Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Receiver Akai AA-A35 - Falha no FM Stereo e no Scam Automático.


Ir à solução Resolvido por PGoldman,

Posts recomendados

@BCP Grato pelo elogio! 

 

A ideia, como disse acima, é divulgar que o reparo deste problema recorrente no Akai e nos Sony, Aiwa, Gradiente, etc. é muito fácil de ser resolvido. Pelo que lembro no Aiwa o capacitor da bobina é 82pF e no Sony 100pF.

 

Manual de Serviço do Akai AA - A35: https://drive.google.com/file/d/19cwdBJ8Oe9_zf5ShM5JxZl_8pgY8BPOb/view?usp=sharing
 

 

 

@Luan Costha  A sua resposta afirmando de forma categórica que o problema eram nas bobinas T7 e T8 fez com que eu voltasse o foco novamente nas bobinas T7 e T8 e acabasse por resolver o defeito. E para minha sorte as bobinas estão perfeitas, pois com os caps corretos (82pF) o FM Stereo do A35 ficou perfeito. Valeu pela ajuda!!!

 

Como você bem sabe o grande problema em enviar um equipamento destes para um técnico é o cara mexer aleatoriamente nos ajustes das bobinas de FI e matar o FM do A35 e ai será necessário o manual de serviço, gerador de varredura, osciloscópio, tempo e muita paciência para fazer o alinhamento das bobinas de FI.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Consideração Adicional.

 

Depois de vários testes percebi algo errado, conclui que o ajuste de Zero Volt (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) não estabilizava em diversas condições. Se fosse colocado em zero volt com o Akai A35 ligado por mais de uma hora quando fosse ligado frio a tensão (TP5 <–> TP6) que deveria ser zero volt ficava em + 0,35 Volts e mesmo depois de aquecer não estabilizava em zero volt e em algumas estações com sinal mais fraco o Stereo FM ficava falhando e a tensão (TP5 <–> TP6) variando indicando que havia um problema, muitos reparadores acabam por não verificar a tensão (TP5 <–> TP6) em várias condições de uso do A35 o que leva a pensar que as falhas na sintonia FM Stereo é falta de uma antena externa.

 

Testei com capacitores de 82pF cerâmicos, poliéster, mica, multicamadas e nenhum conseguiu estabilizar a tensão (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz)

 

Não havia mais o que verificar para corrigir esta instabilidade na tensão zero em (TP5 <–> TP6), então conclui que os capacitores deveriam ficar dentro das bobinas.

 

Como não encontrei no mercado local capacitores tubulares de cerâmica, que são os usados originalmente nas bobinas, comprei 10 peças (o mínimo vendido) que custou R$ 32,67 na AliExpress já com o frete.

 

Recebi os capacitores tubulares de cerâmica e soldei externamente no lugar dos caps multicamadas que estava usando, melhorou, mas não estabilizou a tensão (TP5 <–> TP6) em zero volt.

 

Então removi novamente as bobinas T7 e T8 e coloquei os caps dentro das bobinas como os originais. Fiz os ajustes no núcleo de T7 e T8 e a tensão Zero Volt (TP5 <–> TP6) ficou perfeitamente estável em 0.00 volts tanto com o A35 frio como após horas ligado.

 

Nota: (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) – Para detalhes veja a explicação que postei anteriormente sobre estes pontos de teste.

 

Conclusão: 

 

1- Se o seu alvo é o FM Stereo funcionando mesmo que razoavelmente, coloque caps externamente e ajuste em Zero Volt (TP5 <–> TP6).

 

2- Já se deseja que o Akai A35 fique com o FM Stereo perfeitamente estável com a tensão (TP5 <–> TP6 com sinal de 98.00 MHz) em Zero Volt dentro do gap + ou – 0,025 volts**  em qualquer condição de uso do A35 coloque os capacitores dentro das bobinas conforme eram originalmente.

 

** Conforme Manual de Serviço.
 

 

Cap82pF2.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Se alguém precisar:

 

Receiver Akai AA-A35 - Coil T7 -  Code: 78 1045 64F

Cap =  82 pF

 

Medição: 100K – 1 Volt

 

T7 (ok).jpg

 

bobina (pinagem).jpg

 

T7L2p.jpg

 

T7L3p.jpg

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Receiver Akai AA-A35 - Coil T8 -  Code: 78 1046 74C

Cap =  82 pF

 

Medição: 100K – 1 Volt

 

T8 (ok).jpg

 

bobina (pinagem).jpg

 

T8_A.jpg

 

T8_B.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outros problemas surgiram devido à idade do equipamento.

