Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver Akai AA-A35 - Falha no FM Stereo e no Scam Automático.


Ir à solução Resolvido por PGoldman,

Posts recomendados

Prezados, tenho um Akai AA-A35 (foto abaixo da capa do manual) comprei novo no dia 02/09/1992, tenho o manual a caixa original e a nota fiscal que consta o valor de CR$ 1.305.000,00 (que atualizado daria algo em torno de R$ 3.500,00) se alguém tiver curiosidade faço um scam da NF e posto aqui. 

 

Capa do Manual


Reparos que eu fiz: 


- Conserto do seletor de tensão; furei e coloquei um micro parafuso central. (ver foto abaixo)
- Troquei o super capacitor C8 - 0,0047F x 5,5 volts, pois perdia as configurações toda vez que era desligado.

 

Seletor de tensão
 

Como o Akai AA A35 esta neste momento:

 

- Todas as funções e amplificador, AM e FM Mono funcionam corretamente, com exceção do FM Stereo e do Scam Automático.
- Em Scam Manual o AM sintoniza corretamente e aparece o Tuned no display.
- Em Scam Manual o FM Mono sintoniza corretamente, mas sem aparecer o Tuned no display
- Em Scam Manual O FM Stereo não sintoniza nada nem aparece o Tuned no display.
- Em Scam Automático não sintoniza nada em AM, FM Mono ou FM Stereo.

O Akai A35, apesar da idade, é todo digital e na tentativa de encontrar uma direção antes de trocar CIs procurei na internet e encontrei que o Akai A35 tem problema crônico no FM, mas ninguém apontou uma solução, quem supostamente encontrou a origem mais comum deste problema guardou para si passando informações sem nenhum sentido induzindo ao erro.


Display

 

O que fiz até agora.

 

- Verifiquei o TR14 e o TR15 e estão Ok.
- Verifiquei a tensão no ponto Tuning e variou de 1,65 Volts a 12 Volts.
- Verifiquei completamente a placa PCI-MPX e a placa FM principal.
- Testei todos os cap eletrolíticos do setor FM e somente 1 apresentava um ESR acima do valor aceitável, sendo feita a troca.
- Verifiquei os transistores e diodos e nenhum apresentava problemas.
- Verifiquei os resistores de potência e estavam com os valores corretos,
- Todas as tensões dos CIs do setor de FM estavam de acordo com o esquema.
- Troquei todos os CIs do setor de FM.  (A1231 - LA3390 - TC9125BP - TD6102P)

 

Mas não mudou em nada.

 

Neste momento tenho duas dúvidas:

 

1- Se o sinal piloto de 19 KHz não estiver nesta frequência só funcionara o FM em mono e o Scam Automático não funciona?  Pois o FM mono esta funcionando corretamente, mas se mudado para Stereo não sintoniza nada e o Scam automático não encontra nenhuma estação tanto mono como em FM Stereo e o mesmo ocorre em AM.

 

2- Não encontrei nenhum cristal de 19 KHz para gerar esse sinal piloto ou ele é gerado internamente no CI A1231N?


Esquema 01
Esquema 02

 

Se alguém com experiência no Akai AA A35 puder ajudar, agradeço em antecipação.

 

.

 

a35b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Ontem descobri onde é o problema.

Consegui encontrar o manual de serviço do Akai A35 legível o que permitiu algumas verificações

O problema esta sendo gerado pelas bobinas T7 e T8 (ver foto abaixo)

 

Nunca ninguém tinha mexido na T7 e na T8 e nas condições de ajuste indicadas pelo manual de serviço a tensão variava entre 5 e 6 volts aproximadamente, quando deveria ser zero volt.

 

Procedi ao ajuste para zero volt entre ao TP5 e TP6 colocando em 98 MHz mono, mas a tensão não estabiliza fica variando -1 a +1 volts (aproximadamente) quando deveria variar no máximo (zero + ou - 0,025) volts.

 

Com este ajuste disparou o Tuned e o Stereo, mas totalmente instável.

O T7 e o T8  são LCs com o capacitor dentro, Parece que é o fim da linha, se o capacitor fosse fora daria para substituir e é praticamente impossível encontrar estas bobinas para venda.

