nunca foi esse galera, vocês estão criando uma discussão paralela. A questão é: fiz um undervolt e minha temperatura não diminuiu em NADA. Ao contrário de vários vídeos por aí em que a temperatura diminuiu nem que seja um pouco. O undervolt não era pra diminuir? Deu tudo certo e minha máquina está funcionando normalmente, como mencionei antes, mas a temperatura do processador não baixou. Talvez seja a pasta térmica? E sim, Shaman, a montagem está correta e qualquer fórum de discussão sobre a R5 3600, ou vídeos no youtube mesmo, você vai ver diversos comentários sobre como é um processador bastante quente e que o cooler box stock não é o suficiente pra ele. Com comparações inclusive, como o colega aí mostrou. Não tirei essa informação da cabeça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, tespok disse:

@Goner @Shaman93 Meu ponto nunca foi esse galera, vocês estão criando uma discussão paralela. A questão é: fiz um undervolt e minha temperatura não diminuiu em NADA. Ao contrário de vários vídeos por aí em que a temperatura diminuiu nem que seja um pouco. O undervolt não era pra diminuir? Deu tudo certo e minha máquina está funcionando normalmente, como mencionei antes, mas a temperatura do processador não baixou. Talvez seja a pasta térmica? E sim, Shaman, a montagem está correta e qualquer fórum de discussão sobre a R5 3600, ou vídeos no youtube mesmo, você vai ver diversos comentários sobre como é um processador bastante quente e que o cooler box stock não é o suficiente pra ele. Com comparações inclusive, como o colega aí mostrou. Não tirei essa informação da cabeça.

Citação

Cooler box não é suficiente pra um R5 3600, esses processadores esquentam demais.

Usava o mesmo cooler aqui e em stock batia a mesma temperatura que em estresse usando undervolt, pois quando está perto de dar thermal throttle a tensão do processador diminui bastante, aqui caia justamente pra casa dos 1.2v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá @tespok

Estranho, o cooler stock do Ryzen 5 3600 deveria ser suficiente para o mesmo. Verifique se o cooler está bem encaixado, e recomendaria fazer a troca da pasta térmica, caso seja de má qualidade. 

Outro acaso, não recomendo que utilize o processador próximo a seu limite de temperatura, vai dimunuir a vida útil do componente. 

 

48 minutos atrás, Goner disse:

Você está errado, esse processador esquenta mais que um 5600X e arrisco dizer que um 5700X também.

Acho díficil isto ocorrer, por conta das diferentes gerações. Admito que o 5700X é bem quente, quando combinado com um WC antigo ;(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Goner disse:

Olha, eu já mandei 2 prints de 2 CPUs, inclusive uma delas é supostamente pra esquentar mais que meu processador atual, eu já usei o coolerbox e posso afirmar que em stock ele chega a 90C em estresse como o colega já mencionou no começo do tópico, em jogos a temperatura varia muito dependendo do uso da CPU, quando usei o coolerbox variava entre 70-80C

Eu já montei muitos PCs com o 3600 e o cooler stock, nenhum voltou com reclamação de temperatura alta. Claro, eu monto direito, aperto bem os parafusos, organizo os cabos, recomendo um gabinete decente, dimensiono a ventilação adequadamente....
 

9 minutos atrás, Goner disse:

Já mandei testes dos dois, ambos ficam mais frios que um 3600 em stock

Nos prints é um cooler BEM melhor que o stock. E num dos prints está com o PBO desativado, no outro está com um overclock extremamente leve. Comparação real seria ambos usando o mesmo cooler, ambos em stock + PBO máximo ativado. Certamente o 5700x esquentaria bem mais...

 

25 minutos atrás, Goner disse:

é mais do que óbvio que um cooler mixuruca

Mais uma vez, o cooler que vem com os Ryzen é bem competente, comparável com a maioria dos coolers after market de entrada...

@GuilhermeGB E aí, o wraith spire realmente é insuficiente pro 3600 em clima tropical e os engenheiros da AMD foram burros? Meus clientes estão todos com problemas de temperatura alta e não perceberam? Ou levaram em outro técnico? Rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Shaman93 disse:


@GuilhermeGB E aí, o wraith spire realmente é insuficiente pro 3600 em clima tropical e os engenheiros da AMD foram burros? Meus clientes estão todos com problemas de temperatura alta e não perceberam? Ou levaram em outro técnico? Rs...

