Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei uma placa-mãe "ASRock H61M/U3S3 versão OEM Itautec ST 4266" e não estou conseguindo identificar a real versão suportada na PCI-Express, no site do fabricante nas especificações diz que suporta PCI-E 3.0 na terceira geração de processadores, porém o meu é de segunda, mas penso em colocar um de terceira

Observação: existe a mesma placa sendo vendida com estampa PCI-Express 2.0 e outra que não tem marcação nenhuma

nos programas como CPUID e AIDA marcam PCI-E 2.0 mas eu não sei se isso é a tecnologia usada no momento por conta do processador, ou se é a real versão que a placa-mãe suporta

link do fabricante: https://www.ASRock.com/mb/Intel/H61MU3S3/index.br.asp#Specification

link do produto: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2936550325-placa-mãe-h61-lga1155-DDR3-ASRock-h61mu3s3-oem-garantia-nfe-_JM

se alguém souber de algum jeito de investigar melhor esse detalhe agradeço muito, já mandei emails para ASRock mas por em quanto nada, e ainda consigo fazer a devolução dessa placa, já que o vendedor me disse que ela era PCI-E 3.0.

D_NQ_NP_613031-MLB52372653007_112022-O SM.jpg

Postado

Fiquei meio confuso com o que realmente é sua dúvida, já que informa o que comprou, confrontando com o fabricante e corroborado com o anúncio do vendedor. Então, se não for o que deseja, devolva! ML é bem claro nessa política. Agora, o que realmente me chamou a atenção é: 

31 minutos atrás, cataravc disse:

versão OEM Itautec ST 4266

A pegadinha é essa?

Postado

@cataravc O PCI-e dessas placas é integrado no CPU, é o processador que vai determinar a versão do PCI-e da placa, se for CPU de 3° geração ele já trás linhas PCI-e 3.0, se for 2ª ai só PCI-e 2.0 mesmo...

Quanto a placa ser OEM, são placas pra PC de marca e costumam vir com BIOS capada/limitada e sem atualizações, o ruim é que se der alguma incompatibilidade, tipo com uma placa de vídeo mais nova, você fica sem a opção de atualizar o BIOS pra ver se resolve.

Postado

@Mega BlasterBom, a dúvida é se assim que eu colocar proc. de terceira geração, realmente vou conseguir utilizar o PCI-Express na versão 3.0 e essa versão OEM St 4266 dizem que é quando o fabricante produz a peça para uma empresa, nesse caso foi para computadores Itautec

Postado
3 minutos atrás, cataravc disse:

eu colocar proc. de terceira geração, realmente vou conseguir utilizar o PCI-Express na versão 3.0

O fabricante diz que sim.

4 minutos atrás, cataravc disse:

essa versão OEM St 4266 dizem que é quando o fabricante produz a peça para uma empresa, nesse caso foi para computadores Itautec

Ai temos um parêntesis: O que está comprando? Essa OEM que foi otimizada para a Itautec ou a ASRock H61M/U3S3? São coisas distintas. Precisa saber o que a OEM entrega para poder fazer algum juízo. A ASRock entrega o que quer, mesmo depois da atualização, mas, e a OEM? Entende onde quero chegar? A Itautec tem seus negócios e tem o poder de otimizar de acordo com seus interesses. Preste atenção no que vai vir para você.

Postado

@F4b10 Entendi perfeitamente o que você disse, mas será que tem algum artigo que fale sobre isso, fiquei meio encrespado com a duplicidade de informações do fabricante, como disse nas imagens existem essa placa com a marcação PCI-E 2.0, outras não tem a marcação, e na descrição do site diz que suporta PCI-E 3.0, estou receoso de mais pra frente eu colocar um proc. de terceira geração e a PCI-E ficar na versão 2.0

"EU SEI QUE É POUCA DIFERENÇA MAS PRETENDO ATINGIR O MÁXIMO DE DESEMPENHO NESSE SOQUETE"

@Mega Blaster Acho que entendi o que você quis dizer, que a Itautec poderia restringir ainda mais a placa, de repente para baratear o peça ou algo do tipo, mas agora complicou mais ainda, rsrsrs

Postado
6 minutos atrás, cataravc disse:

mas agora complicou mais ainda

Pelo contrário! Sabes o que quer. É simples. Se chegar um produto que não atenderá seus requisitos, devolva. Não tem mistério nem nada de mais. Melhor perder um frete do que um patrimônio.

Postado

@Mega Blaster Eu disse complicou pela dúvida, se eu tivesse como confirmar de verdade se vai funcionar em 3.0 eu até ficaria com a placa sem problemas, mas à uma interrogação, pensei em ligar para Itautec, mas não sei se vai ser fácil falar com algum responsável técnico

Postado

Sei que não é bem a sua dúvida, mas... por esse preço não valeria mais a pena comprar uma B75?

Com a H61, por mais que seja uma placa de primeira linha, você estará limitando o seu SSD a uma porta SATA2, além de não ter USB 3.0 e PCI-E 3.0.

Hoje em dia é difícil adquirir uma placa 1155 de primeira linha, mas algumas de segunda, como as chinesas e as da Knup, além dos benefícios do chipset superior B75, vêm com suporte a rede Gigabit e uma porta para SSD NVMe. Estamos em 2023 e eu creio que seja impensável montar um computador hoje sem SSD, ou limitá-lo a uma porta SATA2. Estive comparando algumas placas disponíveis no mercado hoje, e realmente são poucas opções de primeira linha, mas H61 não dá.

Postado
4 minutos atrás, cataravc disse:

@Razzee Não sei se você viu, mas essa ASRock tem 2 conectores SATA 3 e 2 portas USB 3.0

Sim. Depois de postar fui pesquisar sobre a placa e procurei no tópico pela opção de deletar o post, mas não encontrei. 😷

Para mim, é novidade uma placa com chipset H61 ter todos os recursos que seriam exclusivos ao B75. 

Postado
2 minutos atrás, Razzee disse:

procurei no tópico pela opção de deletar o post, mas não encontrei.

Não tem. O máximo que consegue é editar a qualquer tempo se for membro VIP. Se for cidadão comum como nós, pode editar por um tempo, depois some a opção.

Postado

Bom pessoal, recebi um retorno da ASRock, vou postar aqui o e-mail que recebi, assim já fica para ajudar outras pessoas que estão com a mesma dúvida, agradecer também ao @F4b10 que já tinha dito que, quem determina a versão do PCI-E dessas placas são os processadores e a própria ASRock confirmou isso, abraço a todos. 

Resposta Asrock.jpg

outra coisa que observei nas minhas pesquisas, a Gigabyte também tem esse problema de informação duplicada, imagens com marcação PCI-E 2.0 mas na caixa PCI-E 3.0 e nas especificações PCI-E 3.0

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!