 

T7_T8.jpg

 

 

T7eT8.jpg

 

 

------------------------------------------------------------------------------

Ultima possibilidade:

 

Acoplei um de cap  de 680pF, sem retirar o cap original, e já ficou mais estável.

Como o capacitor fica na parte inferior vou remover as bobinas e fazer uma cirurgia para remover o capacitor original.

Vou tentar acoplar, por tentativa e erro, um capacitor na ordem de pF nos terminais das bobinas.

 

Se der certo volto para comentar.

 

Se alguém tiver alguma sugestão ou onde encontro essas bobinas, agradeço.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Colocando um capacitor de 820pF em paralelo com os caps internos de T7 e T8 consegui ajustar para zero (TP5 <–> TP6) e disparou o TUNED e o Stereo (ver foto abaixo), mas continua instável, pode ser causado pelo caps internos do T7 e do T8, mas antes de remover as bobinas para retirar os caps internos vou esperar chegar o osciloscópio, que eu comprei na AliExpress, para verificar as frequências.

 

tuned.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Removi as bobinas e a capacitância dos caps internos fica variando. 

Como não encontrei o datasheet das bobinas não tem como trocar pois não sei qual o valor correto.

Tenho que experimentar (externamente) vários caps para chegar ao valor que a bobina e o cap forme um circuito ressonante.

E então colocar o cap interno no valor correto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Experimente os valores de 10KpF e 47KpF, eles são bem comuns, embora dentro das bobinas os capacitores são mais específicos...

 

Uma outra saída seria você procurar em sucatas de sons mais antigos pelas bobinas próximas ao  CI LA1231N.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Verifiquei o sinal piloto de 19KHz (placa decodificador stereo) e o resultado é uma oscilação que vai de Zero a aproximadamente 120KHz.

No coletor do TR15 e a situação é a mesma, ou seja, não há falhas nas trilhas.

 

Enquanto não for normalizado esse sinal de 19 KHz não adianta tentar o ajuste de T7 e T8.

Afinal, onde é gerado esse sinal de 19KHz?

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@PGoldman Esse sinal de 19KHz vem junto do sinal modulado pela emissora, então sua falha deve estar em uma das etapas de FI mesmo que é o CI LA 1231 e os transistorzinhos que amplificam esse sinal, Como o CI é mais difícil de testar (tem que trocar para ter certeza), comece revisando os capacitores eletrolíticos desses circuitos, pois esse são mais fáceis de apresentarem falhas do que os outros componentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Muito obrigado pela informação, agora entendi de onde veem esse sinal de 19 KHz.

E é ele que dispara o Tuned e o Stereo.

 

O LA1231N eu já troquei, então esse componente posso descartar como a origem do problema.

Vou verificar todos os componentes associados ao TR14 e TR15.

 

Se esse sinal é decodificado pelo LA1231N em um dos seus terminais (provável o 12 e 05 ) não deverá aparecer esse sinal de 19 KHz?

 

TR15_14b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
20 horas atrás, PGoldman disse:

Se esse sinal é decodificado pelo LA1231N em um dos seus terminais (provável o 12 e 05 ) não deverá aparecer esse sinal de 19 KHz?

 

 

Isso eu não sei te informar, teria que analisar com um osciloscópio...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Enquanto o sinal piloto de 19 KHz não fosse ativado o Tuned nem o Stereo seriam disparados e para isso precisaria resolver os problemas das bobinas T7 e T8 já que esse sinal veem da emissora.
 
Vamos ao que eu fiz: Removi as bobinas T7 e T8 e ao verificar aos valores dos caps internos dessas bobinas os caps (sem umidade) tinham em torno de 60 pF, mas bastava assoprar sobre os caps e os valores variavam até o ponto de o equipamento de medição mostrar como um resistor, ou seja, os caps absorviam umidade. Removi os caps e tentei colocar caps externamente, testei vários valores de 52 pF até 1 nF, sem sucesso, não estabilizava de forma alguma. Testei, também, com caps com valores em KpF mas não sintonizava nada.
 
Então fiz o seguinte: Removi a umidade dos caps e apliquei uma camada de verniz isolante sobre os caps (ver foto abaixo) e recoloquei T7 e T8 de volta ao circuito já com os caps isolados da umidade pelo verniz e então consegui fazer o ajuste com sucesso.