R5 3600 vem com Wraith Stealth, não Spire. Só isso já prova que não sabe o que está dizendo.

Citação

Eu já montei muitos PCs com o 3600 e o cooler stock, nenhum voltou com reclamação de temperatura alta. Claro, eu monto direito, aperto bem os parafusos, organizo os cabos, recomendo um gabinete decente, dimensiono a ventilação adequadamente....

Meu gabinete tem um airflow ótimo, a temperatura é a mesma com ou sem tampa lateral, inclusive é tudo organizado, estou utilizando 2 fans no meu AK400

image.thumb.png.be71988b0d4c411bdd79226fbbbaec3c.png

Processador completamente em stock e com menos de 1 minuto de teste no cinebench já bateu 80C.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Shaman93 disse:


@GuilhermeGB E aí, o wraith spire realmente é insuficiente pro 3600 em clima tropical e os engenheiros da AMD foram burros? Meus clientes estão todos com problemas de temperatura alta e não perceberam? Ou levaram em outro técnico? Rs...

O cooler stock que veio foi um Wraith Stealth, não Spire...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, tespok disse:

O cooler stock que veio foi um Wraith Stealth, não Spire...

Confundi com o que vem com o 3600x. Ele é um pouco mais massudinho, mas o desempenho é pouca coisa melhor. Tem muitos testes comparando, dá poucos graus de diferença. Então deveria aguentar, de qualquer forma. Verificou o aperto dos parafusos?

 

17 minutos atrás, Goner disse:

R5 3600 vem com Wraith Stealth, não Spire. Só isso já prova que não sabe o que está dizendo.

Tá bom campeão, confundi o cooler com outro quase igual, que vem num processador que é basicamente o mesmo, e isso "prova que não sei o que estou dizendo", parabéns, você venceu a discussão 👏

 

17 minutos atrás, Goner disse:

Processador completamente em stock e com menos de 1 minuto de teste no cinebench já bateu 80C.

Você que instalou? Já tinha instalado coolers antes? Veja um vídeo com um Gammaxx 400 (quase igual ao seu, talvez até pouca coisa pior, e só com 1 fan) e não passa de 80, até o final do teste: https://www.youtube.com/watch?v=py6Mnff00kw. Dá pra achar muitos vídeos semelhantes... Nesse outro, mais um exemplo, não passou de 73 em bancada aberta (no Blender): https://www.youtube.com/watch?v=PpDb4s_rW6w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Confundi com o que vem com o 3600x. Ele é um pouco mais massudinho, mas o desempenho é pouca coisa melhor. Deveria aguentar, de qualquer forma. Verificou o aperto dos parafusos?

Spire = 95w de TDP Stealth = 65

Citação

Você que instalou? Já tinha instalado coolers antes? Veja um vídeo com um Gammaxx 400

Eu mesmo instalei, já está bem parafusado e encaixado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Goner disse:

Spire = 95w de TDP Stealth = 65

Nope, esses são os TDPs dos processadores (3600x e 3600, respectivamente). E são valores fictícios: já há alguns anos é prática disseminada (tanto Intel quanto AMD) anunciar um TDP de condições falsas e que subutilizam o processador (por exemplo, teste só com clock base em todos os núcleos). Veja como o próprio 5700x, que sequer vem com cooler, também informa um TDP (igualmente fictício, de 65 W). Na prática, o consumo do 3600x é na casa de apenas 10% superior. Se não acredita, é só procurar testes aí do wraith vs o spire e constatar como ficam muito próximos.

 

15 minutos atrás, Goner disse:

Eu mesmo instalei, já está bem parafusado e encaixado.

