Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

da pra notar a diferença ao colocar uma RAM maior?


Posts recomendados

Olá gente, sou leigo em informática, minha dúvida é: Eu já vi que há uma enorme diferença entre trocar um HD por um SSD, mas a dúvida é, nota-se alguma diferença entre trocar uma ram de 4gb por uma de 8gb ou 16gb? Se sim, em que consiste essa diferença? Por exemplo, se eu continuasse com um HD e somente quisesse aumentar a ram de 4gb pra 8 ou 16gb, Em que sentido eu iria notar alguma melhora no computador? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Basicamente, a função de memória RAM é armazenar temporariamente dados/informações que estão em uso.

SSD ou HD é manter armazenado esses dados. O SSD tem uma velocidade maior de leitura, ou seja, consegue "achar" mais rápido seus dados armezandos. A memória RAM "pega emprestado" os dados do HD ou SSD para manter o acesso a esses dados ainda mais rápidos.

 

Imagine que o HD/SSD é um grande guarda-roupas "desorganizado" e a memória RAM é uma mesa. Você pega o que vai usar e coloca na mesa enquanto estiver em uso, pois é mais rápido e fácil achar o que quer na mesa que em um guarda-roupas desorganizado. Por isso ela armazena dados temporários.

 

Assim, só o windows 10 consegue consumir perto de 3gb, então se você tem 4 gb e vai abrir vários aplicativos eles abacam por ficar disputando esse "armazenamento", isso causa travamentos.

Uma quantidade maior de memória permite armazenar temporariamente uma maior quantidade de informações, logo, consgue abrir ou manter aberto mais aplicações. De 4gb para 8Gb em uso básico (navegador, streaming, excel), vai notar uma melhora razoável, de 8gb para 16gb nesse mesmo tipo uso, a diferença vai ser pequena pois são aplicações levem e não demandam tanta memória RAM. Para jogos, o mínimo recomendado é 16gb.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Álvaro Dínamo A questão é: em que? Um SSD ajuda em algo enquanto mais RAM ajuda em outras, depende da finalidade.

é isso, não sem em que a RAM aajuda. Em que por exemplo aumentar a quantidade de GB na ram ela ia melhor em que ponto? Eu não sei, Em que ela será eficiente? O que ela melhora? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, Álvaro Dínamo disse:

O que ela melhora? 

Na quantidade de aplicações (dados temporários) você consegue manter aberto sem que eles fiquem disputando espaço. Para uso "básico", com 8 gb é suficiente, para jogos, recomendo 16gb, pois eles demandam grande quantidade de informação "em local de fácil acesso."

Exitem diversos sites com essa informação, recomendo você buscar e ler sobre.

O que é e para que serve a memória RAM?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Pedroou disse:

Basicamente, a função de memória RAM é armazenar temporariamente dados/informações que estão em uso.

SSD ou HD é manter armazenado esses dados. O SSD tem uma velocidade maior de leitura, ou seja, consegue "achar" mais rápido seus dados armezandos. A memória RAM "pega emprestado" os dados do HD ou SSD para manter o acesso a esses dados ainda mais rápidos.

 

Imagine que o HD/SSD é um grande guarda-roupas "desorganizado" e a memória RAM é uma mesa. Você pega o que vai usar e coloca na mesa enquanto estiver em uso, pois é mais rápido e fácil achar o que quer na mesa que em um guarda-roupas desorganizado. Por isso ela armazena dados temporários.

 

Assim, só o windows 10 consegue consumir perto de 3gb, então se você tem 4 gb e vai abrir vários aplicativos eles abacam por ficar disputando esse "armazenamento", isso causa travamentos.

Uma quantidade maior de memória permite armazenar temporariamente uma maior quantidade de informações, logo, consgue abrir ou manter aberto mais aplicações. De 4gb para 8Gb em uso básico (navegador, streaming, excel), vai notar uma melhora razoável, de 8gb para 16gb nesse mesmo tipo uso, a diferença vai ser pequena pois são aplicações levem e não demandam tanta memória RAM. Para jogos, o mínimo recomendado é 16gb.

Eu sou um novo usuário do linux. Vim do windows cujo passei toda a vida. Estou no linux mint(Muito bom). No caso, o linux mint ele consome menos RAM? O meu notebook tem 4gb, e estou sempre monitorando quanto de ram consome. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

é isso, não sem em que a RAM aajuda. Em que por exemplo aumentar a quantidade de GB na ram ela ia melhor em que ponto? Eu não sei, Em que ela será eficiente? O que ela melhora? 

@Álvaro Dínamo SSD ajuda na estabilidade e velocidade geral do computador (não da desempenho bruto), RAM também ajuda nessas coisas, mas também da desempenho bruto, além de que ainda da pra usar um computador com HD, mas é quase impossível usar um sistema operacional moderno com pouca RAM.

É bom ter os dois com quantidades moderadas.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2023 às 10:56, Álvaro Dínamo disse:

Olá gente, sou leigo em informática, minha dúvida é: Eu já vi que há uma enorme diferença entre trocar um HD por um SSD, mas a dúvida é, nota-se alguma diferença entre trocar uma ram de 4gb por uma de 8gb ou 16gb? Se sim, em que consiste essa diferença? Por exemplo, se eu continuasse com um HD e somente quisesse aumentar a ram de 4gb pra 8 ou 16gb, Em que sentido eu iria notar alguma melhora no computador? 

Prezado, o salto de desempenho será incrível. Com 4Gb o sistema está trabalhando totalmente amarrado, tendo que "rebolar" para processar suas informações. 

Porém, você se informou se sua placa-mãe  suporta mais memória, e quanto ela suporta? Isso é importante demais, principalmente se o PC for mais antigo. Pode ser que nem tenha possibilidade de usar os 16 GB.

Mas, se você tiver possibilidade. O recomendável é que você coloque, pelo menos, os 16. Dá pra usar com 8, sim. Mas ainda fica bem justo no windows 10 ou 11.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, madclocker disse:

Prezado, o salto de desempenho será incrível. Com 4Gb o sistema está trabalhando totalmente amarrado, tendo que "rebolar" para processar suas informações. 

Porém, você se informou se sua placa-mãe  suporta mais memória, e quanto ela suporta? Isso é importante demais, principalmente se o PC for mais antigo. Pode ser que nem tenha possibilidade de usar os 16 GB.

Mas, se você tiver possibilidade. O recomendável é que você coloque, pelo menos, os 16. Dá pra usar com 8, sim. Mas ainda fica bem justo no windows 10 ou 11.

me informei com os camaradas daqui. Eu abandonei o windows depois de uma vida toda, e agora estou no linux mint, muito bom. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!