01.thumb.jpg.8ba241ebcb934173e925930cc8151d1e.jpg

 

Por consequência o Tuned disparou e foi ativado Stereo, entretanto com alguma instabilidade, a antena tem um bom sinal e o FM de outros receivers funcionam perfeitamente com esta antena, mas no Akai parece que o sinal esta chegando fraco já que sintoniza menos estações (com instabilidade) se comparado a outro receiver.
 
Agora tenho que cassar onde o sinal da antena esta sendo atenuado ou não esta sendo amplificado corretamente. Alguma sugestão de pontos críticos?

 

Abaixo tela do osciloscópio do sinal piloto de 19 KHz com o stereo e tuned disparados.

 

01b.jpg.ffee084768774e735c662dbe90dc2a81.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Analisando melhor o FM em mono esta estável, provavelmente a instabilidade esta no mute.

 

Como T7 e T8 estão diretamente ligados ao sinal piloto tentei fazer ajustes em T7 e T8, mas não estabiliza de forma alguma.
Como já verifiquei todos os transistores e diodos, vou verificar todos os caps relacionadas, desta vez, removidos do circuito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP@PGoldman Isso é problema nas bobinas mesmo não os capacitor e sim á bobina mesmo,esse akai é chato,se o rapaz disse q ao mexer nas bobinas deu alguma coisa é elas mesmo o problema,o ruim que só em sucata,já peguei um assim desse modelo resolvi trocando ás bobinas no dia que eu mexi quem me arrumou foi um colega da sucata dele

Tem um trimer nesse aparelho que é o Tm1 que ajustando ele diminuiu ou aumenta o ganho da antena do fm mas antes de mexer marca ele com uma caneta daquelas de escrever em cds ver se da alguma coisa,mas pra mim essas bobinas ai já era.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@BCP @Luan Costha Agradeço as respostas. Na AliExpress encontrei lojas com uma infinidade de bobinas de FI e até fabricam de forma customizada, procurei o datasheet das bobinas T7 e T8 mas não encontrei em lugar algum, posso medir a indutância (uH), mas certamente estará alterada.

 

A frequência destas bobinas seriam 10.7 MHz?

Se encontrar bobinas usadas (terão mais de 30 anos) provavelmente também estarão defeituosas, pois me parece um problema crônico desse modelo da Akai. Alguma sugestão para resolver esse impasse? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PGoldman Amigão bobinas do receivers gradiente  model 900,s96,s95,s106,s126,str850,s125,model 1300,model 1360,model 1200 ás bobinas são compatíveis com cada modelo,agora akai você tem q pegar um que a sintonia seja digital e automática e contar com a sorte,quando pego assim com defeito de fi tenhos umas bobinas de testes e faço teste e confirmo se está na fi ou em outro setor mas no caso gradiente né,mas no caso ai você vai ter q contar com a sorte achar um do mesmo modelo q a bobinas estejam boas,eu geralmente compro sucata não pra não ter q passar por esses perrengue,agora de akai não tenho nada,você vai ter q contar com a sorte ai e aparecer alguém vendendo sucata do akai ou conseguir alguma oficina que mexe com vintage.

Igual um toca disco da techinics tava com um q a rotação estava variando ai geralmente um ci driver mosca branca nem acha ai por sorte achei um toca disco zoado mas a rotação tava ok ai troquei resolveu você vai ter que muita paciência pra achar essas bobinas o techinics levei 2 anos pra achar um bom pra tirar o ci.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Costha @BCP

Consegui fazer o FM Stereo e o Tuned estabilizar!!!


As bobinas (T7 e T8) estão ok, eram os caps internos nas bobinas que estão com problemas.

Quando testei com caps externos usei os que eu tenho; 52pF, 68pF, 100pF ... até 1nF e não estabilizava de forma alguma.

Os caps das bobinas (T7 e T8) são críticos, por essa razão que com o passar dos anos a capacitância altera e não dispara mais o Tuned e o Stereo.

 

Li um comentário na internet que confirmou que os caps devem ser de 82pF, como não tenho, para testar, associei 68pF + 22pF que na medição deu 87pF, bingo! Estabilizou e sintonizou Stereo normalmente e as frequências que estavam ligeiramente deslocadas voltaram a posição correta. Na semana que veem vou providenciar caps de 82pF e finalizar o reparo.

