Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

da pra notar a diferença ao colocar uma RAM maior?


Posts recomendados

Olá gente, sou leigo em informática, minha dúvida é: Eu já vi que há uma enorme diferença entre trocar um HD por um SSD, mas a dúvida é, nota-se alguma diferença entre trocar uma ram de 4gb por uma de 8gb ou 16gb? Se sim, em que consiste essa diferença? Por exemplo, se eu continuasse com um HD e somente quisesse aumentar a ram de 4gb pra 8 ou 16gb, Em que sentido eu iria notar alguma melhora no computador? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Basicamente, a função de memória RAM é armazenar temporariamente dados/informações que estão em uso.

SSD ou HD é manter armazenado esses dados. O SSD tem uma velocidade maior de leitura, ou seja, consegue "achar" mais rápido seus dados armezandos. A memória RAM "pega emprestado" os dados do HD ou SSD para manter o acesso a esses dados ainda mais rápidos.

 

Imagine que o HD/SSD é um grande guarda-roupas "desorganizado" e a memória RAM é uma mesa. Você pega o que vai usar e coloca na mesa enquanto estiver em uso, pois é mais rápido e fácil achar o que quer na mesa que em um guarda-roupas desorganizado. Por isso ela armazena dados temporários.

 

Assim, só o windows 10 consegue consumir perto de 3gb, então se você tem 4 gb e vai abrir vários aplicativos eles abacam por ficar disputando esse "armazenamento", isso causa travamentos.

Uma quantidade maior de memória permite armazenar temporariamente uma maior quantidade de informações, logo, consgue abrir ou manter aberto mais aplicações. De 4gb para 8Gb em uso básico (navegador, streaming, excel), vai notar uma melhora razoável, de 8gb para 16gb nesse mesmo tipo uso, a diferença vai ser pequena pois são aplicações levem e não demandam tanta memória RAM. Para jogos, o mínimo recomendado é 16gb.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, PlayerUzumaki disse: