Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen 9 5900X ainda vale a pena para multitarefa?


yom
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador
  • Solução

@yom Depende do preço... E do quanto seu trabalho irá exigir do processador.

 

Pelos valores atuais praticados, o R9 não tem compensado. O Core i5 13600K (ou 13600KF, sem vídeo integrado) já é superior a ele. Aí você precisa avaliar também o valor da placa-mãe e das memórias.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, KairanD disse:

@yom Depende do preço... E do quanto seu trabalho irá exigir do processador.

 

Pelos valores atuais praticados, o R9 não tem compensado. O Core i5 13600K (ou 13600KF, sem vídeo integrado) já é superior a ele. Aí você precisa avaliar também o valor da placa-mãe e das memórias.

Entendo em rendimento sao superiores então.

 

Mas falo mais no processador mesmo, se o preço do conjunto ao for super diferente.

 

Há tantos lançamentos que me perdi.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@yom Bem, a geração Ryzen 5000, socket AM4, já foi substituída pela nova geração Ryzen 7000, socket AM5. Mas quem está se destacando em tarefas associadas à produtividade é a 13ª Geração da Intel, uma vez que os núcleos extras voltados a eficiência fazem muita diferença.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, KairanD disse:

@yom Bem, a geração Ryzen 5000, socket AM4, já foi substituída pela nova geração Ryzen 7000, socket AM5. Mas quem está se destacando em tarefas associadas à produtividade é a 13ª Geração da Intel, uma vez que os núcleos extras voltados a eficiência fazem muita diferença.

Ainda verei essa plataforma, não sei a diferença do poder de processamento entre os núcleos eficiência e performance, os AM5, Ryzen 700,0 a plataforma está inflacionada.

 

Tinha vontade de pegar o Ryzen 5950x, mas com novos lançamentos... Vi o I9 13900k.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@yom O Ryzen 9 5950X ainda continua sendo um processador incrível. É muito eficiente do ponto de vista energético e entrega desempenho esmagador. A questão é não compensar pelo valor que tem sido vendido...

 

A plataforma AM5 de fato está inflacionada e, pelo que estou entendendo do seu tipo de uso, provavelmente não seria a melhor escolha, de qualquer forma.

 

Os processadores de 13ª Geração da Intel trouxeram muitos ganhos para quem preza por desempenho multi-thread, uma vez que oferecem os tais núcleos extras de eficiência. Tudo vai depender dos programas que você pretende usar. Quais seriam?

 

No vídeo abaixo você encontrará a comparação do Core i7 13700K, por exemplo, com diversos processadores, inclusive o Ryzen 9 5950X (atenção para os gráficos: em alguns há o aviso "lower is better", ou seja, o menor valor indica melhor desempenho). Vários programas e jogos foram testados (o foco desses processadores não seria jogos, de qualquer forma).

 

 

E você precisa avaliar o kit como um todo. Às vezes o custo da placa-mãe, por exemplo, pode ser decisivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, KairanD disse:

@yom O Ryzen 9 5950X ainda continua sendo um processador incrível. É muito eficiente do ponto de vista energético e entrega desempenho esmagador. A questão é não compensar pelo valor que tem sido vendido...

 

A plataforma AM5 de fato está inflacionada e, pelo que estou entendendo do seu tipo de uso, provavelmente não seria a melhor escolha, de qualquer forma.

 

Os processadores de 13ª Geração da Intel trouxeram muitos ganhos para quem preza por desempenho multi-thread, uma vez que oferecem os tais núcleos extras de eficiência. Tudo vai depender dos programas que você pretende usar. Quais seriam?

 

No vídeo abaixo você encontrará a comparação do Core i7 13700K, por exemplo, com diversos processadores, inclusive o Ryzen 9 5950X (atenção para os gráficos: em alguns há o aviso "lower is better", ou seja, o menor valor indica melhor desempenho). Vários programas e jogos foram testados (o foco desses processadores não seria jogos, de qualquer forma).

 

 

E você precisa avaliar o kit como um todo. Às vezes o custo da placa-mãe, por exemplo, pode ser decisivo.

Vegas Pro, OBS, multtarefa, stream, para trabalho, marketing digital, nada de jogos.

 

Verei mais tarde, ai vamos falando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@yom Pois é... Por isso a compra desses Ryzen 9 5xxx anda complicada: a Intel tem oferecido processadores melhores para multitarefa por valor menor.

 

Talvez valha a pena você acompanhar as lives da Pichau ou da Terabyte. Recentemente fizeram uma promoção do Ryzen 9 5900X por R$ 1.600,00. Eu peguei meu Ryzen 7 5700X em uma dessas promoções, na Pichau, por R$ 1.100,00. Por valores promocionais esses processadores ainda compensam.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@yom Estou adorando. Comprei ele bem recentemente. O debate sobre o upgrade está neste tópico:

 

 

Contudo, no meu caso, o foco foi diferente do seu. Comprei focando em jogos e buscando longevidade. Para jogar, um Ryzen 5 5600 já entregaria nível de desempenho bastante próximo, mas optei pelo Ryzen 7 5700X por ter mais fôlego (e por ter encontrado promoção dele). Peguei uma das melhores placas-mãe (B550 Tomahawk da MSI) para evitar problemas no futuro e adicionei 32GB de RAM porque encontrei em promoção por preço próximo de 16GB. Para os Ryzen 5xxx, 3600 MHz é o "sweet spot".