 

Depois de feito a colocação dos caps de 82pF e ajustes, volto para finalizar este tópico e deixar claro (com fotos) a solução e assim ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

 

Em 27/04/2023 às 11:33, Luan Costha disse:

Tem um trimer nesse aparelho que é o Tm1 que ajustando ele diminuiu ou aumenta o ganho da antena do fm.

 

Não encontrei o trimmer TM1, essa denominação (TM1) é referente ao Akai A35?
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PGoldman É um trimer ás vzs no esquema marca e no aparelho não, geralmente esse trimer fica perto do bloco de sintonia,não lembro desse akai mas no gradiente spect q também é sintonia digital esse trimer ficar perto do varicap,mas como você disse estabilizou nem mexa na onde tá quieto, enquanto o capacitor pode deixar do jeito que está mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Costha

Só perguntei, não tenciono mexer no ajuste de ganho da antena, pois com um simples fio já pega FM normalmente.

 

Quanto a deixar assim mesmo. São duas bobinas (T7 e T8) troquei só a da T7 que é a mais critica, vou comprar os caps corretos e trocar nas duas bobinas, faço os ajustes para zero (TP5 <–> TP6) e depois posto a finalização aqui.

 

Cheguei à solução pelo seu comentário, só que como as bobinas são algumas voltas de fio esmaltado a possibilidade de dar defeito é baixa; então resolvi tentar com um cap de valor próximo a 82pF, que é o valor correto, e deu 100% certo.

 

Só não cheguei à solução antes porque não tenho caps de 82pF, desta forma nos testes anteriores pulei de 68pF para 100pF e com esses valores o disparo do FM Stereo e o Tuned ficam instáveis, como não estabilizava comecei a acreditar que poderia ser outro problema.

 

Valeu pela ajuda!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Procedimento para reparo do Akai AA-A35 com problemas no FM Stereo.

 

Observe se seu Akai A35 apresenta as seguintes falhas:

 

1- Só sintoniza FM em mono.
2- Não dispara o FM Stereo.
3- Não dispara o Tuned.
4- Não encontra nenhuma estação em FM Mono ou Stereo no Scan automático.
5- Sintoniza estações no FM mono fora da frequência correta. Por exemplo: Jovem Pan FM (São Paulo) deve sintonizar somente em 100.90 MHz, mas sintoniza também em 100.95 MHz e 100.85 MHz.

 

Se os cinco itens acima estão acontecendo no seu Akai A35 e bem provável que o problema seja nos capacitores internos das bobinas T7 e T8

 

Remova as Bobinas T7 e T8. (uma por vez)

 

560631266_T7eT8.thumb.jpg.e0109ad0858038dde87698fbb9e71302.jpg

 

As bobinas são iguais externamente, mas diferentes internamente então, remova uma, remova o capacitor interno, recoloque-a de volta na placa e então remova a outra.

 

702278406_caps(remover).jpg.f7e73c95cda4042c5b35ccf7472faf7f.jpg

 

Para substituir os caps internos das bobinas instalei os novos caps nos terminais das bobinas. (ver foto abaixo). Comprei 10 caps cerâmicos de 82pF e caps cerâmicos multicamadas de 82pF. Utilizei um capacimetro para escolher os que mais se aproximavam de 82pF. Testei no A35 com os cerâmicos e com os cerâmicos multicamadas e obtive melhor resultado com os multicamadas. 

 

1988125324_2xcaps82pF.thumb.jpg.d9c18801717d003f4b56e79f9dcd40b5.jpg

 

Como meu gerador de sinal (frequencímetro) não esta funcionando (precisa revisar) utilizei um velho Wireless FM Transmitter para gerar um sinal de 98.00 MHz. Ajustei a sintonia do Akai para 98.00 MHz mono e conectei o multímetro na escala de volts DC nos terminais TP5 e TP6. Após, ajustei o núcleo da bobina T7 o mais próximo de Zero Volts e então fiz o ajuste fino no T8. (ver informação completa no Manual de Serviço do Akai A35)

 

Se o núcleo do T7 e do T8 estiverem girando soltos trave com uma (gotinha minúscula) de esmalte de unhas na rosca, pois a regulagem do T7 é extremante sensível e uma vibração pode desajustar. Obviamente nunca use cola!!!