E já tinha instalado algum cooler parecido antes? Fez uma forcinha bruta na hora de apertar os parafusos? Fez uma forcinha no sentido de girar ou mover o bloco, pra ver se ele se move? Deve estar 100% preso, imóvel. Quando não temos experiência, é comum errar sem nem perceber. Uma possibilidade que cito que pode dar errado na instalação: por algum motivo você deixa o bloco encostar e desencostar no IHS, talvez sem nem perceber. Na hora que encosta de novo, fica uma bolha de ar presa que a pressão não consegue expulsar. Já me aconteceu mais de 1 vez de ter que refazer a instalação do cooler, depois de constatar nos testes que a temperatura não tava dentro do esperado (não necessariamente alta, mas acima do normal). Isso sem ter percebido erro algum durante a instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Shaman93 disse:

E já tinha instalado algum cooler parecido antes? Fez uma forcinha bruta na hora de apertar os parafusos? Fez uma forcinha no sentido de girar ou mover o bloco, pra ver se ele se move? Deve estar 100% preso, imóvel. Quando não temos experiência, é comum errar sem nem perceber. Uma possibilidade que cito que pode dar errado na instalação: por algum motivo você deixa o bloco encostar e desencostar no IHS, talvez sem nem perceber. Na hora que encosta de novo, fica uma bolha de ar presa que a pressão não consegue expulsar. Já me aconteceu mais de 1 vez de ter que refazer a instalação do cooler, depois de constatar nos testes que a temperatura não tava dentro do esperado (não necessariamente alta, mas acima do normal). Isso sem ter percebido erro algum durante a instalação.

Não sou leigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Shaman93 disse:

Tudo bem, vou ler isso como "já instalei muitos coolers semelhantes e tenho certeza que não há problema algum com a instalação, inclusive tentei refazer uma vez pra ver se dava alguma diferença e não deu" 😉

Isso mesmo, já reencaixei o cooler no mesmo dia que chegou e as temperaturas continuaram iguais, o processador que é quente mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um 3600 após usar por alguns anos o guerreiro 1600AF. um gammaxx 400 e mesmo assim o 3600 em stock a diferença de temp era absurda, o 3600 é sim um cpu mais quente que o de gerações ant porque foi quando mudaram a litografia e os transitores ficaram mais compactados no chip - essa foi a suspeita que vi o Peperario falar há alguns anos devido todo esse paranauê do cooler stock não estar mais segurando a temp do cpu mesmo pra games, muito menos pra teste de stress onde vai puxar 100% de carga.

 

como minha placa-mãe é horrível pra fazer ajustes no vcore visando o undervolt, eu só desativei o boost automático e uso no clock base mesmo. o drop de temp foi absurdo e assim o mantenho pois não afeta em nada meu uso (produtividade leve e games aqui e acolá com fps cravado em 60). eu recomendaria diminuir um pouco o clock e ver se essa temperatura diminui. mais importante, se você não vai usar o pc pra renderizar nem nada do tipo, faça o teste em games e confira a temperatura e clock após esse seu undervolt.

 

se puder comprar um air cooler, é a solução ideal. um AG400 é um baita air cooler e o preço não é dos mais altos, ficará disponível pra você mesmo pra upgrades futuros. é um bom investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, JotaCF disse:

tenho um 3600 após usar por alguns anos o guerreiro 1600AF. um gammaxx 400 e mesmo assim o 3600 em stock a diferença de temp era absurda, o 3600 é sim um cpu mais quente que o de gerações ant porque foi quando mudaram a litografia e os transitores ficaram mais compactados no chip - essa foi a suspeita que vi o Peperario falar há alguns anos devido todo esse paranauê do cooler stock não estar mais segurando a temp do cpu mesmo pra games, muito menos pra teste de stress onde vai puxar 100% de carga.

 

como minha placa-mãe é horrível pra fazer ajustes no vcore visando o undervolt, eu só desativei o boost automático e uso no clock base mesmo. o drop de temp foi absurdo e assim o mantenho pois não afeta em nada meu uso (produtividade leve e games aqui e acolá com fps cravado em 60). eu recomendaria diminuir um pouco o clock e ver se essa temperatura diminui. mais importante, se você não vai usar o pc pra renderizar nem nada do tipo, faça o teste em games e confira a temperatura e clock após esse seu undervolt.

 

se puder comprar um air cooler, é a solução ideal. um AG400 é um baita air cooler e o preço não é dos mais altos, ficará disponível pra você mesmo pra upgrades futuros. é um bom investimento.

Outro sensato. Você já tentou utilizar Ryzen master pra configurar? Eu utilizo 4.35GHz com tensão máxima de 1.15V e fico com a média de 60C jogando e 75 em teste de stress

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...