 

Fiquei quase uma década com meu kit anterior, que tinha um Core i5 4670K. Esse Ryzen é absurdamente mais rápido (chega a ter mais de quatro vezes o desempenho do i5 antigo) e mesmo em usabilidade geral eu notei a máquina bem mais responsiva. Além disso, o R7 5700X é um dos processadores mais eficientes, em termos energéticos, à venda atualmente, além de ser fácil de resfriar.

 

Mesmo você podendo gastar mais, tudo vai depender do quão exigentes serão as tarefas que irá executar.

 

Um amigo meu pegou o Core i5 13600K recentemente e montou uma máquina bem legal, focando tanto em jogos quanto streaming e trabalho. Em termos de custo-benefício, esse Core i5 é uma joia: o desempenho dele não é muito diferente do desempenho de um Core i9 12900K, mas ele custa bem menos. O salto foi absurdo entre uma geração e outra. Só precisa ter cuidado com a refrigeração: esses processadores são quentes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Guilherme FW Xavier disse:

A sua plataforma aceita o 5900?

Você já acha o 5900x por uns R$ 2200 na Kabum. Se sua placa-mãe não for uma de entrada Ax20, vale a pena por mais uns 3 ou 4 anos.

Na verdade, estou com um quebra-galho, Xeon E5 2666v3, 32 de Ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 14/04/2023 às 06:48, KairanD disse:

@yom O Ryzen 9 5950X ainda continua sendo um processador incrível. É muito eficiente do ponto de vista energético e entrega desempenho esmagador. A questão é não compensar pelo valor que tem sido vendido...

 

A plataforma AM5 de fato está inflacionada e, pelo que estou entendendo do seu tipo de uso, provavelmente não seria a melhor escolha, de qualquer forma.

 

Os processadores de 13ª Geração da Intel trouxeram muitos ganhos para quem preza por desempenho multi-thread, uma vez que oferecem os tais núcleos extras de eficiência. Tudo vai depender dos programas que você pretende usar. Quais seriam?

 

No vídeo abaixo você encontrará a comparação do Core i7 13700K, por exemplo, com diversos processadores, inclusive o Ryzen 9 5950X (atenção para os gráficos: em alguns há o aviso "lower is better", ou seja, o menor valor indica melhor desempenho). Vários programas e jogos foram testados (o foco desses processadores não seria jogos, de qualquer forma).

 

 

E você precisa avaliar o kit como um todo. Às vezes o custo da placa-mãe, por exemplo, pode ser decisivo.

Tarde

 

Estou doido de vontade de pegar um i5 13400 no tio alie, cheguei a ver preços abaixo dos 1000 reais é claro com cupom de desconto (a mão coçou muito mais tenho outra prioridade para fazer rsrs).

Mais será que os de 14ª geração vão usar um novo soquete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Tarde

 

Estou doido de vontade de pegar um i5 13400 no tio alie, cheguei a ver preços abaixo dos 1000 reais é claro com cupom de desconto (a mão coçou muito mais tenho outra prioridade para fazer rsrs).

Mais será que os de 14ª geração vão usar um novo soquete?

Também tenho curiosidade, e rumores de novos Ryzen talvez este ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 17/04/2023 às 19:44, yom disse:

Na verdade, estou com um quebra-galho, Xeon E5 2666v3, 32 de Ram.

Ainda é um processador bacana. Como ele tem funcionado para as tarefas que você executa? Não tem atendido?

 

7 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Estou doido de vontade de pegar um i5 13400 no tio alie, cheguei a ver preços abaixo dos 1000 reais é claro com cupom de desconto (a mão coçou muito mais tenho outra prioridade para fazer rsrs).

Mais será que os de 14ª geração vão usar um novo soquete?

Acho bastante provável que os de 14ª Geração usem outro soquete, tendo em vista que os de 12ª e 13ª já usaram o mesmo soquete LGA 1700. Considerando o histórico da Intel...

 

O i5 13400 é bem mais fraco que o i5 13600K (a diferença pode chegar a 50% no multi-core, a depender da tarefa). Além de ter menos núcleos de eficiência, a arquitetura não é a mesma (usaram a anterior). O i5 13500 é próximo do i5 13600K.

 

Por R$ 1.000,00 acho interessante o Core i5 13400. Mas vale a pena conferir o preço do Core i5 13500.

 

16 minutos atrás, yom disse:

Também tenho curiosidade, e rumores de novos Ryzen talvez este ano.

É quase certo que os novos Ryzen 8000 devem chegar no final deste ano. Contudo, os preços provavelmente vão estar mega inflacionados, além do cenário econômico e tributário ser desfavorável. Eu diria que não vale a pena esperar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, KairanD disse:

Ainda é um processador bacana. Como ele tem funcionado para as tarefas que você executa? Não tem atendido?

 

Acho bastante provável que os de 14ª Geração usem outro soquete, tendo em vista que os de 12ª e 13ª já usaram o mesmo soquete LGA 1700. Considerando o histórico da Intel...

 

O i5 13400 é bem mais fraco que o i5 13600K (a diferença pode chegar a 50% no multi-core, a depender da tarefa). Além de ter menos núcleos de eficiência, a arquitetura não é a mesma (usaram a anterior). O i5 13500 é próximo do i5 13600K.

 

Por R$ 1.000,00 acho interessante o Core i5 13400. Mas vale a pena conferir o preço do Core i5 13500.

 

É quase certo que os novos Ryzen 8000 devem chegar no final deste ano. Contudo, os preços provavelmente vão estar mega inflacionados, além do cenário econômico e tributário ser desfavorável. Eu diria que não vale a pena esperar.

Ainda tem isso, precos inflacionados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!