Após ajustar para zero volt (TP5 <–> TP6) já sintonizava praticamente todas emissoras disponíveis na minha região, em Stereo com o Tuned disparado, mas para melhorar ainda mais fiz um ajuste fino em VC4, VC1, VC2 (IMPORTANTE: Faça uma marca com caneta marcadora nas posições originais dos ajustes antes de mexer). Se ninguém mexeu o ajuste é mínimo para melhorar a recepção FM. Se perceber que esta sintonizando todas as estações FM perfeitamente não mexa nestes ajustes, pois são ajustes extremamente críticos. (ver informação completa no Manual de Serviço do Akai A35)

 

VC4.jpg.eaa7f61106c364149f652afc971d1da6.jpg

 

Nota: Se o VR2 estiver muito desajustado (mexido) pode ser que não dispare o Stereo e o Tuned, então é recomendável usar um osciloscópio para um ajuste mais preciso. Sintonize uma estação em FM (com o seletor stereo acionado), conecte o osciloscópio no terminal TP7 da placa MPX e faça o ajuste em VR2 até aparecer na tela do osciloscópio a frequência de 19KHz estável. (ver imagem abaixo)

 

Scope1.jpg.c844ca69f956aa48a79494188a199fd1.jpg

 

Quando o ajuste estiver em 19KHz o Stereo e o Tuned serão disparados.
Se não possuir um osciloscópio tente fazer o ajuste por tentativa.


Feito os procedimentos indicados acima o FM Stereo do meu Akai A35 esta funcionando perfeitamente com 100% de estabilidade. Só falta fazer uma limpeza cuidadosa nas partes externas e finalizar o reparo.

 

100_90.thumb.jpg.3748f189d9748e4ffb1db3f4d94760b9.jpg

 

Notas Gerais:

 

1- Evidentemente outros componentes podem impedir que o Stereo e o Tuned dispare, como por exemplo um problema ou até mesmo um ajuste na placa MPX, mas neste caso os cinco itens inicias que citei não serão cumpridos.

 

2- Não mexa de forma aleatória nos ajustes das bobinas de FI, se mexer só vai arrumar problemas; só ajuste se souber o que esta fazendo.

 

3- Antes de fazer qualquer ajuste nas bobinas de FI faça uma marcação da posição original do ajuste. Não confie na memória!

 

4- A tampa inferior funciona como blindagem, faça os ajustes finos com a tampa colocada.

 

5- Os ajustes finos (fine tuning) exigem tempo e muita paciência.

 

6- Se não souber o que esta fazendo, não faça; pergunte ou pesquise antes.

 

7- Outros receivers como o Aiwa e Sony sofrem com o mesma falha nos caps das bobinas.

 

8- Consegui um Manual de Serviço (em PDF) do Akai A35 muito bom, da para ler todas as tensões dos pinos dos CIs. Vou postar para quem precisar baixar.


Ferramentas e equipamentos utilizados:

 

1- Ferro de solda, solda, sugador, pasta de solda, álcool isopropílico, ferramentas, etc.
2- Osciloscópio.
3- Multímetro digital e multímetro analógico.
4- Wireless FM Transmitter para gerar o sinal de 98MHz.
5- Capacimetro.
6- Testador de componentes. (para verificar o ESR dos capacitores)
7- Chave de fenda plástica para regulagem das bobinas (não use chave de metal)
8- Pesquisa e paciência, muita paciência.

 

Fiz essa explicação detalhada do procedimento para que outras pessoas (técnicos) possam fazer esse reparo que é extremamente simples e alguns poucos que sabem realmente como resolver o problema mais frequente do Stereo e o Tuned do Akai A35 não dispararem complicam de sobre maneira esse reparo.

 

Nota Final: Tenho conhecimento na área da eletrônica por formação acadêmica e como autodidata, mas nunca atuei profissionalmente na manutenção de equipamentos eletrônicos, entretanto desde sempre faço reparos nos meus equipamentos e como gentileza para alguns poucos amigos. Como citei acima não atuo profissionalmente, então algumas falhas no caminho da solução ocorreram até entender realmente o que causava o problema.

 

Obrigado a todos que dedicaram parte do seu tempo indicando caminhos que foram muito uteis para que o reparo tivesse uma finalização positiva.

 

Se houverem dúvidas sintam-se a vontade para perguntar.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!