 

Interferência entre entradas (CD/ Phono/ Tape/ FM) com zumbido.
Solução: Limpeza de todos os contatos dos plugues da PCB 02 

 

Forte estalos esporádicos nas caixas de som.
Solução: Remoção da PCB 01 e limpeza dos contatos dos soquetes.

 

Nota: Use Limpa Contatos, não use WD ou seus similares.
 

vista2.jpg

 

 

 

Resultado Final:

 

front3b.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Sem nenhuma razão aparente o Akai A35 começou a perder a programação da memória e para minha alegria a falha era no super capacitor e em dois capacitores de 100K, pois se fossem nos CIs (IC-1 ou IC-2) que retém a memória, complicaria muito.

 

Infelizmente os super capacitores encontrados no mercado de reposição são muito ruins, comprei 4 super capacitores de 4 fornecedores diferentes e somente um deles estava ok.

 

Para alcançar e trocar os capacitores de 100K tive que desmontar a frente toda, o super capacitor já estava em uma placa separada que eu coloquei anteriormente para facilitar a troca.

 

Diagrama da placa onde ficam os capacitores C12 a serem trocados, a trilha esta evidenciada em vermelho. (ver print abaixo)

C12.thumb.jpg.2d114955776ba4600a0da99deb8a46d9.jpg

 

 

Troca dos componentes: Removi a frente do Akai A35; soltei a placa indicada pelo número 01 depois o chassi metálico frontal indicado pelo número 02 e por ultimo a placa onde ficam os capacitores de 100K e o super capacitor na montagem de fabrica, indicado pelo número 03; Então, fiz a troca dos dois caps C12 de 100K (ver foto abaixo)

 

A35_01.thumb.jpg.f8efa9f274d45a37b7c5f6788b97f917.jpg

 

 

Na foto abaixo o local onde coloquei o super capacitor para facilitar a troca e ficar longe do pré-amplificador que emite uma quantidade significativa de calor, pois temperatura elevada é danoso ao super cap.

 

cap.thumb.jpg.5ff2a8ac19d0cdcb14cf6acbbe5e3d83.jpg

 

 

Montei tudo novamente, liguei por algumas horas e deixei desligado por vários dias e a memória ficou retida.

 

Fiquem atentos a qualidade dos super capacitores encontrados atualmente no mercado de reposição, antes de instalar é melhor carrega-los com 4,8 volts DC e acompanhar a curva de descarga e então insta-los no equipamento.

 

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente, depois de meses, vou levar o Akai A35 da minha garagem para a sala junto com o Polyvox CP850D, Toca Discos Gradiente B25, toca CDs Sony e as caixas Quasar QC500; todos revisados e funcionando 100%. E para dar um plus comprei um adaptador Bluetooth e Player .MP3 /.FLAC com controle remoto (foto abaixo) e liguei no Akai.

 

Bluetooth.thumb.jpg.16330a0a0893fa761519bbd3f2c3feca.jpg

 

 

NOTA: Se alguém precisar comente que posto um tópico completo da restauração do Polyvox CP850D e do Toca Discos Gradiente B25, defeitos e soluções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Oi boa tarde. Tenho um akai aa-a35 e o seletor de tensão não passa corrente, pois a peça externa do seletor de tensão  que muda a tensão quebrou, daí fica sem passar energia, . Sei que há uma maneira de fazer a ligaçao direta unindo os fios, mas não sei fazer, poderia dar uma dica, no caso 220 volts. A foto atual dele está anexada aqui, sem ligar nada. Se tiver dificuldades em 220 volts, pode ser 110 volts mesmo.seletorakaiaa-a35.thumb.jpg.7f377073c2d3540682e708237e21039b.jpgseletorakaiaa-a35.thumb.jpg.7f377073c2d3540682e708237e21039b.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Osvaldo Cesar:

Esta me parecendo que o seu A35 tem a chave de mudança de tensão diferente do meu A35. O meu tem 4 fios (ver foto abaixo) e o seu A35 tem 6 fios ligados na chave, inclusive o seu A35 não tem o soquete de fusível logo abaixo. Post uma foto da chave vista por trás e uma foto melhor da chave de mudança de tensão vista por dentro.

 

Foto da chave de mudança de tensão do meu AKAI AA-A35

nCBGAKf.jpeg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!