Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Sou um curioso/hobbysta em eletrônica e esses dias me vi com uma necessidade de interceptar o sinal que vem da portaria para o interfone dentro do apartmento, para que o mesmo quando estivesse tocando enviasse via MQTT comunicações para os dispositivos de home assistant e celulares. A minha dúvida é, como posso medir o sinal q vem do porteiro e liga ao comunicador dentro do apartamento? Conversei com o técnico e ele me disse que o cabo não tem ordem para ligar, achei estranho, enfim. Como não queria abrir o dispositivo, pensei em utilizar essa cabo que vem de fora e em uma ligação em Y levar uma ponta para ser conectada em um arduino/esp32 para que fizesse a parte da lógica. O interfone em questão é intelbras TDMI 300.

• Membro VIP
Postado

Qualquer variação de tensão que determinado evento provoca no cabo é passível de medições/análises/acionamentos por um sistema eletrônico qualquer. A 1ª coisa a se fazer portanto é fazer tal medição.

8 horas atrás, Rogério Pires Caetano disse:

utilizar essa cabo que vem de fora e em uma ligação em Y levar uma ponta para ser conectada em um arduino/esp32 para que fizesse a parte da lógica

sim, perfeitamente possível. Mas um condicionamento do sinal e/ou isolação talvez necessário e bem vindo. Bem vindo!

Postado

@Rogério Pires Caetano ,

A primeira coisa que me veio à cabeça é pegar o sinal do alto-falante do interfone.

Não sei que tipo de sinal vem pelo cabo, mas no alto-falante sempre é tensão AC e baixa.

Um pequeno circuito amplificador e a seguir dois diodos retificadores e um capacitor pequeno com um resistor em paralelo, e você terá um determinado nível de tensão quando o interfone tocar. 

Pode usar essa tensão na entrada analógica do conversor A/D, ou usar direto na entrada do comparador analógico de seu Arduino/Esp .

Paulo

• Curtir 1
Postado

Esqueci de avisar : devido à baixíssima impedância do alto-falante, o pré adequado é o de BASE comum, em vez do quase sempre usado EMISSOR comum !

Paulo

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

O sinal do a.f. tem uma amplitude boa. Assim sendo nem precisa de amplificar pra captar com mc. Se bem que a opção de isolar ainda continua sendo boa. Algo como com opto ou um trafinho sucatinha. Mas se for pra captar a voz pra processar (p.ex. em texto ou comandos) aí sim merece um ampl. adequado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!