Ir ao conteúdo

Computador dando choque ao encostar no gabinete

Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

Postado

Olá , sei que é meio sem noção mais eu tenho muito medo de ter problemas por conta da energia estatica , eu fui ligar meu pc hoje e ao ligar o botao da fonte quando puxei a mao acabei esbarrando um dedo no parafuso que prende a fonte no gabinete e ao esbarrar levei um choque , a minha duvida é se com isso tem riscos de eu danificar algum componente do computador , pois levei um choque provavelmente por conta da energia estatica eu acho , tirem essa duvida ai por favor .

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@PTKPATRICK Provavelmente a tomada é de três pinos mas o condutor "terra" não está ligado no terceiro pino, e pode ser que a polaridade esteja invertida também. A melhor forma de saber se o "terra" existe é desmontando a tomada e vendo se existe um fio verde ligado no pino do meio.
Quanto à inversão de polaridade, pode medir com uma chave teste (aquelas chaves de fenda que acendem quando enfia na tomada), e ver qual dos pinos que acende. De acordo com a imagem abaixo, é a fase que precisa acender. Se a fase e o neutro estiverem invertidas, desligue a energia e corrija o problema trocando os fios de lugar, isso deve minimizar os choques. Mas se forem duas fases ao invés de fase/neutro os dois condutores vão acender. Aí não tem muito o que fazer a não ser fazer o aterramento.

2.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...