Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o pior? Nobreak ou uma rede elétrica mal projetada?


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Atualmente estou com uma fonte Cooler Master G550M e comprei agora um nobreak Intelbras ATTIV 1500VA, sim, eu sei que esse nobreak não é o ideal pra uma fonte de pfc ativo mas eu comprei ele simplesmente por ter um VA que me atende e por eu achar que ele vinha sem estabilizador. Só que ao ser entregue, eu pude notar que ele tem sim estabilizador.
 
Essa mesma fonte eu usava num pc antigo com uma placa de vídeo GTX 960, só que mês passado meu pc desligou no meio da jogatina e nunca mais ligou, levei pra assistência e o técnico decretou o óbito da GPU, a placa-mãe foi danificada mas teve reparo, com a fonte não aconteceu nada. Portanto resolvi comprar um pc novo logo de uma vez e peguei um com uma fonte EVGA 400.

Depois de apenas 4 dias com o computador novo, desliguei ele uma última vez e na manhã do dia seguinte ele não ligou mais. Levei pro ténico e ele falou que dessa vez se foi a fonte nova e a placa-mãe nova, daí comprei outra placa-mãe igual e coloquei aminha fonte antiga (G550M) no lugar.
O Técnico também falou que o problema só poderia ser a rede elétrica já que o computador era todo novo. Ele veio aqui dar uma olhada e percebeu que a tomada estava com fios folgados e o aterramento tava rompido, essa parte já resolvi, porém como a casa foi construída à decadas atrás a rede é uma bagunça total, 3 ar, 2 chuveiros elétricos, tudo ligado num quadro só.
Como por motivos particulares, refazer toda essa rede está fora de questão no momento, ele me recomendou ao menos pegar um nobreak.

Daí eu fico com essa dúvida: Um nobreak inadequado vai fazer um mal maior ao meu pc do que essa rede daqui?

obs: Eu nem pretendo realmente usar o pc na bateria, assim que eu perceber que ela foi ativida, desligarei o pc o mais rápido possível. Porém ainda vai ter a questão do estabilizador agredindo a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que um filtro de linha é mais negócio que o Nobreak. Seu Nobreak numa rápida lida, usa a rede direto enquanto tem luz.
Eu colocaria um Clamper direto na tomada.

O estabilizador do nobreak vai dar uns "coice" na fonte cada vez que se ligar um chuveiro ou ar, pois a energia vai baixar, a fonte arruma + rápido, o estabilizador arruma atrasado e a fonte se arruma a energia que vem do estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
37 minutos atrás, Erik23 disse:

Daí eu fico com essa dúvida: Um nobreak inadequado vai fazer um mal maior ao meu pc do que essa rede daqui?

 

não faz o menor sentido você adicionar mais um componente a uma rede instavel, nobreak não tem a funcao de proteger absolutamente nada.. (a unica funcao do nobreak é manter algo ligado na ausencia da rede eletrica e a "protecao" q muitos dizem q dá é no sentido de se evitar um fornecimento continuo de energia para itens q não podem sofrer um desligamento abrupto)

 

a não ser q a leitura q o tecnico fez do seu caso fosse quedas de energias constantes, com faltas durante o periodo do dia completo, mas ainda assim, não seria por si motivos q justifiquem a compra do nobreak

 

e como tecnico de informatica, provavelmente ele não deve manjar nada de eletrica, por isso a indicacao..

 

se é pra enfrentar uma rede instavel, ruim, com oscilacoes q se suspeita da mesma estar causando esses problemas, o certo é adquirir um filtro de linha a priori e uma visita de um bom eletricista pra dar uma revisada e um panorama geral das suas instalacoes eletricas 

43 minutos atrás, Erik23 disse:

porém como a casa foi construída à decadas atrás a rede é uma bagunça total, 3 ar, 2 chuveiros elétricos, tudo ligado num quadro só.

 

você deve estar sofrendo com oscilacoes por conta dessa demanda ai, logo o filtro de linha é q é o mais indicado

 

veja os da clamper

 

https://www.lojaclamper.com.br/filtros-de-linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Erik23 Tarde

 

Estabilizador esquece é lixo, sou mais o nobreak ou filtro de linha.

Nobreak se a sua casa faltar energia com muita frequência, ele vai impedir que ao acabar energia ele venha a se desligar.

Se nobreak fosse algo ruim ele não seria usado para alimentar data center.

Um data center como esse da foto usam geradores e nobreak que grande capacidade.

miniatura_datacenter_google.jpg

Eu colocaria junto com seu nobreak um filtro de linha clamper e aterramento para proteger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Se nobreak fosse algo ruim ele não seria usado para alimentar data center.

Mas aí são nobreaks online de onda senoidal completa, algo bem diferente do equipamento que ele comprou. Que custam mais caro que refazer a rede elétrica dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

você deve estar sofrendo com oscilacoes por conta dessa demanda ai, logo o filtro de linha é q é o mais indicado

 

Então o principal era a falta de aterramento e a tomada que estava frouxa. Pois eu já uso um filtro de linha dessa marca. Acho que vou devolver o nobreak mesmo e só evitar de usar o pc quando a rede estiver muito demandada até eu resolver com o eletricista.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Erik23 disse:

 

Então o principal era a falta de aterramento e a tomada que estava frouxa. Pois eu já uso um filtro de linha dessa marca. Acho que vou devolver o nobreak mesmo e só evitar de usar o pc quando a rede estiver muito demandada até eu resolver com o eletricista.

 

é o mais prudente no momento.. primeiro você procura ver a origem do problema com o eletricista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Um data center como esse da foto usam geradores e nobreak que grande capacidade.

 

Só que datacenters usam UPS ("nobreaks") melhores[*], não essas imundícies 🤢 domésticas de 500 reais.

 

[*] Um datacenter que se preze, usará pelo menos UPS com saída de onda senoidal, como os APC Smart-UPS. Algumas fontes de servidores nem acionam quando alimentadas com onda quadrada. No site da APC, na seção "Rede e Servidor", quase todos os modelos possuem inversor que gera onda senoidal pura. Alguns são online de dupla conversão, mais caros, outros são "interativos". EDIT: esqueci do Smart-UPS SC, que é, acredito, o único da lista a gerar onda quadrada. Sua propaganda diz ter foco em equipamentos "entry level", então é melhor evitar. 😅

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem que verificar a rede elétrica, colocar qualquer aparelho de proteção não vai resolver o problema. É a mesma coisa que alguém ter uma doença grave que cause dor de cabeça e querer "resolver" a situação ingerindo dipirona. Não faz sentido.

Nobreak decente custa para mais de R$1.500. O máximo que conseguirá com esses shortbreaks será piorar o que já está ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!